TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização de Unidade Escolar

Por:   •  7/10/2019  •  Abstract  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade Colaboraiva I

A Escola Municipal Terra Prometida, fica localizada na Rua Josefina da Veiga Jubé, Qd. 14, Lts. 01 a 12, no Setor Industrial Santo Antônio, no município de Aparecida de Goiânia. Projetada desde o ano de 1993 (15 de setembro de 1993) mediante a doação/cessão do terreno de acordo com a Lei Municipal n° 1.272, a escola foi construída em 1994, com o nome de Escola Estadual Terra Prometida.

Do ano de sua construção até o ano de 1997, a escola foi mantida pelo Poder Público Estadual, regido na época pela Diretoria Regional Estadual de Aparecida de Goiânia, passando a partir de 1998, e atualmente, mantida pelo Poder Público Municipal (administrada pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Turismo).

Atualmente após a reforma, a escola possui 08 (oito) salas de aula, sendo 06(seis) amplas e bem arejadas e 02 (duas) de menor porte (com paredes de placa) com pouca ventilação, possui 01 (uma) diretoria, 01 (uma) secretaria com banheiro, 01 (uma) cozinha confortável, 01 (um) depósito para merenda, 01 (um) depósito para material de limpeza, 01 (um) pátio grande coberto, 01 (uma) sala maker, 01 (uma) biblioteca com mobiliários e vários acervos de livros, 01 (um) almoxarifado, 01 (uma) sala de professores com banheiro e mobiliário, sanitários de alunos feminino e masculino,  e 01 (uma) quadra coberta com vestiários.

A escola conta com uma área de 2.242,076 m2, sendo 294,61 m2 de área construída, 338,11 m2 de ampliação somando uma área total construida de 632,72 m².

A Escola tem como população alvo alunos, pais e toda a comunidade escolar. Os alunos que aqui estudam são provindos do próprio bairro onde situa a escola e também de outros bairros próximos.

A escola hoje funciona em dois períodos (matutino e vespertino), atendendo alunos da Primeira Fase do Ensino Fundamental de 09 anos (1° ao 5° ano) e Educação Infantil (Agrupaments de 04 e 05 anos). Atualmente, a escola funciona nos turnos matutino e vespertino e conta com 16 (dezesseis) turmas, sendo 12 (doze) turmas da Primeira Fase do Ensino Fundamental de 09 anos (1° ao 5° ano – no turno matutino e no turno vespertino) e 04(quatro) turmas da Educação Infantil (Agrupamento de 04 e 05 anos) no turno matutino e vespertino. Atendemos não só a comunidade local, como também alunos oriundos de bairros próximos (Setor Terra Prometida, Parque Veiga Jardim I, II, III, IV e outros).

Atualmente contamos com 311 alunos matriculados no Ensino Fundamental I (de 9 anos) e 102 alunos matriculados na Educação Infantil (Agrupamento de 4 e 5 anos). A faixa etária de nossos discentes, no ato da matrícula, vão de 3 anos e 9 meses a 13 anos.

Realizado um levantamento de dados sobre o nível socio-econômico, cultural e educacional da nossa clientela, através de entrevistas com uma grande porcentagem de pais (no ato da matrícula), alunos desta unidade escolar e também através de observações diretas na comunidade, concluímos que: a comunidade do bairro possui uma porcentagem significativa de famílias de classe baixa, trabalham em serviços elementares, recebem baixos salários e possuem escolaridade precária e deficitária. Alguns são analfabetos, no entanto, sabem da importância que a educação traz por meio da escola para o futuro de seus filhos.

Ocorre também a falta de acompanhamento dos pais, devido a intensa jornada de trabalho, há outros fatores que foram detectados que influenciam e muitas vezes dificultam a aprendizagem dos alunos: muitos alunos são filhos de pais separados, de mães solteiras, filhos adotivos, crianças que moram com avós ou tios. Esses fatores foram detectados através do acompanhamento da vida escolar de vários alunos em anos anteriores e atuais, por parte dos funcionários da escola e através da própria exposição da criança e também por dados colhidos na realização da matrícula. Em consequência de tal necessidade socioeconomica, os filhos acabam por administrarem a própria vida escolar, tendo pouco acompanhamento dos pais.

O nível cultural e educacional da nossa clientela é bastante diversificado e também precário, os quais de acordo com os pais dos alunos e da comunidade de maneira geral são devidos, principalmente, ao nível socio-econômico das famílias.

A maioria de nossa clientela tem como lazer apenas o futebol de rua, jogos inventivos, jogos eletrônicos, televisão e passeios esporádicos com a família, uma vez que a infraestrutura do bairro não oferece outros tipos de lazeres (no bairro não há praças, parques, quadras de esporte, e outros), e assim sendo, fica a cargo da escola o intercâmbio entre nossos alunos e as atividades sócio-educativas e culturais. A escola também promove eventos como: Festa Junina, bazar e Festa Cultural com a finalidade de ajudar a escola financeiramente e atrair a comunidade para dentro da escola. E também encontros com a comunidade sem fins lucrativos como: Café da manhã (Dia da Mulher), (Dia das Mães), Festa do dia das Crianças, Festa da Família, Mostra Pedagógica e Cultural. No campo da promoção cultural procuramos levar nossos aluno à teatros, museus, Zoológico, Planetário e passeios que possam incentivar à cultura.

A Escola Municipal Terra Prometida apresenta um corpo docente com um total de 23 (vinte e três) professores, sendo 08 (oito) professores regentes em sala de aula por turno, 02 (dois) professores de Educação Física, 03 (dois) professores de apoio, 1 (uma) Coordenadora Pedagógica e 1(uma) Bibliotecária (Professora Readaptada que atua nos dois turnos). No corpo administrativo a escola conta com 4 (quatro) merendeiras, 2 (duas) Auxiliares de Secretaira e 8 (oito) Auxiliares de Serviços Diversos.

O perfil da unidade escolar está mudando, com o desenvolvimento do PDE (Plano de desenvolvimento na Escola), onde foram feitas muitas aquisições importantes em termos de materiais didáticos e pedagógicos, bem como materiais e equipamentos necessários com vistas ao atendimento das necessidades administrativas e na modernização da gestão.

O PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) proporciona a unidade escolar o suprimento das necessidades de pequenos reparos, como material de pintura para deixar a unidade mais organizada, bem como a aquisição de materiais de limpeza e pedagógico além de parte para a aquisição de materiais permanentes. A escola recebeu de verba PDDE/PDE no ano de 2017, referente à segunda parcela de 2016. A escola também recebeu uma verba para o Programa Mais Alfabetização, que permanecerá até 2020.

A metodologia proposta por esta unidade escolar prioriza fundamentalmente a criatividade e o ensino que tenha o aluno como protagonista de sua própria aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com