TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cartilha - A Familia Na Escola

Trabalho Universitário: Cartilha - A Familia Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  1.938 Palavras (8 Páginas)  •  1.264 Visualizações

Página 1 de 8

CARTILHA: A FAMÍLIA NA ESCOLA

Projeto Multidisciplinar

SUMÁRIO

1 - Justificativa……………………………………………………….….....04

2 - Objetivo……………………………………………………….…………..05

3 - Introdução…………………………………………………….…………05

4 - Qual é o papel da Família na escola?................................08

4.1 - Com essa parceria todos saem ganhando....................11

4.2 - Formas de participar da vida escolar dos filhos.......12

5 - Conclusão………….……………………………………………………..17

6 - Estratégia de divulgação e distribuição do material...17

7 - Referências Bibliográficas…………………………………….…19

“A LDB, nos artigos12, 13 e 14, ressalta sobre a importância da articulação entre a escola, família e, comunidade na ação educativa... a Constituição Federal, no Art. 205, e a LDB, no Art. 2º, dispõem sobre a educação como direito de todos e dever do Estado e da Família”. (Cartilha: Família Presente na escola).

Nos dias atuais o que se percebe é o distanciamento cada fez maior dos pais da vida escolar dos filhos. A relevância dessa cartilha pauta-se na importância de se aproximar a família da escola, bem como intensificar a colaboração que deve existir entre professores e os pais. A participação da família no ambiente escolar é de extrema importância, pois a família é o alicerce de toda criança. Um bom relacionamento familiar faz com que a criança se sinta mais confiante e segura, o que facilita o processo de aprendizagem.

Esta cartilha tem por objetivo aprofundar e fortalecer a relação família/escola e chamar a atenção dos pais e familiares responsáveis para acompanhar a vida escolar dos filhos e conscientizá-los acerca da importância da sua participação nessa educação.

Segundo um estudo intitulado “A eficácia Escolar Ibero-Americana realizado pelo convenio Andrés Bello de 2006, a estimativa é de que o “efeito Família” é responsável por 70% do sucesso escolar. Conforme Maria Amália de Almeida ,“”O envolvimento dos adultos com a Educação dá às crianças um suporte emocional e afetivo que se reflete no desempenho””.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Estatuto da Criança e do Adolescente dá suporte legal a essa afirmação: “as escolas têm a obrigação de se articular com as famílias e os pais têm direito a ter ciência do processo pedagógico, bem como de participar da definição das propostas educacionais”.

A família existe com a função de dar suporte às relações emocionais e afetivas da criança, e também da aprendizagem escolar, preparando o indivíduo em desenvolvimento para as relações da vida adulta. Mas se essa função se tornar omissa ou não bem sucedida, o homem não adquirirá maturidade suficientemente desejável.

Diante de varias mudanças ocorridas em nossa sociedade nas ultimas décadas, a diversidade na constituição de família, num lugar onde a mulher conquista cada vez mais seu espaço no mercado de trabalho, muda também as relações que ela mantém com os filhos. Como os pais passam cada vez menos tempo com os filhos, essa nova configuração de família acaba por atribuir a escola o papel de educar.

E essa tarefa de cuidar da educação não pode ficar exclusivamente a cargo de professores e da escola, mas atraves da mediação famila/escola. Ao contexto escolar cabe a função de ampliar essas ações iniciadas pela familia, e chama-las a responsabilidade evocando a sua participação.

A criança precisa e depende da presença e da participação dos pais nas funções de cuidar, orientar e educar, proporcionando a vivencia de experiencias afetivas que podem ajuda-las a se sobresairem na escola e em seu contato com o mundo fora de seu ambiente domestico e escolar, e assim, desenvolver todas as suas potencialidades. É necessário que a familia assuma a responsabilidade no processo de aprendizagem dos filhos. Educar não diz respeito somente à educação formal instituidas pela escola, mas a transmissão de conceitos, valores eticos e morais, senso de responsabilidade, limites; valores esses que são passados de pais para filho.

A importancia que os pais desenpenham ao participarem da educaçao, ajuda-os a ter uma pecepção mais ampla sobre a vivencia e formação dos filhos. Pois sendo escola um lugar de diversidade, valores são confrontados e trocados continuamente, entre todos os membros que participam da comunidade escolar (alunos, professores, funcionarios), e tudo isso interfere na formação das crianças, podendo ate mesmo provocar o confronto entre familia e a escola nas formas de educar. Por isso é importantissimo a articulação entre a familia e a escola para o desenvolvimento do processo produtivo.

Reunião de pais e alunos forma feitas para mostrar a evolução da aprendizagem e as intenções educativas da escola. Bem como discutir estratégias “conjuntas” para melhorar a educação.

Assim pais vamos participar, se você tem alguma sugestão apresente-a, quem sabe ela possa melhorar a educação.

4.1 - Com essa parceria todos saem ganhando

Através da participação da vida escolar dos filhos, os pais podem conhecer melhor o grupo e os colegas que os filhos convivem.

Quando a família valoriza os estudos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com