TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de Ciência da Educação Graduação em Pedagogia

Por:   •  25/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Ciência da Educação

Graduação em Pedagogia

Turma 4308

Docente Maria Luiza Rosa Barbosa

Discente Sibéli Regina da Silva

Disciplina de Alfabetização

        Síntese PNAIC

Ocorreu nos dias 27 e 28 de março de 2017, no Centro de Cultura Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, o seminário Pacto Nacional pela Alfabetização na idade Certa (PNAIC), na qual reuniu estudantes, professores e pesquisadores de todas as áreas da educação, principalmente da educação básica voltando para o letramento da língua portuguesa e matemática.

No primeira tarde do seminário, foram apresentadas mesas sobre "Alfabetização Matemática na perspectiva do letramento" e "Alfabetização e letramento: direitos de aprendizagem e ensino de língua Portuguesa e da Matemática", respectivamente.

Ambos os temas circularam os debates em torno de diálogos obtidos na sala de aula, quebrando perspectivas sociais na qual a importância da matemática é vista como a "dona da verdade", a prova de todos os recursos como uma ciência exata, exigindo o pensamento anti criticista dos aprendentes que se obrigam a solucionar quaisquer problemas que apresentam fatores numéricos.

Esse problema se repete quando o assunto é em torno da língua portuguesa, que gafes gramaticais compreensíveis durante o período de letramento é visto como "errado" e digno de punição. Porém esses erros são importantes para o desenvolvimento da fala e escrita como um marco do que era ao que aprender ser o "certo".

Utilizo as palavras "certo" e "errado" entre aspas, porque considero sua significância como algo pessoal e parcial, o que posso definir como certo num contexto, em outro ele pode ser errado. O mesmo acontece no âmbito educacional, quando a pronúncia e escrita, segundo a gramática portuguesa, ela está errada, ela se torna como um parâmetro para se aprender o certo, tornando o incentivar e lembrete de como escrever ou pronunciar aquela palavrinha mais complicada para o indivíduo, que essa dificuldade também é pessoal. Além disso, o certo e errado, existente ou não, está ligado com o meio cultural do aprendente, com vícios linguísticos e gírias sociais quem naquele meio há um significado.

Por fim, esse seminário objetivou apoiar e incentivar os professores que atuam em turmas sequenciais da educação e aderem o PNAIC, a usarem materiais referenciados pelo MEC.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com