TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Estrelas na Terra, Toda Criança é Especial

Por:   •  13/3/2022  •  Resenha  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Resenha do filme: Como Estrelas na Terra, Toda Criança é Especial.

O filme “Como Estrelas na Terra, Toda Criança é Especial”, dirigido e produzido pelo ator Aamir Khan, lançado em dezembro de 2007, conta a história de Ishaan Awasthi, um menino de 9 anos, que apresenta grande dificuldade na realização da leitura e escrita e devido a essa dificuldade, Ishaan, que já havia repetido o terceiro ano corria o risco de repetir novamente. O pai de Ishaan não compreendia porque ele era tão agressivo e porque seu desempenho era tão baixo escola, ele achava que o mau comportamento e baixo rendimento de Ishaan eram apenas por falta de disciplina, e então decide colocá-lo em um internato. A partir do momento que Ishaan é deixado no internato, sendo separado de sua mãe e de seu irmão sua dificuldade fica mais evidente, o que acaba regredindo sua aprendizagem e o deixando deprimido.

Quando o professor substituto de artes entra em cena, o filme começa a ficar mais emocionante. Logo no primeiro dia o professor nota que algo está acontecendo com Ishaan e tenta descobrir o que há. Então o professor vai atrás dos materiais de Ishaan e percebe a repetição de erros nas trocas de letras e números, e com isso descobre que Ishaan tem dislexia. A partir deste momento o professor substituto, interpretado por Aamir, começa uma jornada para trazer de volta alegria e esperança para vida de Ishaan. E esse carinho e dedicação que o professor tem com Ishaan, é lindo, emocionante e imprescindível para que Ishaan volte a ser uma criança feliz. O filme traz uma reflexão para nós, como futuros professores e também como pais, de que devemos estar dispostos e preparados a perceber e compreender o que cada criança precisa e a forma com que precisa.

3° Responda:

  1. Quais são os sentimentos que você pode relacionar ao escutar e verificar na tradução da música o que Ishaan sente ao ser transferido de escola por não ter desempenho adequado? A partir da tradução e das cenas, pode-se perceber que Ishaan fica muito deprimido, se sente perdido, sozinho, com medo e abandonado por sua mãe, a qual deveria ser seu porto seguro. Questionamentos “se seria tão ruim assim?”, surgem na tradução também, acredito que neste momento Ishaan sentiu que a culpa do que estava acontecendo era dele e que não passava de um peso para a família.

  1. Qual é a reação da família? Aparentemente a mãe sofre bastante com o que estava acontecendo, porém em nenhum momento ela tenta evitar ou reverter à situação. Já o pai, é agressivo e bate em Ishaan, ele acredita que Ishaan precisa estar no internato, que precisa de disciplina e ser doutrinado, e pouco sente a falta do filho. Já o irmão mais velho, fica triste, mas também não manifesta a preocupação com o irmão.

  1. E como você avalia a receptividade que o menino tem nas cenas que esta síntese apresenta? Quanto à receptividade que Ishaan recebe no internato é assustadora, quando o diretor fala para ele que lá já foram domados os cavalos mais selvagens, depois em seguida quando não consegue se arrumar chega uma pessoa e diz que ele não sabe fazer nada e que sua mãe não havia lhe ensinado nada. Percebe-se que é um local pouco acolhedor e nada gentil

4º Em sua opinião, Ishaan, foi incluído em todos os lugares por onde andou? Justifique sua resposta. Acredito que a escola em que Ishaan estava até o terceiro ano, não fora nada inclusiva. Na verdade, a diretora sugere que Ishaan deva ser transferido para outra escola. Já no internato, Ishaan só conseguiu ser incluído, após a chegada do professor substituto, o qual o diagnosticou com dislexia, então apenas a partir deste momento que é que Ishaan passou a ser incluído na escola e até mesmo em sua família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com