TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional

Por:   •  24/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 4

INSTRUÇÕES

Car@ Grupo,

Para que vocês possam realizar esta atividade, vocês devem se concentrar nas orientações a seguir:

  1. Leitura atenta do caso.
  2. Construção de uma reflexão coletiva sobre as questões levantadas na atividade. Neste momento é importante que vocês façam uma ponte entre os conteúdos abordados na disciplina e o que está sendo apresentado no caso.
  3. Em relação à formatação do arquivo que será enviado com o produto construído pelo grupo, seguir o modelo que consta na página 5.

Lembre-se

  1. Não é necessário colocar as perguntas no arquivo, apenas as respostas.
  2. Utilizem o espaço da atividade para discussão do grupo. Há um fórum dentro da ferramenta atividade para que o grupo possa refletir de forma colaborativa.
  3. Não se esqueça de conferir se realmente o arquivo foi anexado.
  4. Só clique no botão enviar a versão final, quando a atividade estiver finalizada.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Na avaliação da atividade será considerado:

  • Resposta coerente ao que foi solicitado.
  • Embasamento no conteúdo discutido nas aulas.
  • Revisão ortográfica.
  • Pontualidade na entrega.

Bom trabalho a todos.

ESTUDO DE CASO

Diversidade na força do trabalho

        A empresa de logística Transporte Bem especializada em frete rodoviário interestadual vive uma grande polêmica entre os funcionários envolvidos em sua gestão de Recursos Humanos. O diretor de RH, junto aos dirigentes da empresa tomaram a decisão de buscar no mercado de trabalho, tanto homens quanto mulheres para atuarem como motoristas de caminhões. Esta decisão orienta a política de RH da empresa desde 2005, com grande determinação entre os funcionários simpáticos a medida tomada.

        Esta decisão foi tomada pela empresa como reação à dificuldade enfrentada em preencher as vagas tradicionalmente ocupadas por homens, entre 30 e 50 anos. Os funcionários da área de RH recomendaram esta medida para reduzir o tempo de espera para o preenchimento das vagas.

        De fato, as vagas oferecidas pela empresa foram preenchidas em um mês. Antes da decisão, as vagas ficavam abertas por até três meses, deixando o quadro de motoristas desfalcado por períodos longos, o que acarretava em problemas operacionais sérios, inclusive com o cancelamento de contratos e migração de clientes para as empresas concorrentes.

        Além de decidir pela redução das exigências em relação ao perfil dos novos motoristas, admitindo mulheres, a empresa também ampliou as possibilidades de contratação, aceitando admitir candidatos com idade inferior a 30 anos. Assim, a empresa delegou ao departamento de Recursos Humanos (RH) a tarefa de realizar a contratação de pessoas a partir de 22 anos de idade. O argumento utilizado pela empresa, por sugestão do próprio departamento de RH, foi de que funcionários mais jovens teriam mais energia e vitalidade física para conduzir os caminhões em viagens de longa duração.

        Com a flexibilidade nos critérios de contratação, a empresa Transporte Bem esperava conseguir suprir a demanda de pessoas, necessária a suas operações. Porém, os dirigentes tinham consciência do risco que corriam acerca da rejeição de tais medidas por parte dos líderes operacionais, aqueles que supervisionavam o trabalho dos motoristas de caminhões. Os dirigentes da organização aplicaram duas pesquisas de opinião a seus funcionários, com o intuito de avaliar o grau de aceitação das mudanças por parte dos funcionários.

        A primeira pesquisa levantou o perfil dos valores individuais relativos ao trabalho. Os dados obtidos nesta pesquisa apontaram para que os valores dos funcionários eram orientados para o conservadorismo.

        A segunda pesquisa realizada na empresa mediu o grau de satisfação dos funcionários que atuavam na função de motorista de caminhão. Os resultados apontaram uma elevada insatisfação desses indivíduos com a natureza da tarefa de dirigir, uma vez que as grandes distâncias dos percursos geravam jornadas de trabalho muito longas e poucas paradas de descanso, em virtude dos prazos de entrega das cargas serem muito apertados.

Diante das informações apresentadas no texto, avalie as seguintes situações.

  1. Quais possíveis implicações das situações descritas no texto (acerca das características biográficas) nos seguintes indicadores de comportamento no trabalho: produtividade, rotatividade, absenteísmo e satisfação no trabalho? Explique.
  2. Após esta nova medida de contratação, os Dirigentes e a equipe de RH foram desafiados a administrar a diversidade na força de trabalho. Como esta diversidade se apresenta na empresa? Como o estudo do comportamento organizacional pode ajudar a melhorar as relações interpessoais tornando os processos de trabalho mais eficientes?
  3. Argumente como os componentes da atitude poderiam influenciar uma possível mudança de comportamento dos funcionários da Transporte Bem:  
  4. Seria o novo perfil dos motoristas da empresa uma forte justificativa para explicar a tendência apontada na pesquisa sobre satisfação? Quais são as consequências da insatisfação no trabalho e como a Transporte Bem poderia ser afetada por esta insatisfação?


MODELO

Tipo de Avaliação: Estudo de Caso      Data:

   [pic 1]

Curso:  Administração

Professor: Vanessa Itacaramby Pardim

Disciplina: Comportamento Organizacional

Unidade:

Turma:

Período:

Sala:

Nome:

Nome:

Nome:

Nome:

Nome:

Nome:

R.A.:

R.A.:

R.A.:

R.A.:

R.A.:

R.A.:

1)

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (155.7 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com