TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura E Seus Significados

Artigos Científicos: Cultura E Seus Significados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  1.404 Visualizações

Página 1 de 6

Os Múltiplos Sentidos de Cultura

Todo mundo tem sua ideia do que é cultura, em 1950 o antropólogo americano Alfred Kroeber “definiu cultura” e achou mais de 250 variações. Hoje contaríamos em milhares, mesmo porque e cultura não é assuntos circunscrito a antropólogos e filósofos, mas está, assim por se dizer, na boca do povo.

Podemos agrupar tantas definições em 7 categorias ou acepções e delas podes sacar os significados mais apropriados que integrar a nossa visão sobre cultura. Cultura é vista como erudição (Saber aprofundado em um ramo do conhecimento; instrução, cultura vasta e variada). Cultura seria possuir conhecimento e demonstrar refinamento social.

Uma variação dessa acepção vem da tradição da filosofia idealista alemã, segundo cultura e equivalente a formação individual quanto coletiva, como parte de sua formação intelectual e comportamental, padrões considerados refinados e superior, mas não necessariamente relacionado a classes endinheiradas. Um povo tem cultura como uma tradição que é respeitada, cultuada e ao mesmo tempo renovada e refinada com a literatura, a ciência, a aplicação tecnológica, o acatamento as leis e o comportamento. Tudo isso fariam parte dos atributos de um povo com cultura.

Uma segunda categoria diz a respeito a arte e suas manifestações:

Ex: Teatro, musica clássica, dança folclóricas, musica de viola caipira, são cultura.

Outra categoria vê cultura como, os hábitos e os costumes que representam e identificam um povo(Conhecido como singulares e especifico).

Ex: Dormi em rede no Nordeste, ir a praia aos domingos no Rio de Janeiro, passar as tardes de sábados em shopping Center em São Paulo, O jeito maneiroso do baiano.

Cultura seria o todo comportamental, incluindo o emocional e o intelectual, de um povo ou, em menor escalar de uma coletividade. Outra acepção diz que cultura é a identidade de um povo ou uma coletividade que forma em torno de elementos simbólicos compartilhados. Mais uma categoria considerada cultura é aquilo que está por trás dos costumes e das atitudes de um povo. Aqui o conceito de cultura se intelectualiza, torna-se abstrato.

Esses elementos, em que se incluem os valores permitem a coletividade pairar acima das diferenças que a dividem seja de classe social, região, religião. Festa como carnaval ou o futebol, neste caso especialmente na época dos jogos de copa do mundo.

Outra acepção, proposta pelo antropólogo brasileiro José Luiz dos Santos, diz que cultura é uma dimensão que está em perpassa todos os aspectos da vida social, é aquilo que dá sentido aos atos e aos fatos de uma determinada sociedade. Enfim, talvez a acepção mais genérica diz que cultura é tudo aquilo que o homem vivencia, realiza, adquire e transmite por meio da linguagem.

Em 1871 o inglês Edward Tylor, reconhecido como o primeiro pesquisador e pensador a promover a Antropologia como uma Ciência. Diz que: “Cultura é todo complexo que inclui o conhecimento, crenças, artes, moral, leis, costumes e quaisquer outras capacidade e hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma Sociedade”.

Cultura e Sociedade

Muitas vezes essas duas palavras são usada intercambiantemente, não propriamente como sinônimo, mas como equivalentes. Sociedade compreende o conjunto dos indivíduos, não como soma populacional indiferenciada, senão agrupados em situações comuns de existência. A Antropologia reconhecer a existência de sociedade em que o grau da participação dos indivíduos nos bens materiais e simbólicos é mais ou menos equitativo. Ninguém, nenhuma família teria mais participação, digamos, econômica, que um outro. Em tais sociedades, que chamamos de igualitárias, as categorias sociais estariam restrita a família, linhagens, grupos de idade e ritualísticos. Isso tudo poderia haver ascendência, mas não o domínio de um individuo sobre outro. Ascendente e a relação entre velhos e jovens, por exemplos, ou entre homens e mulheres nas sociedades adjetivadas de machistas, e dominante é a relação entre senhores e servos, ou entre patrões e empregados.

A maioria esmagadora das sociedades no mundo atual e desigualitária, isto é, o grau de participação nos bens e valores da cultura se dá de forma desigual entre os indivíduos, entre as famílias e entre outras categorias sociais. Isso se da na sociedades modernas, capitalista, através de uma categoria chamada classe social, ela prepondera sobre muitos aspectos, instituições e dimensões sociais, as diferenças entre os comportamentos dentro de famílias ou entre pessoas de cidades diferentes. Para os sociólogos que tratam das sociedades desiguais, a definição mais simples de sociedade seria um sistema mais ou menos coerente de classes sociais que se relacionam entre si.

Sociedade é um todo de indivíduos agrupados em categorias sociais, que constituem por diferenciação, mesmo que resulte em desigualdade. Já Cultura seria o modo de ser dessa sociedade, ela tem a função de dar coesão, integridade, ao que é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com