TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos logísticos: um estudo de caso sobre a participação da conta em sua identificação

Por:   •  13/11/2013  •  Tese  •  5.954 Palavras (24 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 24

Custos logísticos: um estudo de caso sobre a participação da contabilidade na sua identificação

Resumo

O presente artigo busca discutir os custos totais com logística sob a ótica da teoria de custos. Foi, então desenvolvida pesquisa em uma empresa considerada em Goiás de médio porte, com três unidades fabris e mais seis lojas, adotando-se o estudo de caso, com o objetivo de levantar como a contabilidade participa no processo de identificação e mensuração dos custos logísticos. Deste modo, a pesquisa foi realizada no departamento de contabilidade da empresa, mediante entrevista estruturada, com o objetivo de direcionar a pesquisa aos mecanismos de controles dos custos totais de logística. Como resultado, observou-se que a contabilidade pouco contribui na identificação, mensuração e comunicação dos custos logísticos para fins de tomada de decisão. Além disso, percebeu-se que um dos principais entraves gira em torno da falta de integração entre os demais departamentos e a área contábil, fazendo com que as informações sejam geradas de forma tardia, prejudicando assim a gestão da empresa. Como provável solução para um maior e melhor tratamento dos custos logísticos sugeriu-se a formatação de um dos demonstrativos contábeis, a demonstração de resultados do exercício, na qual o gestor identificará de forma clara os custos logísticos, contribuindo desta forma para a formação da tomada de decisão.

Palavras chave: Logísticas. Custo total de logística. Contabilidade.

Abtract

The present article intends to discuss the total cost with logistic according to the vision of the cost theory. There has been developed a research in a technology enterprise, which is regarded as medium size in Goiás, with three factories and six shops, having been employed the case study, with the aim to finding out how accounting participates in the processes of identification and measurement of logistic costs.

Therefore, the research has been carried out in the accounting department of the business, by means of structured interview with the goal to direct the research towards the mechanisms of control of the logistic total costs.

As a result, we have observed that accounting has little contribution in the identification, measurement and communication of logistic costs for decision making.

Besides, there has been perceived that one of the main pullbacks has been the lack of integration among the other departments and the accounting sector, causing the delay of information generation, and so handicapping the business management.

As a probable solution for a better and greater dealing of logistic costs, it has been suggested the building up of one of the accounting demonstratives, the demonstration of annual results, in which the manager will identify clearly the logistic costs, therefore, contributing to decision making.

Keywords: Logistics. Logistic total cost. Accounting. Decision making.

1 Introdução

A logística vem ganhando atenção especial no contexto de gerenciamento de atividades. Embora as guerras mundiais ocorridas no século passado trouxessem uma contribuição, pois se discutiam o resultado das operações segundo a eficiência dos sistemas de abastecimento de materiais humanos e materiais, as empresas não atentaram para esse fato.

Posteriormente com o avanço das técnicas de planejamento e controle, e estudos continuados buscando tornar as organizações mais competitivas, é que se iniciaram estudos para trazer a logística como parte importante no sucesso das empresas, passando a ser um instrumento de constante análise.

Outro ponto um tanto quanto obscuro, no início dos estudos de logística, eram as formas de mensuração de seus custos. Devido a isto, se passou a discutir também as possíveis formas de identificar, controlar e analisar os gastos financeiros incorridos no decorrer das atividades de aquisição, transporte, movimentação interna, fabricação e distribuição ao destinatário final.

Este assunto é de extrema importância, devido à praticamente nenhum livro de custo trazer como capitulo independente o custo de logística, o que torna ainda mais susceptível de estudos para integrar os mesmos aos serviços prestados pela contabilidade, bem como a sua apresentação a quem faz uso destas informações para tomada de decisão. Assim, este artigo visa, oferecer uma contribuição ao entendimento acerca da participação da contabilidade na identificação, registro e apresentação dos custos logísticos aos gestores para fins decisórios.

Como é sabido,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com