TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL PARA PROPOSTA DE MELHORIAS

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.864 Palavras (12 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 12

            [pic 1]     

[pic 2]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

superior de tecnologia em gestão de recursos humanos

maria helena fOLIATTI CANABARRO OLIVEIRA

SANDRA REGINA MARTINS COSTA

diagnóstico organizacional para proposta de melhorias.

        

Sinop

2014

MARIA HELENA FOLIATTI CANABARRO OLIVEIRA

SANDRA REGINA MARTINS COSTA

diagnóstico organizacional para proposta de melhorias

Trabalho apresentado a disciplina Comportamento, Clima e Cultura, Metodologia Cientifica e Psicologia organizacional e gestão de pessoas da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof. Elisete A.Z. de Oliveira

Prof.Marilucia Ricieri

Prof. Ana Céli Pavão

Prof. Mônica Maria Silva

Sinop

2014



INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem por objetivo fazer um diagnóstico organizacional com propostas de melhorias. A empresa escolhida foi a AÇOMETAL, essa empresa localiza-se na cidade de Sinop-MT, possuem outras três filiais, na cidade de Rondonópolis, Várzea Grande e Tangara da Serra.

Essa empresa é um referencial na área de atuação, pois sempre estão em inovação.Com equipamentos de última geração chegam a uma capacidade de transformação de 2.500 toneladas na produção.

A empresa tem dois proprietários sócios o Antônio Contini e Gilmar Luiz Daghetti, possuem ao todo 300 funcionários. Valorizando o padrão da qualidade total em todos os produtos desenvolvidos e mantendo uma parceria solida com as maiores usinas do Brasil e exterior, AÇOMETAL tornou-se líder no mercado oferecendo a melhor qualidade em telhas, perfis, chapas, aços laminados e outros produtos derivados do aço.

Pioneira no estado do Mato Grosso com as telhas Galvalume Pré-Pintadas, a AÇOMETAL viu o crescimento rápido deste produto como sendo uma opção de ótimo custo\benefício para as obras. Primeira indústria mato-grossense a desenvolver a tecnologia termo acústica a AÇOMETAL está ampliando sua linha de produtos neste segmento, abrindo fronteiras para novos e inovadores produtos no mercado.

A AÇOMETAL tem consciência de que seus produtos são mais que peças frias de aço, são partes da realização de sonhos de muitas pessoas que conquistam sua casa, seu comercio, sua indústria, sua fazenda, e por isso trabalha sobre o conceito de participação ativa desses sonhos.


2. DESENVOLVIMENTO

                        A empresa escolhida foi a AÇOMETAL aqui da cidade de Sinop, o entrevistado foi o gerente de RH da empresa, de acordo com a pesquisa feita, podemos perceber que a empresa a até está bem estruturada com relação as matérias estudadas.

Mas no andamento da pesquisa identificamos dois problemas o primeiro foi a alta rotatividade na área de produção e o segundo é que eles tem mecanismos de capacitação, mas não possuem um programa de capacitação.

Vamos começar falando sobre a alta rotatividade na áreas de produção, devido os colaboradores não terem estudo, se eles ficam sabendo que outra empresa está pagando um pouco a mais, eles imediatamente largam a AÇOMETAL e vão para outra empresa, isto é um problema, pois sempre falta a mão de obra nesta área.

Analisando esse problema podemos perceber que o funcionário não tem um vínculo com a empresa, não tem prazer em trabalhar nesta empresa, então logo se conclui que falta a qualidade de vida no trabalho, segundo Chiavenato (2002, p.391), a QVT tem o objetivo de assimilar duas posições antagônicas: de um lado, a reivindicação dos empregados quanto ao bem estar e satisfação no trabalho, do outro, o interesse das organizações quanto a seus efeitos sobre a produção e a produtividade.

A empresa deve cuidar do bem estar dos funcionários, de acordo com o livro Psicologia Organizacional e gestão de pessoas relata que: “Trabalhadores bem cuidados diminuem os índices de absenteísmo e rotatividade, demonstram maior interesse pelo trabalho e se sentem mais motivados ao cumprimento das metas.”

Como na área de produção tem muito barulho, a nossa proposta de melhoria seria que cada colaborador tivesse alguns minutos de descanso em algum local, ali poderia ter área de jogos, sofás confortáveis para descansar um pouco, fones de ouvido para ouvir uma boa música, um bom café, enfim tudo para relaxar um pouco e ter mais qualidade de vida no trabalho. Isso seria muito bom pois eles passam a maior parte do dia dentro da empresa, tem metas a serem cumpridas, muitas vezes o estresse toma conta da pessoa, e sem qualidade de vida no trabalho diminui a produtividade e aumenta a rotatividade nesta área da empresa.

Outro problema identificado foi a falta de um programa de capacitação, o entrevistado disse que a empresa oferece alguns cursos de treinamento mas só de vez em quando, nada sistematicamente. Então logo detectemos esse problema, segundo Gil(1994), o levantamento das necessidades de treinamento(LNT), é o processo que tem como finalidade identificar as necessidades de indivíduos ou grupos para possibilitar uma melhor execução de tarefas necessárias para atingir os objetivos de uma organização.

Existem hoje várias instituições que fazem parcerias com as empresas para dar esses treinamentos de capacitação, um exemplo é o SEBRAE ou SENAI, porque  ao desenvolver programas de capacitação profissional, a empresa beneficia  seus colaboradores e se qualifica para enfrentar os desafios do mercado, não somente o funcionário se beneficia mas a empresa também, porque a empresa se destaca e se diferencia do concorrente pelos produtos e serviço que oferece, assim se percebe se os colaboradores são mais ou menos qualificados.

Por isso que programa de capacitação é tão importante em uma empresa, porque ao desenvolver a competência do funcionário ele vai estar adquirindo conhecimento, habilidades e atitudes para o bom desempenho de seus cargos suas funções. De acordo com o site do SEBRAE, ao desenvolver competência proporciona ao colaborador: excelência do trabalho, produtividade, qualidade e utilização adequada dos equipamentos.

Na empresa onde fizemos a pesquisa falta esses programas, que por sua vez são importantíssimos para um bom andamento da empresa, com a globalização a concorrência aumenta muito por isso que é importante estar renovando o intelectual e atualizando o conhecimento profissional de sus funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (188.2 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com