TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL PARA PROPOSTAS DE MELHORIAS

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.273 Palavras (22 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 22

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------------------ 6

2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS---------------------------------------------------- 6

2.1 DELINEAMENTO DA PESQUISA---------------------------------------------------------- 6

2.2 TÉCNICAS DE PESQUISA------------------------------------------------------------------ 7

2.3 ANÁLISE DE DADOS------------------------------------------------------------------------- 7

3 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE------------------------ 7

3.1 AMBIENTE INTERNO------------------------------------------------------------------------ 8

3.1.1 ASPECTOS EXTRATÉGICOS------------------------------------------------------------- 8

3.1.2 ASPECTOS FINANCEIROS---------------------------------------------------------------- 10

3.1.3 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS------------------------------------------------- - 11

3.1.4ASPECTOS DE RECURSOS HUMANOS-------------------------------------------- 12

3.1.5ASPECTOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS--------------------------------------- 14

3.2 AMBIENTE EXTERNO------------------------------------------------------------------------14

4 CONCLUSÃO------------------------------------------------------------------------------------- 15

4.1 SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA------------------------------------------------------------ -- 15

REFERÊNCIAS--------------------------------------------------------------------------------------16

1 INTRODUÇÃO

No atual cenário econômico, aonde a concorrência está cada dia mais feroz e a informação tem um alto valor, conhecer e entender a organização que se trabalha tornou-se de fundamental importância, pois as contigências. são cada vez mais rápidas e só irá sobreviver no mercado as organizações que estiverem alinhadas a essa nova realidade.

Este trabalho tem como finalidade fazer um diagnóstico geral da empresa, entendendo todas as áreas envolvidas e como funciona cada uma delas dentro da organização, para que possa auxiliar os responsáveis na melhoria do funcionamento da empresa.A empresa diagnosticada foi o Supermercado Couto Ltda, que utiliza Super Couto como nome fantasia. Atua na área varejista, mais especificamente na linha de alimentos secos e molhados, no qual é um ramo de negócio bastante movimentado devido a paixão do brasileiro compras e guloseimas. Apesar de parecer que seus produtos são de vendas constantes existem algumas sazonalidades, além de ser uma atividade que a preferência do consumidor muda constantemente por causa de alimentos novos no mercado alimenticios. Após a escolha da empresa, foi estudado os procedimentos metodológicos para a realização da pesquisa de coleta de dados para que desenvolvimento do diagnóstico fosse feito de forma satisfatório.

O primeiro passo será analisar o ambiente interno, explanando sobre os aspectos estratégicos, como eles são usados pela organização, em seguida passaremos para à área financeira da empresa para conhecermos o responsável e as principais atividades, seguindo a análise será diagnosticado a função mercadológica com o intuito do discernimento de como a empresa procura atender a necessidade de seus clientes, veremos ainda os aspectos de recurso humanos, produção e prestação de serviços. Após será analisado a influência do ambiente externo na organização, depois de estudado toda a empresa, virá uma situação problemática e por fim a conclusão do diagnóstico organizacional realizado. Portanto, esse relatório virá com intuito além de diagnosticar e ajudar o entendimento da organização, para que seus administradores possam aplicar as melhorias que julgar necessárias. Com o diagnóstico concluído, ficará mais fácil a realização de novos estudos na organização diagnosticada. Para o acadêmico é de suma importância o trabalho, pois o mesmo estará colocando em prática a teoria adquirida na instituição de ensino, além de ajuda-lo a compreender melhor a empresa que trabalha, podendo auxiliar ainda mais na resoluções dos problemas organizacionais.

2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Neste capítulo será visto quais os procedimentos metodológicos usados para a confecção deste relatório. Observa-se então a seguir o delineamento da pesquisa, as técnicas da pesquisa e a análise de dados.

2.1 DELINEAMENTO DA PESQUISA

A pesquisa é de suma importância para o trabalho, pois as informações e dados levantados servirão como norteadores para o conhecimento e entendimento de como funciona cada aspecto que forma a empresa. Segundo Cervo e Bervian (2002, p.63), “a pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas teóricos ou práticos com o emprego de processo científico”. Foi utilizado o método indutivo para o delineamento da pesquisa, com as informações adquiridas dentro da organização diagnosticada, observando todos os fatores que a influência sendo eles externos e internos. De acordo com Oliveira (2006, p.60), “o método indutivo possibilita o desenvolvimento de enunciados gerais sobre as observações acumuladas de casos específicos ou proposições que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com