TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL PARA PROPOSTAS DE MELHORIAS

Por:   •  8/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.869 Palavras (8 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1 Serta - Medição e Monitoramento de Energia 3

DESENVOLVIMENTO 4

CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

INTRODUÇÃO

O objetivo do artigo é mostrar como funciona a estrutura organizacional da empresa Serta Transformadores. Serão explicados quais são seus cargos com suas respectivas funções, como é o modo de gestão utilizado e quais os meios de comunicação disponibilizados; qual a estrutura e funcionamento dos recursos humanos, se este serviço é terceirizado e como é feita a motivação e reconhecimento de seus colaboradores; qual a pratica de ética e responsabilidade social adotada pela organização e se possui algum projeto relacionado ao meio ambiente, à sociedade e quando é feita a realização (desses projetos).

1 SERTA - MEDIÇÃO E MONITORAMENTO DE ENERGIA

A Serta Transformadores é uma empresa nacional, localizada na Cidade de Santa Luzia – MG e possui 40 anos de mercado. Atua no setor industrial fabricando, projetando e comercializando “Conjuntos e Sistemas de Medição de Energia Elétrica”, usado para o controle de perdas e prevenção contra fraudes na distribuição da energia elétrica. A Serta possui uma equipe de funcionários altamente especializados, com linha de produção mecanizada e automatizada, com processos fabris controlados que garantem a funcionalidade e a confiabilidade dos equipamentos produzidos. Possui um moderno Laboratório de Ensaio com equipamentos de teste e medição, assegurando a confiabilidade metrológica e a rastreabilidade aos Padrões Nacionais, atendendo plenamente às exigências Regulamentares do Inmetro.

DESENVOLVIMENTO

Aspectos da Estrutura Organizacional

Para atingir seus objetivos, toda organização precisa ter uma boa estrutura organizacional, pois ela é a base para organizar os relacionamentos hierárquicos e o fluxo das informações dentro da empresa. E não existe um modelo ideal de estruturação, cada empresa se organiza da forma que lhe é eficaz. Mas é importante ter hierarquia, objetivos e departamentalização.

Como na maioria das empresas, a Serta Transformadores possui vários níveis hierárquicos, começando pela Diretoria e, abaixo desta, surgem às gerências, que são:

Gerência Administrativa: responsável pelos setores: Financeiro e Contábil, Recursos Humanos, Aprovisionamento, Compras, Almoxarifado, Informática e Serviços Gerais (este que se divide em: Recepção, Higiene e Limpeza, Segurança e Manutenção.

Gerência Comercial: responsável pelos setores de Vendas e Representação Comercial.

Gerência de Produção: responsável pelos setores: Enrolamento, Encapsulamento, Injeção, Montagem Eletrônica, Linha de Montagem, Expedição, Caldeiraria e Assistência Técnica.

Gerência Técnica: responsável pelos setores de laboratórios de linha e de inspeção final.

Gerência de Engenharia: responsável pelo setor de Engenharia.

Descrição de cargos de cada área da Serta:

Dentro de cada gerência, existem setores que são responsáveis por atividades específicas, que juntas formam a estrutura organizacional desta empresa. A Serta precisa que todos estes setores estejam funcionando corretamente, para que seu produto final seja fabricado dentro das normas exigidas. As funções específicas de cada setor são:

Setor Financeiro: responsável pelo pagamento das despesas, recebimento dos clientes, controle do fluxo de caixa e emissão de relatórios de despesas.

Setor Contábil: responsável pelo lançamento de notas fiscais de saída e entrada, e a elaboração dos balancetes e balanço.

Setor Recursos Humanos: responsável pela admissão e demissão de funcionários, abertura de contas bancárias dos mesmos, treinamento e elaboração da análise de desempenho dos colaboradores.

Setor de Aprovisionamento: responsável por fazer o levantamento matéria-prima, insumos e material de consumo utilizado na fabricação do produto.

Setor de Compras: responsável pela aquisição da matéria-prima e do material de consumo solicitados pelo Aprovisionamento. Acompanhar a entrega referente às compras realizadas para que as mesmas não cheguem com atraso.

Setor de Almoxarifado: responsável pelo recebimento das mercadorias adquiridas, conferência, estocagem e liberação para os demais setores solicitantes.

Setor de Informática: responsável pela elaboração e programação dos sistemas informatizados, controle e segurança dos arquivos de informações.

Setor Serviços Gerais: existe a Recepção que é responsável pelo recebimento de ligações, envio e recebimento de fax, atendimento aos visitantes; existe o setor de Higiene e Limpeza que é responsável pela manutenção e conservação do patrimônio; existe o Setor de Segurança onde se enquadram os vigilantes que são responsáveis pela vigilância e segurança patrimonial; e por fim a Manutenção que é responsável pela assistência técnica, elétrica e mecânica da infra-estrutura e equipamentos da empresa.

O Setor de Enrolamento: responsável pela confecção dos núcleos dos transformadores e enrolamento de bobinas.

 Setor de Encapsulamento: responsável por transformar estes núcleos em transformadores de corrente e potencial.

 Setor de Injeção: responsável por injetar as caixas e os isoladores em resina que fazem parte do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com