TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOCUMENTÁRIO: “PRO DIA NASCER FELIZ”

Por:   •  19/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.225 Palavras (9 Páginas)  •  1.070 Visualizações

Página 1 de 9

PLANO DE AULA

Disciplina: Língua Portuguesa – Séries: 6º/7º/8º e 9º ano

Conteúdos envolvidos

Competências e habilidades

Duração

Material utilizado

Desenvolvimento

Avaliação

Desenvolvendo habilidades de escrita e leitura. Bibliografia: Livro Sistema Mackenzie de Ensino. Textos retirados de revistas, jornais e afins.

Comparar e identificar as diferenças entre os gêneros textuais.

Desenvolver habilidades para identificar os tipos e gêneros textuais.

Fazer interpretação dos textos apresentados

Fazer atividades propostas

50 a 100 minutos.

Jornais

Lápis

Caneta

Borracha

Textos Impressos

Papel

Fazer um levantamento dos tipos de gêneros textuais conhecidos pelos alunos.

Revisar e apresentar os diferentes tipos de textos existentes.

Em dupla, fazer leitura e analise de textos, comparando os textos jornalísticos e literários, estipulando semelhanças e diferenças entre eles.

Produção de um texto individual, relatando suas experiências com correio eletrônico.

Analisar as atividades propostas.

Verificar a escrita dos alunos.

Verificar suas interpretações de texto.

PLANO DE AULA 1

I) Dados de identificação

Nome da Escola: Colégio Vilaura Ltda ME

Diretor (a):  Eza Mara de Mesquita Pires

Estagiário (a):  Alinne Campos de Mesquita

Professor Regente (Supervisor de Campo): Edna Silva Cardoso

Série: 1º ano

Período: Manhã

Número de alunos:?

Data:

Tema da aula:  Identificando texto jornalístico

II) Objetivos

Compreender textos jornalísticos em inglês, identificar o tema e os assuntos do texto.  Ao termino da aula o aluno devera estabelecer relações com outros textos e/ou contextos, reconhecer os graus dos adjetivos.

III) Síntese dos procedimentos

  • Apresentar ao aluno o titulo do texto e perguntar sobre o que elas acham que o texto trata.
  • Entregar o texto e pedir para que eles observem e identifique o autor e origem
  • Caso necessite a professora ira auxiliar na identificação, que trata de uma pesquisa e que foi retirado de uma revista cientifica.
  • Será realizada uma leitura compartilhada do texto pelos alunos, no final da leitura a/o professor (a) devera fazer perguntas referente ao texto para ajudar na compreensão.
  • Solicitar que marquem as palavras chaves do primeiro parágrafo do texto com um marca texto.
  • Solicitar que façam o mesmo nos demais parágrafos, mas desta vez em trio.
  • Após terem selecionado as palavras, com o auxilio de dicionário os alunos deverão construir o vocabulário que aprendeu.
  • Pedir para os alunos fazerem uma ou duas frases para cada parágrafo do texto, para auxiliar na memorização.
  • Propor que eles reflitam sobre a finalidade do texto, se foi informar ou etc..
  • Fazer um levantamento dos adjetivos encontrados, colocar no quadro exemplos de adjetivos se são de grau normal ou comparativo.
  • Pedir que os alunos formem frases utilizando os adjetivos
  • No final os alunos deverão ler para a classe.

IV) Recursos

Será utilizado o texto abaixo para realização da aula. Marca texto, lápis, papel e borracha.

A happier you

Emily Sohn

It's not always easy to be young. Between 15 and 20 percent of middle schoolers in the United States experience moderate to severe symptoms of depression, says Bruce Cuthbert, a psychologist at the University of Minnesota, Twin Cities. And research shows that, without help, stress and anxiety tend to get worse over time.

If you don't feel happy today, that doesn't mean there's anything wrong with you, Cuthbert says. But if you want to feel better, there are lots of things you can do to improve your mood.

Studies have shown that the happiest people are those who frequently do kind things for both friends and strangers. Other research-backed happiness boosters include keeping a diary of your future dreams, setting and pursuing goals, making friends and family members a big part of your life, and exercising regularly.

(Adaptado de Science News for Kids)

v) Avaliação e/ou fixação

Serão avaliados a participação dos alunos na execução da atividade, na leitura, na participação para identificar as palavras chaves, na formação de frases e na leitura final das frases.

A turma para qual faremos um plano de aula, está no Ensino Fundamental 1, na 4º série/5º ano. A sala é composta por 35 crianças, na faixa etária de 9/10 anos de idade, a sala é organizada em duplas, para que uma criança possa sempre estar interagindo com outra, e os professores ficam em lugares que fique visível pra todas as carteiras. 
Na sala de aula os professores tem apenas como material de trabalho a lousa e giz, mas eles têm acesso à sala de informática, de vídeo, um pequeno laboratório que existe na escola e a biblioteca da escola sempre que marcam horário na secretária da escola. Como os alunos ainda são muitos dependentes de alguém responsável, e ainda está na fase de ser educado, os pais e/ou responsável sempre comparecem a reuniões, para dar auxilio e ajudar nas dificuldades dos filhos em casa também. 
O tema escolhido para a aula de hoje é a ÁGUA, pois as crianças têm muita curiosidade de saber como transformações acontecem, sendo assim mostrar para elas como a água muda de fase, seria algo que ia chamar e prender a atenção das crianças. 

TEMA: Água! 

Objetivo: Fazer com que as crianças compreendam, como que acontecem as transformações com a água, para que elas utilizem isso na vida delas, e entendam a importância da aula que lhes  será dada. 
Sendo assim na primeira parte da aula mostraremos como acontece as fases de transformação da água, na parte teórica e explicativa da aula, tudo com uma linguagem simples para que não fique muitas dúvidas, e daremos uns 5 minutos para que os alunos tirem as dúvidas que ficarem, após a tirada da dúvidas acontecerá o recreio.
 
Recreio: Os alunos poderão ir ao banheiro, beber água, sealimentar e brincar, em um tempo determinado de trinta minutos. 
Após o recreio, teremos mais cinco minutos que serão utilizados especialmente para a escovação dentária dos alunos, enfim seguiremos com que aula, em que será feita uma experiência do gelo se transformando em água e a água em vapor, que será realizada no laboratório da escola. Usaremos o gelo que estará na cozinha da escola, que teria sido preparado especialmente para essa experiência. 
Cinco minutos antes de acabar a aula, sairemos do laboratório e voltaremos para a sala de aula, lá será pedida a lição de casa que seria entregue no outro dia, guardaremos os materiais, e aguardaremos os pais dos alunos, para buscá-los. 
Na despedida um beijo no rosto com afeto, e uma frase de "te espero amanhã".





Referencia 


Idéia de plano de aula. Acesso em 10 de outubro: 2013.
Ensinar e aprender . Acesso em 15 de outubro. 2013.

Idéia criativa http://www.ideiacriativa.org/p/planos-de-aula.html> Acesso em 19 de outubro 2013.

Desenvolvimento infantil Acesso em 19 de outubro 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (169.4 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com