TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOSSIÊ SOBRE A ÁFRICA

Por:   •  21/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.235 Palavras (13 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 13

DOSSIÊ SOBRE A ÁFRICA

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.............................................................................................03

2. ITENS

2.1 Imagens referente a África e informações sobre o país Camarões......04

3. CAPÍTULOS

3.1 Notícias Jornalísticas................................................................................08

3.2 Doenças......................................................................................................11

3.3 Guerras Civis (conflitos) ..........................................................................12

3.4 Pobreza.......................................................................................................14

3.5 Pesquisa sobre país específico: Camarões............................................16

4. CONCLUSÃO..............................................................................................17

INTRODUÇÃO

Este Dossiê reúne informações variadas sobre o continente africano, resumindo sobre a região, abordando temas sociais e culturais. Além de relatar mais sobre um país específico do continente: Camarões. Nas páginas a seguir, você irá aprender um pouco mais sobre a África e suas principais características.

IMAGENS REFERENTES AO CONTINENTE

Mapa:

Uma cidade:

Iaundê ou Iaundé (em francês, Yaoundé, pronunciada "iá-un-dê") é a capital dos Camarões (oficialmente, República do Cameroun]). Com uma população de 2,5 milhões de habitantes (estimativa 2008) é a segunda maior cidade do país, sendo superada por Duala.

Iaundé está localizada no centro-sul do país, sobre o Golfo da Guiné. Nas proximidades encontram-se áreas de cultivo de cacau, banana e café. O ouro e minas de titânio também se encontram perto da cidade. A maior parte das fabricações de Iaundé inclui produtos de tabaco, óleos de verduras, leite, tijolos e azulejos, artesanais e sabão.

Clima e vegetação:

Como o país está mais próximo da linha do equador, o clima dos Camarões é quente durante a totalidade do ano. A variação da média das temperaturas ao ano vai de 21ºC e 28ºC, com exceção das montanhas, onde faz mais frio. As chuvas sofrem diminuição entre o sul e o norte; no litoral sofrem queda de mais de 800mm ao ano; no planalto central, 1.500mm. No sul existem duas estações secas, entre dezembro e fevereiro e de julho a setembro, e no norte somente uma, entre outubro e abril. Essas diferenças que ocorrem no clima são refletidas na vegetação: a selva pluvial reveste o sul, no centro é estendida uma mata na qual estão misturadas espécies de folhas perenes e de folhas caducas, e a savana arbórea domina o norte.

Agricultura:

Agricultura, atividade tradicional da Fulani, é importante nas montanhas de Adamawa e savanas do Norte e exportação de gado vivo para as cidades do litoral se beneficiou da desvalorização do CFA. Em 2006, o rebanho teve 6 milhões de bovinos, 3,8 milhões de ovinos e 4.400.000 caprinos. O porco é desenvolvido no sul do país. Produção de madeira é principalmente de mogno, ébano e teca de grandes florestas tropicais do sul. O corte anual atingiu 11,4 milhões de metros cúbicos em 2006. Até recentemente, a pesca tradicional relacionada principalmente peixes de água doce para consumo local.

No entanto, a pesca do mar desenvolveu-se rapidamente, especialmente na região de Douala. Em 2005, a captura anual ascendeu a 142 682 t (cerca de metade dos peixes de água doce).

Notícias Jornalísticas da África

Economia do continente africano com perspectiva de aceleração em 2017

A economia do conjunto dos países africanos deverá expandir-se este ano em 3,4 por cento, uma aceleração relativamente a 2016, quando cresceu 2,2 por cento. É esta a estimativa do Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD), que faz assentar os cálculos nas subidas dos preços do petróleo e da procura interna, assim como na recuperação do clima econômico.

O Banco Africano para o Desenvolvimento assenta a sua estimativa nas subidas dos preços do petróleo e da procura interna, assim como na recuperação do clima econômico.

É de sinal positivo a perspectiva do BAD para os próximos dois anos na África, ainda que os desempenhos econômicos dos 54 países observados no relatório agora conhecido sejam desiguais.

“Em 2017 e 2018, a África vai se beneficiar dos preços das matérias-primas, que começaram a subir no final de 2016, do aumento da procura interna privada, gestão melhorada das políticas macroeconômicas já assimilada em muitos países, um ambiente de negócios favorável e a melhorar e uma estrutura econômica mais diversificada, particularmente nos setores dos serviços e da manufatura leve”, anotam os relatores.

O documento sublinha que, em 2016, “o desempenho do continente foi desigual” em matéria de “indicadores econômicos, sociais e de governação”. Todavia, para 2017 e o ano seguinte, “as perspectivas são favoráveis”.

O fraco desempenho de 2016 é atribuído, no relatório do BAD, “aos preços baixos das matérias-primas, ao desempenho fraco da economia global, a desaceleração gradual no crescimento chinês e aos efeitos indiretos da Primavera Árabe, amplificados pelo conflito prolongado na Líbia”.

Países exportadores de matérias-primas, entre os quais Angola e Guiné Equatorial, “enfrentaram um ano difícil”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (150.3 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com