TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deficiência Visual - Um Estudo De Caso

Artigos Científicos: Deficiência Visual - Um Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  8.710 Palavras (35 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 35

UNIVERSIDADE DE FRANCA

CURSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

PEDAGOGIA

INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO

Cristiane Lopes da Silva

Jorgiane Dulce da Silva Oliveira

Nayara Borges Amorim

FRANCA

2009

INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO

INCLUSION OF DISABLED CHILDREN IN EDUCATION VISUAL:

CASE STUDY

Cristiane Lopes da Silva

Jorgiane Dulce da Silva Oliveira

Nayara Borges Amorim

RESUMO

Levando-se em consideração não somente a necessidade como também o direito à educação, à igualdade e à cidadania no que se refere à educação inclusiva, o presente estudo tem o objetivo de mostrar como a adoção de métodos didáticos adequados aliados ao empenho e consciência de pais e educadores pode levar a criança deficiente visual à frequencia, capacidade de aprendizado e consequente inclusão escolar. Assim, através de uma abordagem qualitativa, a presente pesquisa traz um estudo de caso que visa analisar o papel de educadores e pais de uma criança deficiente visual em uma escola de ensino infantil a fim de identificar e analisar como os educadores trabalham com a criança com deficiência visual; verificar como é o processo de inclusão desta criança no meio escolar; analisar quais os materiais usados para se trabalhar com crianças que apresentam deficiências visuais no ensino infantil e qual o papel dos pais neste processo. Com o estudo foi possível verificar a inclusão e integração da criança tanto na escola quanto na família e sociedade, concluindo-se daí que a inclusão de crianças com deficiência visual é dever da escola, dos educadores e dos pais, proporcionando-lhes o direito de conviver com as diferenças e trazendo benefícios ao seu desenvolvimento como cidadãos.

Palavras-chave: educação; inclusão; deficiente visual; criança; igualdade.

ABSTRACT

Taking into account not only the necessity but also the right to education, equality and citizenship in relation to inclusive education, this study aims to show how the adoption of adequate teaching methods combined with the commitment and awareness parents and educators can take the child to visually impaired frequency, learning ability and consequent inclusion school. Thus, through a qualitative approach, this research provides a case study aimed at examining the role of educators and parents of a blind child in a school teaching children to identify and analyze how teachers work with children with visual impairment; ascertain how the process of inclusion of children to school, consider what the materials used for working with children with visual impairments in children's education and the role of parents in this process. In the study it was possible to verify the inclusion and integration of the child in school and the family and society, concluding from this that the inclusion of children with visual impairments is the duty of school, educators and parents, giving them the right to live with the differences and bringing benefits to their development as citizens.

Keywords: education, inclusion, blind, child; equality.

INTRODUÇÃO

A escola infantil é o primeiro contato que a criança tem fora do ambiente familiar, no que se refere ao processo de aprendizagem e socialização. Partindo daí, a educação infantil voltada para a inclusão de crianças deficientes visuais deve ser proposta baseada no reconhecimento do que é a deficiência visual e suas limitações para a formulação de métodos didáticos e técnicas pedagógicas que permitam à criança com deficiência visual o máximo de igualdade com o restante da sala de aula.

Além disso, a conscientização e participação dos pais neste processo são de fundamental importância desde o momento da decisão de matricular a criança deficiente visual na escola, passando pela participação durante o ensino e terminando na complementação do aprendizado e socialização fora do convívio escolar.

Assim, o presente estudo baseia-se no conhecimento da deficiência visual e seus obstáculos com relação ao processo de aprendizagem das crianças no ensino infantil para, a partir daí, analisar como os educadores trabalham e quais são os métodos usados para se trabalhar com essas crianças, além de mostrar qual a importância da participação dos pais na relação casa/escola para a inclusão da criança deficiente visual não somente na escola, como também na sociedade.

Diante disso, a pesquisa baseia-se em um estudo de caso de caráter descritivo, pois tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno. Uma de suas características mais significativas está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados tais como o questionamento e a abordagem qualitativa dos dados, a fim de proporcionar maior familiaridade com o tema e o objetivo, com vistas a torná-los mais claros e explícitos.

OBJETIVO

Analisar se os métodos didáticos e técnicas pedagógicas utilizados por educadores de uma escola infantil voltados para a inclusão de uma criança deficiente visual aliados ao papel dos pais permitem que esta possa adquirir conhecimento e incentivo à sua autonomia, espírito crítico e criativo e passe a exercer a sua cidadania.

1. EDUCAÇÃO INCLUSIVA

De acordo com Martins (2006), a partir do princípio de que a inclusão é antes de qualquer coisa, uma questão de ética e adotando a percepção de que hoje em dia há várias diversidades, culturas, habilidades e religiões, os educadores devem estar atentos à sua volta e perceber que a consciência da diferença já é um primeiro passo para a inclusão, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.6 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com