TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição De Didatica

Monografias: Definição De Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

Definição de didática

Didática é a ciência que estuda o processo de ensino- aprendizagem em todos os seus âmbitos.

O objetivo de qualquer ser humano deve ser de tornar-se cada vez mais competente e profissional, ampliando seus horizontes, porem em se tratando do ensino dentro da sala de aula se o aluno não aprende a responsabilidade não será só do professor, pois não adianta o domínio de ensinar, se o aluno não está focado no que lhe é repassado, assim acarretará num déficit no aprendizado.

A educação superior tem por finalidade:

- Estimular a criação cultural, formar diplomados nas diferentes áreas do conhecimento, incentivar o trabalho de pesquisa e investigação cientifica, estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente.

A educação superior abrangerá os seguintes cursos: Graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, cursos de especializações, aperfeiçoamento e outros.

Sabemos que o conhecimento é construído pelo aluno nas suas relações com o meio em que vive, com os outros e com os próprios objetos de conhecimento.

O termo “conteúdo” normalmente é utilizado para expressar aquilo que se deve aprender como: Fatos, acontecimentos, situações, dados, atividades e normas.

Avaliação, na ação de avaliar pensa-se no passado e no presente para construir o futuro. Nesta concepção de educação, portanto, a avaliação é vivida como processo permanente se reflexão cotidiana. Nessa perspectiva o desempenho dos alunos é avaliado por meio de atribuições de notas u conceitos e os alunos ficam sem saber onde, como e porque errou, desse modo a avaliação não contribui para o processo de ensino e aprendizagem, a avaliação deveria se vista como parte do processo de formação dos alunos.

Uma das reclamações generalizadas dos alunos é que não aguentam mais a forma como é dada a aula, reclamam do tedio de ficar ouvindo um professor por horas, da rigidez dos horários, entre a distância da aula e da vida. A utilização de filmes e cartazes podem ilustrar a aula, sensibilizar para uma boa discursão, e na universidade a maioria dos alunos vem estudar após um dia de trabalho, isso poderá cansa-los, a internet está trazendo novos hábitos, incentivando o autodidata, é possível aprender sobre vários assuntos na grande rede, claro que é preciso aprender a selecionar boas informações, e a veracidade dos fatos.

A instituição escolar tem o compromisso de refletir sobre esses aspectos, trazendo para as escolas novas dinâmicas, nos recursos em prol da construção do conhecimento é na universidade que o aluno pode desenvolver plenamente seu senso critico, sua curiosidade, seu desejo de aprender, compreender e intervir na realidade.

Tais ações auxiliam a desenvolver uma atitude positiva para com sua própria formação, coloca o aluno no papel de protagonista envolvendo-o no processo ensino- aprendizagem, auxiliando na aquisição de procedimentos que garantam a importância e forneçam sentido a sua formação acadêmica.

Um curso universitário é uma oportunidade de valores de solidariedade, cooperação, respeito e valorização das diferenças e para a obtenção de uma formação solida que contribua para a futura participação do individuo no progresso e melhoria social. Esse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com