TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica

Projeto de pesquisa: Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.178 Palavras (9 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – CAMPO GRANDE/MS

POLO MACE

PEDAGOGIA

DIDÁTICA

PROF: Maria Clotilde Bastos.

DIDÁTICA

ADRIANA DE PAULA JORGE – 336143

CLEONICE PEREIRA DE ALBUQUERQUE – 383515

MAYRE TRINDADE PROENÇA – 387410

PATRÍCIA SANTANA VILELA – 380670

THAIS ANGELICA CABREIRA DA ROCHA – 386800

Campo Grande MS, 18 de Abril, de 2013.

Questões para repensar o nosso cotidiano escolar, por muitas vezes conturbado.

Enquanto frequentamos a faculdade de Pedagogia, por diversas vezes nem imaginamos a verdadeira rotina de uma escola os deveres as responsabilidades e se porventura alguns universitários já estão inseridos nessa realidade, devido a rotina passam despercebidos ou infelizmente se acomodam com os problemas do cotidiano das inseguranças ou confusões dos alunos, não é uma critica pois a realidade não é homogenia e depende muito de sua parcela de responsabilidade dentro da construção da aprendizagem e convivência dos alunos e antes de ir em campo buscar um exemplo solido e observar essas questões que são :falta de interesse,agressividade,falta de comunicação professor e aluno ,desmotivação,indisciplina.Resolvemos elencar uma questão que pode ser considerada ate um insulto para professores mais experientes, mas que colaboraria para melhorar esses problemas essa questão é o uso excessivo de aulas expositivas, motivando uma agressividade fora de sala de aula, o que podem chamar de confusão no intervalo ou uma grande carga de energia negativa mal direcionada que tem uma relação direta com a metodologia em sala de aula.

Essa questão pode ser solucionada com um planejamento mais flexível utilizando jogos fora de sala, aulas dinâmicas. Observe este trecho retirado da internet que explica os benefícios e função dos jogos na construção da aprendizagem.

““... Os jogos e as brincadeiras tem sido de muita importância para o desenvolvimento da criança e a brincadeira tem como mecanismo o desenvolvimento da aprendizagem.

Por isso os métodos da educação das crianças exigem um material conveniente, a fim de que, jogando elas assimilam as realidades intelectuais. Os jogos se desenvolvem nas crianças seus aspectos relativos a socialização, o jogo e uma ferramenta ideal na aprendizagem da criança, quando ela joga desperta a inteligência e seus comportamentos sociais.

O jogo tem como função desenvolver uma convivência social entre as crianças, estabelecendo regras e convívio social entre elas. Veja abaixo alguns jogos:

As atividades com jogos e brincadeiras e cantigas de rodas para melhor interagir as crianças e assim diminuir a agressividade no recreio.

Jogos: jogo da memória,forca,jogo da velha, o que é, o que é, dominó....”

(blog cantinho do saber 13h38min).

A partir dessa reflexão elaboramos um projeto que reunisse conteúdo e brincadeiras para que seja uma aula prazerosa.

Projeto: Silêncio na sala que vamos brincar e aprender!

Publico alvo: 4° ano do Ensino Fundamental. ________________turno: Vespertino

Justificativa

A educação mudou os professores mudaram foram criadas leis e formas para educar, porém a formação de nossos educadores não é singular, são definidas pela concepção que cada um de nos tem de mundo sociedade educação, essas particularidades podem favorecer ou destruir a construção dentro de sala de conceitos ideais pois a escola é a realidade e não a preparação para ela como muitos gostam de advertir dentro dela nos deparamos com a vida se reproduz preconceitos ou se promove a inclusão esse cotidiano deve ser preparado pensado para a cidadania para o estimulo a valorização dos sentimentos e valores de cada criança propiciando trocas positivas entre professores e alunos através do lúdico e jogos com regras que potencializam o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social.

“... Negrini (1994) sugere três pilares que sustentariam uma boa formação profissional, com a qual concordamos: a formação teórica, a pratica e a pessoal,que,no nosso entendimento, a esta ultima preferimos chama-la de formação lúdica interdisciplinar,transdiciplinar e contextualizada.

Essa formação lúdica tem mostrado resultados positivos na motivação do aluno em sala e sua reação perante a alguns conceitos que exigem do aluno mais concentração apresentando mais animo para compreender que algumas atividades como o estudo da disciplina matemática nem sempre poderá ser trabalhado de forma solta mas haverá equilíbrio em seu tempo e será diferenciado de uma rotina desgastante...” ¹

Rizzo Pinto (1997) afirma “não há aprendizado sem atividade intelectual e sem prazer”(pag336).

• Objetivos: ➢ Geral: Estabelecer uma ponte entre os valores e sentimentos das crianças em relação a si e aos outros através de jogos e dinâmicas dentro e fora da sala.

Objetivos específicos: Promover atividades que estimulem autoconfiança e autoestima e desenvolver técnicas que aprimorem a comunicação entre professor aluno e estimular jogos que trabalhem a ansiedade nos alunos.

Cronograma: O trabalho em será desenvolvido em quatro bimestres, sendo duas aulas por semana planejadas fora de sala de acordo com os outros projetos que ocorrem na escola respeitando o currículo educacional.

Desenvolvimento

Será dividido em duas etapas: Pesquisa e coleta de dados 1° bimestre, são debates rodas de conversa acolhida aos alunos dentro do horário estipulado como no inicio da aula ouvir a experiência dos alunos todos devem ser ouvidos sendo necessário a divisão de inicialmente 5 por dia, durante a roda de conversa questionar a sua expectativa em relação a matéria a sala aos colegas relacionando a sua vida algo espontâneo. Na segunda etapa após ter conhecido um pouco mais sobre seus alunos e deixar que eles te conheçam leva-los após a aula teórica a construir cartazes em grupo, podendo os alunos ser solicitados a trazer materiais como :matéria musica temas relacionados à aula de compreensão deles a partir desse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com