TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica

Tese: Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  Tese  •  5.059 Palavras (21 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 21

Curso de pedagogia

Didática

Dulcelena Mastrangi Lima RA: 5569147814

Ana Paula Lepore RA: 5709126466

Cristina Abrahão RA: 4997008402

Elaine Veronesi Romano RA: 5570152401

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática”, sob orientação da professora tutora a distância Daniela Viliegas Barreto.

Santo André

Novembro de 2012

O perfil da turma para qual a aula foi preparada

No Colégio Busca do Saber, por meio de uma visita foi escolhida uma sala para montar um plano de aula, onde o público alvo foi à educação infantil jardim I, com a professora Erika graduada em pedagogia. O tema da aula a ser montada foi descobrindo o alfabeto. É na educação infantil que acontecem os primeiros contatos das crianças com as letras e com isso, a visualização das mesmas é de fundamental importância.

Neste período a maturação neurofisiológica completa-se permitindo o desenvolvimento de novas habilidades, como; a coordenação motora-fina onde a criança já consegue ter uma elaboração de regras. Na classe tem 22 alunos, todos da mesma faixa etária de 4 anos. Cada criança com sua ideologia de vida, sua história, cultura, costumes, hábitos e linguagem adequada ao seu contexto. Crianças dos mais variados aspectos sociais e econômico, com comportamento diversos e cada uma com suas particularidades e limitações.

De modo geral a turma é muito entrosada. Ajudam-se uns aos outros, opinam nas tarefas e gostam de realizar tarefas em grupo, encontrando algumas dificuldades apenas no que diz respeito à divisão ou uso de materiais e brinquedos.

Elas são avaliadas através de conversa, brincadeira e o docente promovem situações onde as crianças expõem suas ideias e opiniões. O objetivo é fazer com que as crianças identifiquem todas as letras do alfabeto, porque é com elas que as crianças vão reconhecer as letras de seu nome é do coleguinha, pois ainda não sabem desenvolver a leitura, mas já reconhecem e fazem a leitura das letras por onde quer que passem.

Essa atividade impulsiona à curiosidade, a capacidade de percepção visual, a troca de experiências, o esclarecimento das dúvidas, enfim, um ensino em conjunto, de forma integrada, para chegar a um objetivo: - a montagem do alfabeto. Na classe a professora dispõe de vários recursos, tem livros de histórias e jogos pedagógicos. O docente usa muitas brincadeiras, é muito importante brincar, porque estimula o desenvolvimento intelectual da criança, ensinando os hábitos mais necessários em todo o aprendizado.

No ambiente em sala de aula, o docente trabalha com os alunos em círculo ou em dupla e assim o professor pode observar o interesse e a participação de cada um com as atividades propostas. A escola pensando no desenvolvimento de seus alunos possui uma biblioteca com variedades de livros, conto de fadas, história em quadrinho, laboratório de informática, sala de vídeo. E assim, a escola tem uma ampla área onde às crianças com seu jeito próprio de fazer as coisas, o correr, pular, cantar, saltar, tudo isto faz parte do movimento e da dinâmica da aprendizagem infantil.

A importância de trabalhar com o alfabeto

A LDB e, sobretudo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, diz com prioridade que: “as crianças possuem uma natureza singular, que as caracterizam como seres que pensam o mundo de um jeito muito próprio. No processo de construção do conhecimento, estabelecem relações com as outras pessoas e com o meio em que vivem, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação”.

Trabalhar o alfabeto na educação infantil é fundamental, pois é nesta faixa etária que acontece o primeiro contato das crianças com as letras. Em sala de aula é importante ter o alfabeto fixado na parede, pois dá segurança para quem esta aprendendo seus primeiros traçados. Porém, não basta que o alfabeto esteja fixado na parede, é preciso incentivar os alunos a usá-los. O professor da educação infantil é parte importante neste processo com criança desde suas primeiras experiências.

Também podemos trabalhar com o alfabeto móvel, essas atividades despertam a curiosidade e trabalha a percepção visual. É fundamental que este trabalho seja feito em grupo, pois desta maneira eles interagem uns com os outro. Podemos usar brincadeiras, porque são nas atividades lúdicas que criamos um ambiente alfabetizador e se favorece o processo de aquisição da linguagem escrita. São nas brincadeiras que se estimula o desenvolvimento intelectual da criança, desenvolvendo ainda as habilidades cognitivas, sociais físicas.

É importante que as primeiras escritas se integrem a um processo significativo. Os primeiros fragmentos de escrita devem ser contextualizados, de modo que a expressão gráfica interpretada se correlacione a aspectos da vida das crianças ou as atividades que realizam no ambiente escolar.

A leitura e a escrita são instrumentos básicos para introduzirem as crianças no mundo das letras e da oralidade. Elas são ferramentas indispensáveis para que o mesmo compreenda e interaja no seu cotidiano. Tendo em vista que a linguagem escrita é uma representação, é fundamental que a criança compreenda o que quer representar.

É na prática pedagógica que a alfabetização é o percurso que a criança realiza na aquisição da base alfabética. Por se tratar de um momento alfabetizador, as crianças estarão em constante processo de letramento e alfabetização. À medida que forem dominando o alfabeto, as letras aparecerão de outras formas, como de forma minúscula, manuscrita maiúscula e manuscrita minúscula.

Para Vygotsky (1987), a aprendizagem e o desenvolvimento estão estritamente relacionados, sendo que as crianças se inter-relacionam como o meio ambiental e social, internalizando o conhecimento adquirido de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com