TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica

Seminário: Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Seminário  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

Nestas citações, os autores apresentam compreensões sobre o ensino o planejamento didático, temas estes, que serão abordados nesta atividade.

“O ensino pode ser concebido como uma atividade e uma profissão de planejar, situada entre o conhecer e o atuar” (GIMENO SACRISTÁN, apud: ALTHAUS, ZANON, 2010, p. 12)

“Importa saber também que o planejamento é um espaço-tempo para a programação das ações docentes, que se concretizam através da pesquisa e da reflexão sobre o que, como e para que ensinar.” (ALTHAUS & ZANON, 2010, p. 12)

Moran (2007) também contribui para sua reflexão inferindo que:

Avançaremos mais se aprendermos a equilibrar planejamento e criatividade, organização e adaptação a cada situação, a aceitar os imprevistos, a gerenciar o que podemos prever e a incorporar o novo, o inesperado. Planejamento aberto, que prevê, que está pronto para mudanças, sugestões, adaptações.

Após a leitura dos excertos acima e da Unidade I do livro de Didática II, analise a questão proposta e faça relação com os autores que discutem a temática.

Como você considera ser possível organizar os planejamentos de ensino na escola (anuais ou semestrais, de unidades, de aulas, de projetos) tendo como princípio as colocações de Moran? Registre seu posicionamento.

R: Por mais bem fundamentado que seja o planejamento escolar, o professor precisa ter consciência de que alguns imprevistos podem surgir ao longo do ano letivo. É importante que haja uma avaliação constante do processo de ensino, com o educador sempre alerta para diagnosticar obstáculos encontrados e medir o ritmo de avanço das atividades sobre os temas programados.

“Crianças e jovens gostam de novidades, de sair da rotina. (...). Todo educador precisa surpreender e cativar seus alunos sempre” (MORAN, 2009). Assuntos podem ser trazidos no dia-a-dia pelos alunos, como notícias da televisão ou dilemas pessoais e familiares, também precisam ter um tempo reservado para serem debatidos, se possível relacionando-os aos conteúdos curriculares, mas sem forçar conexões distantes. O cuidado de monitorar as aulas e o comportamento dos estudantes periodicamente é determinante para perceber a necessidade de pequenos ajustes, pausas, acelerações, mudanças de rota ou mesmo a retomada de algumas informações que não foram aprendidas de forma consistente pela turma. É uma questão de bom senso. O planejamento inicial é feito sem que o docente conheça seus alunos. É com a interação e com o próprio tato que o educador vai perceber o que vai manter ou não no planejamento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÀFICAS

MORAN, J. M. Modificar a forma de ensinar. Disponível em: <http:// www.eca.usp.br/prof/moran/modificar.htm>

SACRISTÁN, J. G.; GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ALTHAUS, M. T.; ZANON, D. P. Didática. Ponta Grossa: NUTEAD, 2009. 115 p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com