TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica

Seminário: Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Seminário  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo de Didática

Piaget

.Jean Piaget nunca atuou como pedagogo.

.Foi biólogo e doutor em psicologia. Fez inovações na pedagogia com seus estudos relacionados ao desenvolvimento da inteligência humana.

.Assimilação: a criança conhece e interpreta o objeto por meio de tato e observação.

Acomodação: as informações se modificam e são organizadas no cérebro.

Equilibração: uma nova informação desequilibra a anterior, e passa a ter um novo conhecimento.

Ele fala sobre 3 estágios.

Sensório-motor – 0 a 24 meses – inteligência prática, a criança adquire conhecimento através da ação, percepção, sensações.

Pré-operatório – 2 a 7 anos – Estágio da representação, é a capacidade de pensar o mundo através de imagens e símbolos. É a fase do egocentrismo, ou seja, ela não consegue se colocar no lugar do outro, por isso é difícil trabalhar em grupo nessa fase. Introdução à moralidade.

Operatório – 7 anos em diante – Organiza o pensamento através da lógica. Este é dividido em duas fases:

• Operatório Concreto – 7 a 12 anos – A criança passa a pensar antes de agir. Consegue ter uma lógica à partir de fatos concretos que já viveu ou lembra que viveu e não consegue imaginar algo hipotético.

• Operatório Formal - 12 anos até a idade adulta – a criança começa a trabalhar com hipóteses, ter ideias através de sua imaginação.

A educação, para Piaget, deve ser de incentivo à criança em buscar novas informações e criar seus próprios conceitos e não somente passar o que já se tem pronto. A participação no ambiente social faz parte de seu desenvolvimento.

Podemos concluir que, essa teoria é de grande relevância para a pedagogia, pois se compreende melhor o comportamento da criança em relação ao seu processo de crescimento e aprendizagem. Com os processos pré-estabelecidos, os educadores, começaram a organizar suas atividades de acordo com a faixa etária de cada criança, dentro de sala; a deixar a criança buscar o seu conhecimento, sempre respeitando as fases da criança; estimular a criança aprender por meio de experiências lúdicas, da pesquisa em grupo; estimular a criança a fazer perguntas através das matérias e brinquedos que permitem experimentar novos conhecimentos, interagir com seus amigos.

“O principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” ( Frase de Piaget)

Gardner

A teoria Wallon é sobre o desenvolvimento motor e Psicomotricidade, que são: afetividade, o movimento, inteligência ( cognitivo), e a formação do Eu como pessoa. Wallon desenvolveu na suas pesquisa 6 pontos principais

Lógico ( matemática)

Linguística: capacidade de aprender outros idiomas e também a fala

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com