TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica

Projeto de pesquisa: Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

2014

Concluímos que a Didática é uma seção ou ramo específico da pedagogia e se refere ao ensino e aos processos para construção do conhecimento. Observamos que enquanto a pedagogia pode ser conceituada como a ciência e a arte da educação, a Didática é definida como a ciência e a arte do ensino.

Pudemos perceber também que ensinar e aprender são como as duas faces de uma mesma moeda. A Didática não pode tratar do ensino, por parte do professor, sem considerar simultaneamente a aprendizagem, por parte do aluno. O estudo da dinâmica da aprendizagem é essencial para uma Didática que tem como princípio não a passividade, mas sim a atividade da criança. Então podemos afirmar que a Didática é o estudo da situação instrucional, isto é, do processo de ensino e aprendizagem, e nesse sentido ela enfatiza a relação professor-aluno.

Entendemos que todo sistema de educação está baseado numa concepção do homem e do mundo.

E que são os aspectos filosóficos que dão a educação seu sentido e seus fins. A filosofia, sendo a reflexão sistemática sobre a concepção da vida, exerce influência direta e está em estreita conexão com a pedagogia, que é a reflexão sistemática sobre o ideal da educação e da formação humana.

A Didática, por sua vez sendo parte da pedagogia, também está calcada numa concepção filosófica.

Guarulhos

2014

“É impossível progredir sem mudanças, e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada.”

(George Bernard Shaw).

‘Ensinar e aprender são como as duas faces de uma mesma moeda. A Didática não pode tratar do ensino, por parte do professor, sem considerar simultaneamente a aprendizagem, por parte do aluno. O estudo da dinâmica da aprendizagem é essencial para uma Didática que tem como princípio básico não a passividade, mas sim a atividade da criança’.

A educação implica em uma ação colaborativa, participativa e de construção conjunta.

Ao vermos um texto de um artigo publicado pelo Senac onde dizia que a relação professor/aluno, defini como resultado imprescindível a atender os anseios dos alunos na sua aprendizagem. O professor deve se preocupar com seus alunos é reconhecê-los como indivíduos autônomos em busca de sua identidade. Esta relação é uma condição do processo ensino/aprendizagem, ela dinamiza e dá sentido ao processo educativo. Então entendemos melhor a afirmação de não se conformar com a passividade da criança, pois para haver o aprendizado é necessário incentivar a imaginação e criatividade da criança para que ela expresse o seu sentimento em relação ao que estamos ensinando pois só ai teremos a convicção que realmente houver o aprendizado.

"O emocional e o racional; a análise lógica e o lado do imaginário e do intuitivo; a imagem e o som; a ação, a presença, a conversa, a interação, o desafio, a exploração de possibilidades, o assumir de responsabilidades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com