TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica

Trabalho Escolar: Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

Planejamento é método de fazer com que o professor pare para analisar, refletir sobre a realidade no qual o aluno está inserido, prever quais são as maneiras e formas alternativas para assim atingir seus objetivos desejados. Portanto, o planejamento resume em três palavras: analisar, refletir e prever. Não se deve esquecer que ele poderá ser planejado para o semestre ou anualmente.

Já o plano de aula se resulta do processo mental de planejamento, isto quer dizer que o plano de aula é feito diariamente, semanalmente ou mensalmente. É com este instrumento que o professor utiliza no seu ambiente escolar, nele será especificado detalhadamente o que será executado dentro da sala de aula, desde o tema até os recursos que irá ser utilizado.

Depois dessas breves noções preliminares podemos afirmar que o professor deve preparar sua aula com antecedência, analisar todos os recursos que poderá ser explorado e utilizado em sua aula, para não haver alguma interferência, imprevisto. Pois afinal nenhum professor pode afirmar que não terá imprevisto, eles sempre acontecem quando menos esperar. A situação do professor é muito complicado devido o surgimento de imprevistos, mas como ele poderá fazer para reverter ou não ser pego desprevenido?

Em virtude deste fato cabe ao professor ter um “novo plano”, “uma carta na mão” ou “plano A”, isto quer dizer que o professor deve deixar alguma aula adiantada, preparada ou alguma atividade extra para que nessas horas ele utilize nestes casos. Podemos citar como exemplo, em que o professor está ministrando uma aula de matemática, o conteúdo já é complicado e os alunos estão muitos agitados e não estão prestando atenção no que esta sendo ensinado, nesta hora que entra o “novo plano”, que o professor pode substituir a aula de matemática pela aula de português, pois aparentemente é mais calma.

Depois desta análise para que se efetive um plano de aula de forma adequada deve-se utilizar 5 passos ou procedimentos que formam a pedagogia histórico-crítica, eles por sua vez exigem do professor um nova maneira de pensar, refletir sobre os conteúdos a ser aplicados em sala de aula. Em seguida os 5 passos ou procedimentos elaborado por Gasparin (2005):

1° Passo: Prática Social Inicial: Este é um processo comum entre o professor e aluno, no qual ambos terão o primeiro contado, o educador busca conhecer os educando através do dialogo, percebendo o que os educando sabem a respeito do conteúdo a ser aplicado. Este passo é muito importante para o professor e o aluno, pois ambos devem ter um conhecimento prévio do conteúdo a ser aplicado.

2° Passo: Problematizarão: Neste passo já com encaminhamento direcionado, cabe ao aluno procurar soluções para resolver os problemas gerados pelo conteúdo ou levantar questões sobre problematizadoras a cerca do conteúdo.

3° Passo: Instrumentalização: Neste caso é avaliado o professor e o educando, ou seja, como está à aprendizagem do aluno e já ao professor como ele está ministrando os conteúdos. Em relação às questões levantadas no passo problematizarão cabe ao professor e aos alunos a apropriar de conhecimentos, através de teorias e práticas (atividades), o professor pode utilizar de diversos recursos disponíveis para fazer com que o aluno possa entender o conteúdo abordado.

4° Passo: Catarse: É a expressão elaborada de uma nova forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com