TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica

Ensaios: Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

A formulação de objetivos educacionais

A importância do estabelecimento de objetivos para ação pedagógica

É uma forma de educar com atividades. Passa pelo professor onde a atuação de educadores e alunos voltados para a consecução de objetivos.

Aristóteles passa conselhos contemporâneos que podem servir de orientação para educadores.

Por isso, o professor consciente, quando entra numa sala de aula, geralmente sabe o que pretende conseguir, ao iniciar seu trabalho, já tem em mente, ainda que de maneira implícita os objetivos a serem atingidos.

Grandes formulações explicitas dos objetivos educacionais da uma grande segurança para os educadores em seus objetivos pedagógicos.

Os objetivos dos educadores e seus níveis

Todos os educadores têm sempre que ter objetivos nas suas atividades a serem realizadas com os alunos, havendo interação em sala com as crianças, onde entra a forma de educador usar atividades diferentes com teatro, musica, praticas para o desenvolvimento chamando a atenção para o comportamento do aluno.

E bom que o educador possa esta sempre variando nas maneiras de dar aula, para que os alunos desenvolvam.

Durante as décadas de 60 e 70, há uma predominância com a visão tecnicista da educação, onde significa mergulhar no mundo dos educadores na visão de Bobbitt, a escola deveria organizar seus objetivos estabelecidos em 1918, visando transferir para escola esta cultura de eficácia teórica no mundo, a escola como produto da modernidade.

As obras de autores como Ralph Tyler, Robert Mager, Bejamin Bloom e James Popham passaram a fazer parte da literatura pedagógica da época. Atualmente a corrente tecnicista foi superada, mas a idéias dos autores influenciaram durante duas décadas os objetivos educacionais.

A função dos objetivos específicos

Deve haver uma coerência entre as diversas fases do planejamento e a execução do trabalho, e harmonia entre objetivos, conteúdos, procedimentos e forma de avaliação.

Os objetivos específicos fornecem uma orientação concreta para a avaliação, já os objetivos gerais fornecem ação educativa como um todo.

Os objetivos específicos ajudam o professor a:

- Definir conteúdos a serem dominados, adquirir conceitos, e desenvolver habilidades e que possam colar em pratica na vida.

-Estabelecer procedimentos onde possam assimilar conhecimentos previstos e necessários.

-Determinar como avaliar, especificando conteúdos.

-Fixar padrões e critérios para avaliar.

-Deixar claro seus propósitos de ensino aos alunos, pais e colegas de trabalho.

Definir os objetivos e muito útil, facilita a avaliação, o próprio trabalho a intenção educacional e ao aluno compreender o que se passa.

Sugestões para definir objetivos específicos

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com