TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades de leitura e escrita no 5 ano do Ensino Fundamental I

Por:   •  8/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  1.328 Visualizações

Página 1 de 2

PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO

Julia Meira Sarana

Dificuldades de leitura e escrita no 5 ano do Ensino Fundamental I

Carlos Chagas – MG    Abril  2016


SARA DE JESUS SILVA ASSIS

Razões e motivos que levam uma criança do 5 anos ensino fundamental a não ler, na perspectiva do especialista de educação e dos professores.

Carlos Chagas – MG

Abril /2016

 FUNDAMENTAÇÃO  TEÓRICA

Diante das dificuldades e desafios do 5 ano do Ensino Fundamental I, vale uma análise na alfabetização da Educação Básica pois, as dificuldades e os desafios tem chamado atenção para uma pesquisa.

De acordo com a lei de diretrizes e bases de educação brasileira n 9394 de 20/12/96 o artigo 32- Terá por objetivo a formação  básica do cidadão mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meio básicos o pleno dominío da leitura, da escrita e do cálculo.

Segundo a LDB ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira terá o objetivo de desenvolver a capacidade de aprender a leitura, escrita e cálculos. Sendo assim cabe à escola desenvolver este conteúdo onde o aluno irá aprender a leitura e a escrita.

(DOCKRELL e MCSHANE, 2000, p. 85) “A principal característica na dificuldade em ler é a falta da compreensão do texto e interpretar a mensagem. Segundo Dockrell e Mcshane “Normalmente, as dificuldades da leitura envolvem a incapacidade de reconhecer ou de compreender o material escrito”.

Por inúmeras vezes no meu período de estágio me deparei com a situação em que o aluno fazia a leitura de um determinado texto mas não conseguia entender o que realmente o texto queria dizer.

PAIN (1992) classifica como dificuldade de aprendizagem qualquer perturbação que altera o curso normal desse processo, independentemente do nível intelectual do sujeito.

Entende –se que a  autora Pain classifica como dificuldade de aprendizagem qualquer desvio de raciocínio da leitura ou seja se o aluno apresenta dificuldade para ler ou interpretar determinado texto , já tem que ser observado.

 para Ferreiro ”nenhuma prática pedagógica é neutra. Todas estão apoiadas em certo modo de conceber o processo de aprendizagem e o objeto dessa aprendizagem” (1985,p.31).

Acredito que cada prática pedagógica tem um objetivo, uma função, cabe ao professor adaptar para cada série que precisar desenvolver o trabalho para com seus alunos

 

REFERÊNCIAS

https://sites.google.com/site/oproblemadoanalfabeto/3-o-que-e-o-analfabetismo/causas-e-consequencias

http://www.infoescola.com/educacao/analfabetismo/

http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf

http://carmemfidalgo.blogspot.com.br/2011/08/dificuldades-de-leitura.html 

http://bdm.unb.br/bitstream/10483/2159/1/2011_MariadoCarmodosAnjosSoares.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (379.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com