TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  12/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DE UBERABA[pic 1]

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO

CARLANE RIBEIRO FERNANDES NALESSO

Cariacica – ES

2017

CARLANE RIBEIRO FERNANDES NALESSO[pic 2]

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade de Uberaba, como requisito para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Prof. Valeska Guimarães Rezende da Cunha

 

Cariacica – ES

2017

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Diante da observação da realidade em que nos encontramos atualmente em relação às dificuldades da escrita e leitura em nossos estudantes é que se verificou a necessidade de aprofundar estudos sobre o tema e assim buscar conhecimentos para entender essas dificuldades e trabalhar junto aos estudantes na finalidade de amenizar os efeitos negativos na vida escolar dos estudantes que apresentam essas dificuldades.

PROBLEMA

Considerando que as crianças vivem numa sociedade letrada, em que a língua escrita está presente de maneira visível e marcante nas atividades cotidianas, inevitavelmente elas terão contato com textos escritos e formularão hipóteses sobre sua utilidade, seu funcionamento e sua configuração e deixar de explorar a relação dos alunos com a escrita significa perder oportunidades de conhecer e desenvolver experiências culturais importantes para a integração social da criança e o exercício da cidadania.
Neste sentido questiona-se: Qual a contribuição da alfabetização para o processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita como forma a diminuir as dificuldades encontradas pelos estudantes?

HIPÓTESE

Nos últimos anos, vem se formando um consenso de que o processo ensino e aprendizagem inicial da leitura e escrita – a alfabetização – e o processo de ensino aprendizagem dos diferentes usos e formas da linguagem – o letramento – devem ocorrer simultaneamente desde que a criança entra na escola. De modo geral, as práticas de ensino, especialmente nas séries iniciais, não estão sendo orientadas para formar alunos letrados. No início da escolaridade, a preocupação tem sido basicamente a alfabetização, no que tem de mais específico: o ensino da correspondência entre letras e sons, contribuindo para o fracasso escolar.

A inserção do indivíduo no mundo da leitura e escrita o transporta da pré-história para a história. O mundo contemporâneo enfatiza a leitura para qualquer atividade, como pegar ônibus, fazer compras, freqüentar lanchonetes... Portanto, torna-se inadmissível alguém viver em sociedade e não saber ler, pois perde oportunidades sociais, tem menor possibilidade de arrumar emprego e manter-se nele, de deslocar-se independentemente pela cidade, além de sua autoestima diminuir por não dominar uma habilidade básica do indivíduo para a sobrevivência.

No entanto educadores alertam que, para inverter as estatísticas do analfabetismo, é preciso investir na qualificação dos docentes e garantir a educação ampliada, em que os alunos tenham acesso a livros, revistas e às artes, como instrumento de interpretação dos textos e da própria realidade. O educador e pedagogo Roberto Claytam Schmitel Castro enfatiza que a educação brasileira, de um modo geral, é muito ruim. “a pessoa deve ir além da simples habilidade de usar letras, mas de interpretar. Isso passa por uma questão filosófica da educação e da boa capacitação docente. Não é apenas se importar com quantidade, mas investir na qualidade”. Segundo ele, a alfabetização é fundamental porque instrumentaliza a participação das pessoas, que passam a dominar o código da comunicação e da interpretação.

OBJETIVOS

GERAL:

Estudar sobre os processos iniciais de aquisição e elaboração da linguagem oral e escrita pela criança, alfabetização e letramento na escola.

ESPECÍFICOS:

  • Criar oportunidades para reflexão a partir do tema abordado na pesquisa;
  • Possibilitar domínio de conceitos referentes à alfabetização;
  • Promover a compreensão de termos relacionados ao tema;
  • Apresentar sugestões de práticas relacionadas ao ato de alfabetizar;

JUSTIFICATIVA

Trata-se, sem dúvida, de tema de evidente relevância social, técnica e científica, pois durante muito tempo a alfabetização foi entendida como mera sistematização do bê-á-bá, isto é, como a aquisição de um código fundado na relação entre fonemas e grafemas. Em uma sociedade constituída em grande parte por analfabetos e marcada por reduzidas práticas de leitura e escrita, a simples consciência fonológica que permitia aos sujeitos associar sons e letras para produzir/interpretar palavras parecia ser suficiente para diferenciar o alfabetizado do analfabeto.
Enquanto a alfabetização se ocupa da aquisição da escrita por um indivíduo, ou grupo de indivíduos, o letramento focaliza os aspectos sócio-históricos de uma sociedade (Tfouni, 1995, p. 20).

Dessa forma, podemos afirmar que desde os primeiros dias de vida da criança, o entendimento do mundo e dos significados relacionados às ações humanas entra em processo de elaboração.

Vygotsky considera que os processos de aprendizagem e desenvolvimento, embora apontem diferenças, caminham juntos desde o nascimento da criança e que o aprendizado suscita e impulsiona o desenvolvimento. Ou seja, a criança vai elaborando, incorporando e transformando seus modos de agir e pensar através daquilo que aprendeu com um adulto ou com uma criança mais velha.

Sendo assim o artigo abordará a importância do alfabetizar como forma de desenvolvimento e de aprimorar o conhecimento da leitura eescrita.

REVISÃO DE LITERATURA

A leitura e escrita são ferramentas essenciais para o processo de ensino-aprendizagem, além de consistir em um meio importante para aquisição de conteúdos e promover um aprendizado consistente, onde o aluno internaliza o conhecimento e também se desenvolve emocionalmente. Abordar essas ferramentas e oportunizá-las ainda no período de alfabetização é tarefa que requer comprometimento por parte do educador e dedicação para que os estudantes possam se familiarizar com a escrita e a leitura de forma a se apropriar delas de forma eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com