TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Difuldades Leitura E Escrita

Monografias: Difuldades Leitura E Escrita. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  2.675 Palavras (11 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 11

RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO

Paragominas/PA

2013

Josilene Soares Pereira

RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO

Trabalho Científico apresentado a Faculdade Vale do Jaguaribe como requisito avaliativo para obtenção do título de especialista em pedagogia orientado pelo professor Oseias Gouveia.

Paragominas/PA

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 04 1.Caracterização da escola ................................................................................... 05 1.1 Desenvolvimento do estagio .......................................................................... 06 1.2 A Rotina na Educação Infantil ........................................................................ 07 2.1 Series inicias .................................................................................................... 08 3.1 EJA educação de jovens e adultos ................................................................ 09 Conclusão .............................................................................................................. 11 Referencias ............................................................................................................. 12

INTRODUÇÃO

Este relatório tem a intenção de documentar aqui minha experiência no decorrer do período em que vivenciei na prática tudo que tenho aprendido na teoria. Visa apresentar a descrição do local onde foi realizado o estágio e as atividades desenvolvidas.

Será dividido em três partes: Educação Infantil, Ensino Fundamental e a Eja.. Sendo realizados todos na mesma escola no período matutino, vespertino e noturno, aos dias 01/04 a 07/06 de 2013.

É o momento de aplicar alguns conceitos adquiridos no período do curso de Pedagogia e que seja um momento de aprendizado, um momento de tirar as dúvidas, de integrar-se ao novo ambiente em que iremos trabalhar, e que a partir da observação da atuação de outros profissionais da área, pude formar o perfil de professor que quero ser.

Portanto, é no estágio prático em sala de aula, que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar, para exercer com êxito sua futura profissão. Segundo (SILVA, 2007, p.35) “A primeira concepção que deve nortear o papel do professor é: ‘aprender e ensinar’ e ‘ensinar e aprender’. Ambas constituem um processo dinâmico, onde um não existe sem o outro. Ensinar pressupõe um aprendizado”.

1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A escola Bom Pastor pertence à rede Municipal de Ensino e estar as margens do rio capim a 90 km do município sede. E tem como gestor o Srº Jerdinei Palheta do Nascimento. Localizada na rua: Manoel Raimundo de Moraes no Distrito de Canaã do Pará, município de Ipixuna do Pará Cep: 63687000- telefone: 96046332

A mesma atende uma clientela aproximadamente de 1.664 alunos contando com 14 escolas anexas, e que a grande maioria de alunos são crianças pertencentes à classe menos favorecida.

A Escola, segundo o Projeto Político Pedagógico, é uma escola identificada com o compromisso de construção de uma sociedade mais justa. Como um espaço em que a prática pedagógica é entendida como uma prática de vida, de todos e com todos, na perspectiva de formar cidadãos e cidadãs que integrem e contribuam para sua comunidade. Uma escola democrática, competente e comprometida com a aprendizagem significativa do aluno, buscando tornar o mesmo livre, criativo, consciente e transformador, preparado para o trabalho e para o exercício da cidadania.

De acordo com o que observei e pesquisei essa escola é de grande porte, e os profissionais envolvidos trabalham com o mesmo objetivo de repassar para educandos um aprendizado de qualidade.

Vale ressaltar que a mesma compõe direção, secretaria, arquivo, sala de leitura, cozinha, sala multifuncional, almoxarifado, banheiros, refeitório e sala de informática e 10 salas de aulas. A mesma disponibiliza salas no turno da noite para atender os alunos do Ensino Médio, e no período de quinze e quinze dias, disponibiliza uma sala para o curso de “libras” e aos fins de semana uma sala para cursos de nível superior.

Observa-se que os professores podem contar ainda com equipamentos como: computadores, televisão, retroprojetor, filmadora, maquina digital, mimeógrafo, microfone, caixa amplificada, notebooks, maquina de xerox, aparelho de DVD. Em materiais didáticos: livros, revistas, jogos recreativos, esqueleto, DVD, CD.

A escola Bom Pastor opera com os seguintes recursos humanos: PDE, PDDE, PDE – ACECESIVEL, PROGRAM MAIS EDUCAÇÃO, PNLD, PROINFO. Ainda contam com promoções nas festas juninas.

1.1 DESENVOLVIMENTO DO ESTAGIO

No decorrer do período do estágio na Educação Infantil (Pré I e II). Observei que aprendemos mais com as crianças pequenas do que podemos ensinar. Na educação infantil a criança aprende ouvindo, imitando, participando de brincadeiras e jogos que integram músicas, identificando figuras geométricas, reconhecendo escritas numéricas.

Segundo as aulas do curso de pedagogia, a matemática na educação infantil, visa desenvolvimento de suas habilidades. Essa tarefa a escola Sonho Verde desenvolve, considera que as crianças têm vivências a ser consideradas antes de ingressar na escola, e cria estratégias a partir disso. O educador infantil precisa ter visão geral para trabalhar com situações que permitam uma aproximação das crianças com a matemática.

Kuleska (1992) cita que na exposição detalhada dos fundamentos de seu método, Comenius relata e fundamenta que o homem só pode ser bem formado se essa formação se iniciar desde a mais tenra idade. A formação do professor é um dos fatores mais importantes para a formação de padrões de qualidade adequados na educação, qualquer que seja a modalidade de ensino, no caso da criança menor, a capacitação específica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com