TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição de duas escolas

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

Prática Pedagógica

PEDAGOGIA

AMANDA MALAGÔ BARRETO TOZZE

RA. 1104930

1°Escola:

1- Origem e clientela

Nome da escola: E.M.E.F. CEL. JOSÉ BATISTA DE LIMA

Origem do nome: O Cel. José Batista de Lima foi um dos primeiros fundadores da escola, por isso foi dado o nome na escola em sua homenagem.

Data da fundação: 1900

Número de alunos que atende: 419 Alunos.

Níveis de escolaridade que oferece: Do 1° ao 5° ano.

2- Localização

Como é entorno da escola? Em torno da escola tem a câmara municipal, a prefeitura, supermercados e residências.

Como é o prédio? O prédio conta com dez salas de aula, uma sala de vídeo, uma biblioteca pequena, duas salas de informáticas, a diretoria, a secretaria, uma quadra para esportes, a cozinha, um pátio coberto, banheiro comum e para cadeirantes.

Como é o bairro e a vizinhança? Esta escola fica no bairro centralizado, que é um bairro calmo e com a câmara municipal e a prefeitura como vizinhança principal.

No bairro existem bares? Sim, pelo menos dois.

Livrarias? Não.

Espaços de lazer? Sim, próximo temos uma praça.

Infraestrutura adequada como pontos de ônibus, telefones públicos, luz, água, asfalto? Sim, a escola é localizada em um bairro com toda essas infraestruturas.

3- Reflexos da escola na comunidade:

Como são as festas da escola? Tem a festa junina onde os alunos brincam nas barracas típicas da festa junina, tem o carnaval, gincanas na semana da criança, confraternização no final do ano.

Qual a relevância da escola para a comunidade? Essa escola é antiga e tem muito prestigio e bem conceituada pela população.

4-Concepção de educação desenvolvida na escola:

Qual a sua missão? Desenvolver valores, atitudes e conhecimentos que levam os alunos a desenvolver seu senso critico, responsabilidade, respeito, raciocínio lógico, autoconfiança, capacidade de relacionar com o outro, criatividade e desenvolvimento pessoal.

Quais as características da gestão escolar (aberta, fechada, autoritária, democrática)? A gestão é aberta, onde buscam se relacionar com os alunos e professores da melhor maneira e trazer para a escola ideias que os alunos e professores nos oferecem também.

Qual a satisfação dos alunos no ambiente escolar? Os alunos tem uma satisfação de sentir em um ambiente familiar como se a escola fosse sua segunda casa.

Os planejamentos são participativos ou não? Sim, constituem um momento privilegiado do trabalho seletivo na escola, em que o objetivo é o reflexo sobre a prática pedagógica, executada com os professores.

Qual o tipo de metodologia empregado pelos professores? Visa a aprendizagem global dos professores, evitando-se repetência, melhorando a aquisição dos conteúdos, a transferência da aprendizagem, assim como o desenvolvimento.

Os tipos de critérios de avaliação usados? São avaliados com provas bimestrais, e a avaliação que o professor da observando o aluno durante o ano.

Imagem da faixada da escola:

[pic 1]

2°Escola:

1- Origem e clientela

Nome da escola: C.E.I. Menino Jesus

Origem do nome: A prefeita que escolheu o nome.

Data da fundação: 2013

Número de alunos que atende: 120 crianças.

Níveis de escolaridade que oferece: maternal.

2- Localização

Como é entorno da escola? Em torno da escola tem um clube para a terceira idade, uma fabrica de uniformes escolares, lanchonete. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (112.9 Kb)   docx (57.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com