TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA DA CHINA

Por:   •  14/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 2

Economia da China

Nos últimos anos, a economia chinesa passou por um processo centralizado e em parte, fechado ao comercio internacional, para uma economia adequada ao mercado, com setor particular de rápida expansão.

A China nomeia esse método de “economia de mercado socialista”. Atualmente, a China é um essencial aliado comercial para muitas nações. Tornou-se integrante da Organização Mundial do Comercio (OMC) em 2001. Seu Produto Interno Bruto (PIB) é abaixo apenas dos EUA, considerando o poder de qualidade de aquisição das moedas. Desde 1978, ano que iniciou as reformas econômicas, o PIB chinês cresceu dez vezes mais. O PIB per capita ainda é igual a um país em crescimento e abaixo ao do Brasil.

Com bilhões de moradores e alto crescimento, a China sofre desafios em relação a aspectos básicos, como habitação, alimentação e empregos. O principal meio de transportes ainda é a bicicleta.

Próximo de Hong Kong, um dos mais essenciais da Ásia. Desde 1997, Hong Kong é uma região administrativa notável da China, antes coordenada pelo Reino Unido.  Tem em seu poder uma economia de livre mercado. Antes, os principais mercados financeiros do mundo, com um PIB estimado em mais de 300 bilhões de dólares.  Até o final de 2007, 7 mil empresas chinesas criaram investimentos diretos de 118 bilhões de dólares, em mais de 170 países.

O acelerado crescimento da China traz varias barreiras para o governo chinês e um novo hábito de vida para os chineses. Um exemplo: um aumento da migração de jovens camponeses para os centros urbanos como Hong Kong, Shanghai e Beijing que aumentam apressadamente.

Dados Econômicos

Usuários de Internet: 253 milhões (20% da população).
Taxa de crescimento do PIB: 9,8%
Taxa de inflação: 6%
PIB (estimado): 7,8 trilhões de dólares (pela paridade do poder de compra do yuan) ou 4,2 trilhões de dólares pela taxa de câmbio oficial.
Taxa de desemprego: 4% oficialmente em áreas urbanas, podendo chegar a 9% se incluindo migrantes. Existem substancial desemprego e subemprego em áreas rurais.
PIB per capita (paridade pelo poder de compra): US$ 6,100 (2008).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

FMI – Fundo Monetário Internacional, Disponível em HTTP://www.imf.org . Acesso em: 20 ou 2012.
GUIA GEOGRAFICO DA CHINA – Economia Chinesa, Dados Econômicos. Disponível em:
http://www.guiageo-china.com/economia.htm>. Acesso em 21 ou 2012.
PLT DAMASCENO, Aderbal Oliveira – Programa Livro Texto, Desenvolvimento Econômico. Campinas, São Paulo: Alínea, 2012

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com