TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EM FORMAÇÃO PEDAGOGICA EM MATEMÁTICA

Por:   •  16/4/2021  •  Monografia  •  2.597 Palavras (11 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

UNIÃO BRASILEIRA DE FACULDADES – UNIBF

 EM FORMAÇÃO PEDAGOGICA EM MATEMÁTICA

RAMON DA CONCEIÇÃO LEITE

ZDP E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO

BALSAS, FEVEREIRO DE 2021

RAMON DA CONCEIÇÃO LEITE

ZDP E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO

Trabalho de Conclusão do Curso, apresentado

para obtenção do grau de Licenciado no curso de formação pedagógica em matemática, da União Brasileira de Faculdades, UNIBF.

Orientadora: Profa. Phd Claudineia Conationi Da Silva Franco

BALSAS, FEVEREIRO DE 2021

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo verificar as contribuições de Vygotsky no processo de ensino-aprendizagem, que trabalha com os conceitos de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) além de inspirar os professores a conhecerem as teorias de Vygotsky, para auxiliá-los no ensino-aprendizagem da matemática pois esta matéria tem se tornado um verdadeiro tormento para os alunos nos dias atuais. Faz uma abordagem verificando o porquê do déficit de aprendizagem e apresenta novas propostas para o efetivo ensino da matemática, não tendo com isto, a pretensão de apresentar uma formula mágica que sanaria todas as dificuldades encontradas pelos alunos do

Palavras-chave: Escrever de três a cinco palavras representativas do conteúdo do

trabalho, separadas entre si por ponto.

ABSTRACT

This work aims to verify the contributions of Vygotsky in the teaching-learning process, which works with the concepts of the Zone of Proximal Development (ZDP) in addition to inspiring teachers to know Vygotsky's theories, to assist them in teaching-learning of mathematics because this subject has become a real torment for students nowadays. It makes an approach verifying the reason for the learning deficit and presents new proposals for the effective teaching of mathematics, not having, with this, the intention of presenting a magic formula that would solve all the difficulties found by the students of the

Keywords: Write three to five words representative of the content of the

work, separated by point.

  1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado é considerado imprescindível na formação de docentes capacitados. É através dele que o professor em processo de formação consegue conhecer o ambiente que trabalhará, ou seja a realidade dos alunos, da escola e os respectivos desafios de tal âmbito. Além disso, o estágio auxilia a entender diversas teorias através da experiência prática que conduzem ao exercício da profissão do educador. (SCALABRIN e MOLINARI).

Diante da importância do período da prática docente, o presente trabalho é fruto de uma experiência de estágio e alguns aspectos fazem parte da justificativa da pesquisa: a princípio, as dificuldades encontradas em sala de aula: alunos hiperativos, excesso de alunos por turma, desinteresse e falta de ânimo por falta dos educandos.

  Portanto, o referido trabalho será o resultado de estudos e análises acerca da teoria de Lev Vygotsky, Teoria Sociocultural através da ZDP, aplicada em sala de aula, na EJA. O objetivo principal é observar os efeitos da ZDP e suas respectivas contribuições durante o estágio de Matemática.

Ademais, têm verificado que a exploração de atividades e trabalhos em grupos podem colaborar para o desenvolvimento social e cognitivo dos educandos. Desse modo, Professores formados ou em processo de formação podem utilizar a ZDP na área de ensino-aprendizagem.

O projeto será aplicado na Escola Municipal Doutor José Bernardino Pereira da Silva, na Zona urbana do município de Balsas, Ma, na educação de Jovens e Adultos do Ensino fundamental. Para tanto, cerca de quarenta alunos participarão da pesquisa, com idades entre 16 a 20 anos de idade.

Por fim, no que se refere a estrutura do presente trabalho, a princípio, descrevo os objetivos a serem alcançados durante a pesquisa, em seguida ocupo-me com o referencial teórico, abordando perspectivas de estudiosos da área a ser investigada. Posteriormente, explicou a metodologia adotada para estudo, e finalmente apresento o cronograma com as etapas que constituem o projeto.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.2 Zona De Desenvolvimento Proximal (ZDP)

Segundo Vygotsky a ZDP é conceituada como sendo a distância entre os dois níveis de desenvolvimento: Desenvolvimento Potencial e Desenvolvimento Real. É nessa distância que a criança percorre um caminho aperfeiçoando potenciais habilidades, tendo como resultado um indivíduo capaz de realizar tarefas independentes, todavia, para que esse processo se torne eficiente é necessário auxílio, através das interações por um ser que esteja em uma fase de desenvolvimento superior ou que contenha mais experiência, como por exemplo: pais, docentes ou criança (Freire et al,2017).

Leite (2013) Cita que os conceitos trazidos por Vygotsky sobre aprendizagem usando ZDP parece permitir uma orientação com o novo paradigma em uma nova visão de entender a gestão de pessoas em um ambiente organizacional. Este paradigma que se apresenta colabora de forma benéfica para uma humanização do trabalho, procurando diminuir os efeitos e os desgastes dos pela rotina laboral competitiva, individualista e mecânica que se criou com o advento da industrialização e consolidação do capitalismo no século XX.

Portanto, a ZDP pode ser identificada em qualquer âmbito que contenha interações entre duas pessoas com conhecimentos divergentes ao realizar uma tarefa: na sala de aula, através de jogos ou em qualquer outro contexto de aprendizagem. Para figueiredo 2010, a ZDP facilita a compreensão de pais e professores em relação as dificuldades enfrentadas pelas crianças, e através das respostas delas, conseguem reconhecer as necessidades imediatas e consequentemente auxiliá-las no cotidiano.

2.3 Educação De Jovens E Adultos (EJA)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (228.9 Kb)   docx (123.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com