TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO

Trabalho Universitário: ESTUDO DE CASO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E APLICADAS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCUPLINA: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

JARDEL LOPES DUTRA

ESTUDO DE CASO – CAPÍTULO 04

MÓVEIS RA E UMA DECISÃO COMERCIAL ESTRATÉGICA

CAICÓ – RN

2014

QUESTÕES

01. Quais são os fatores que devem ser levados em conta no momento de se tomar uma decisão estratégica? Cite e explique os fatores do ambiente organizacional que devem ser levados em conta pelos Sr. Osmar e Sr. Salvador.

Como decisão pode ser descrita, de forma simplista, como uma escolha entre alternativas ou possibilidades, os administradores devem analisar essas alternativas, o que, muitas vezes, envolve a necessidade de estimular suas consequências e seus impactos na organização; devem calcular e gerir os riscos e as probabilidades que acompanham suas decisões; e, por mais sofisticadas que sejam as ferramentas de apoio à tomada de decisão utilizadas, é saber que a imprevisibilidade está quase sempre presente no processo decisório. É pelo prisma deste ultimo fator que cada situação de decisão pode ser organizada em uma escala que vai da completa certeza à completa incerteza de acordo com a disponibilidade de informação sobre cada alternativa e seus resultados.

Os fatores do ambiente organizacional que devem ser levados em conta pelos Sr. Osmar e Sr. Salvador são a certeza, o risco e a incerteza.

Certeza – Situação na qual toda a informação necessária para a tomada de decisão se encontra disponível. Nessas condições, o administrador conhece o objetivo a alcançar e tem informações precisas e confiáveis sobre os resultados e consequências de cada alterativa possível;

Risco – Situação na qual não é possível prever com certeza quais são os resultados associados a cada alternativa, mas há informação suficiente para estimar uma probabilidade de que determinado evento venha a acontecer. Essas probabilidades podem ser calculadas por meio de modelos matemáticos e estatísticos ou baseados na experiência e nos conhecimentos dos administradores. A grande maioria das decisões organizacionais é tomada em ambiente de risco;

Incerteza – Situação na qual a informação sobre as alternativas e suas consequências é incompleta. Nesse caso, os administradores não conseguem estimar com precisão os riscos associados a cada alternativa. Esse ambiente é característico de decisões que envolvem fatores fora do controle do administrador ou o desconhecimento de informações fundamentais, o que acontece quando se lida com novos mercados ou produtos. Algumas decisões empresariais são tomadas em ambientes de elevada incerteza.

02. Podemos dizer que a decisão a ser tomada pelos gestores é uma decisão do tipo programada ou não programada? Justifique sua reposta.

Poucas decisões gerências podem ser classificadas como totalmente programadas ou não programadas.

A decisão a ser tomada pelos gestores pode ser descrita como uma decisão com tendência àquela não programada.

O cenário que se encontra a empresa apresenta inúmeras características das decisões não programadas: necessita de soluções para resolver situações desestruturadas e pouco frequentes, para as quais a informação é incompleta e ambígua; requer decisões que, por sua importância para a organização, exigem que se desenvolvam uma resposta customizada; possuem caráter estratégico; necessita de um processo decisório e dependerá do julgamento dos tomadores das decisões da empresa, acarretará mais riscos e poderá não produzir os melhores resultados.

03. Com base no processo de tomada de decisão, identifique a situação da Móveis RA e faça o diagnóstico da situação desta situação.

A Móveis RA passa por um processo de análise acerca de seus faturamentos nos últimos anos. A sua produção, que está voltada exclusivamente para o mercado externo, vem sofrendo alguns retrocessos e consequentemente, seu faturamento passa por oscilações, oscilações essas decorrentes de toda uma conjuntura de fatores externos (situação econômica mundial, crises financeiras, concorrências, entre outros).

Face a estes acontecimentos, a direção da empresa, percebendo que isso poderá acarretar consequências negativas para a mesma, precisam tomar algumas decisões importantes para que a empresa volte a gerar os lucros esperados e possa se manter sólida no mercado de móveis, seja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com