TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO

Monografias: ESTUDO DE CASO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  309 Visualizações

Estudo de Caso

Capítulo 2 – A Evolução do Pensamento em Administração

Questões:

1- Identifique as teorias da administração cujos elementos e características podem ser utilizados para analisar o caso do McDonald’s.

Teoria Clássica da Administração.

2- Quais princípios da escola clássica de administração se manifestam na administração do McDonald’s? Dê exemplos.

Podemos citar a padronização dos serviços prestados em todos os restaurantes, o processo de seleção e a especialização e aperfeiçoamento do trabalho do colaborador e a remuneração baseada em incentivos materiais.

3- Qual é a relação entre a força de trabalho pouco qualificada do McDonald’s e o movimento de administração científica?

Ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência no nível operacional. A racionalização do trabalho, que envolve a divisão das funções dos trabalhadores e a forma eficaz de treinamento aos trabalhadores pouco qualificados para alcançar objetivos de produtividade.

4- Quais práticas motivacionais, inspiradas no enfoque comportamental, podem ser identificadas nesse caso? Qual é o resultado da adoção dessas práticas motivacionais?

Estímulos financeiros, necessidades ligadas ao emocional do trabalhador, auto-realização, desenvolvimento pessoal através do conhecimento da empresa e treinamento, além do plano de carreira. Como resultado, a eficiência aumenta.

5- Como a teoria dos sistemas pode ajudar na compreensão do caso McDonald’s?

Essa teoria permite entender como os diversos setores das organizações interagem entre si com um objetivo comum de modo a otimizar os processos.

6- Quais são algumas das contingências que influenciam a administração do McDonald’s no presente caso?

Tamanho da organização, internacionalização da marca, renda e gosto do consumidor, concorrência, tecnologia e características do ambiente interno.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com