TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO

Exames: ESTUDO DE CASO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  2.509 Palavras (11 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO ..................................................................................04

1.1--CONTEXTO ECONÔMICO BRASILEIRO E MUNDIAL: influências da crise europeia...................................................................................05

1.2-Contexto economico da região do vale do aço............................06

2-ESTUDO DE CASO..............................................................................06

2.1- Caracterização da empresa............................................................06

3.3.1-De acordo com a administração Geral........................................08

3.3.2-O contexto economico regional...................................................08

3.4.1-Sitema de comunicação................................................................09

3.4.2-Tipos de comunicação...................................................................09

3.4.3- DEPARTAMENTO RECURSOS HUMANOS.................................10

3.5-tecnologia e o desenvolvimento Humano......................................11

3.5.3-Importância dos portais cooperativos.........................................12

3.5.4-A Consul e portal coorporativo....................................................12

3-CONCLUSÃO........................................................................................13

4-REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................14

1-INTRODUÇÃO

O presente trabalho propiciar uma visão sistemica aos alunos sobre os processos existentes dentro de uma organização.

Neste contexto, a presente análise justifica-se como um exercicio de interdisciplinaridade em Teorias da Administração, Análise Economica Social, Tecnologia e Desenvolvimento Humano. Na realização da atividade proposta foi utilizada a metodologia exploratória, realizada por meio de um estudo de caso.

O objetivo geral é identicar a presença das teorias estudas no cotidiano da empresa e de que forma, estas contribuem para o sucesso da empresa ou não.

1-CONTEXTO ECONÔMICO BRASILEIRO E MUNDIAL: INFLUÊNCIAS DA CRISE EUROPEIA

De acordo com um relatório elaborado pelas organizações das nações Unidas - ONU a economia mundial está à beira de uma nova recessão. Houve uma piora para as principais economias do mundo. No entanto, mesmo com essas crises, o Brasil continuará a crescer, um crescimento desacelarado, mas, com PIB 3,8%, para 2013.

Ainda segundo a ONU, a contínua crise de desemprego nas economias mais desenvolvidas, puxarão para baixo o crescimento da renda nos países em desenvolvimentos. Assim, Brasil deve sofrer desacelerações econômicas mais visíveis. Espera-se contudo que o país consiga se manter firme na sua rota de desenvolvimento. Para isso, o governo brasileiro tem tomado medidas inovadoras no sentido de reduzir aos poucos a taxa básica de juros e controlar a taxa de câmbio.

Soma-se a isso, as medidas adotadas no sistema financeiro, em que Caixa e Banco do Brasil passaram a reduzir seus juros. Essas medidas, trouxe todo o mercado financeiro para novos patamares. Essas mudanças pró-ativas além de favorecer o crescimento econômico, movimenta o mercado consumidor e reativa o esforço exportador das indústrias.

Na atual conjuntura mundial, países como os EUA, Japão e Reino Unido são afetados pela crise europeia, encontram-se endividados. Até mesmo a Alemanhã considerada um grande centro financeiro sofre os efeitos do desastre econômico-financeiro da Zona do Euro.

Sendo, a oitava economia mundial, o Brasil oferece grandes oportunidades de negócios. Analisando através dos critérios do Produto Interno Bruto, o país, está entre os 20 maiores exportadores mundiais. Assim, as medidas adotadas podem colocar o país em vantagem competitiva em um momento mundial decisivo, onde vários países se encontram em crise financeiras.

1.2-Contexto econômico da região do vale do aço

Ipatinga é cidade chave da Região Metropolitana do vale do Aço. Apresenta alto índice de desenvolvimento. Infraestrutura bem organizada. Possui aproximadamente 250 mil habitantes. O grande motor de desenvolvimento da cidade se deve USIMINAS, localizada no município. O comércio da Região também é forte. O IDH da região é alto, o poder de consumo grande. O Produto Interno Bruto- PIB de Ipatinga é o maior de sua microrregião, sendo seguido por Timóteo, destacando-se na área Industrial. De acordo com o IBGE(2005), Ipatinga possuía R$ 5 509 973 mil no seu Produto Interno Bruto. Desse total 6 182 516,210 mil são de impostos sobre produtos líquidos de subsídios. O PIB per capita de R$ 25 577,18, dos 5.565 municípios brasileiros.

A Industria ainda é o setor mais relevante para a economia ipatinguense. 2 664 623 reais do PIB municipal são do valor adicionado bruto da indústria (setor secundário). Cerca de 20 a 30% da produção industrial do município é gerada pela USIMINAS - Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais - e sua subsidiária a Usiminas Mecânica (USIMEC).

2-Estudo de Caso: CONSUL

A atividade supermercadista é uma das maiores do setor varejista brasileiro, representando mais de 20% do comércio em geral. Sendo assim, a disputa por uma fatia desse segmento é enorme. Desse modo, é preciso agregar valor e atingir uma maior eficiência operacional e montar uma estratégia eficiente, para a organização, que passa pela capacidade de desenvolver as competências necessárias para que a implantação das estratégias tenha o resultado esperado

2.1- Caracterização da empresa

Para desenvolvimento do trabalho, a empresa a ser analisada é uma Cooperativa de consumo - CONSUL. Esta empresa foi fundada em 1974. No inicio de suas atividades a Cônsul era uma cooperativa que atendia apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com