TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO

Trabalho Universitário: ESTUDO DE CASO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  3.636 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDOS DE CASO

DESENVOLVER O LEVANTAMENTO DOS PROBLEMAS

CONFECCIONAR OS DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM.

Senhor D.M.J., 55 anos, primeiro dia de internação hospitalar em UTI por IAM (infarto agudo do miocárdio), acordado, lúcido, orientado, ansioso, monitorização de múltiplos parâmetros, acesso venoso periférico por Catéter Venoso Periférico em terço médio do braço, repouso absoluto no leito, hipertenso (180x100mmHg), hipocorado, micção espontânea, eliminação intestinal ausente 07 dias.

C.M.S., 65 anos, natural de Queluz/SP, aposentado. Refere dor intensa, de início súbito com forte intensidade em braço E, com irradiação para a mandíbula, há aproximadamente 2 horas associada à parestesia e náuseas. Relata uso de captopril 25mg. Ainda estava deitado quando iniciou os sintomas e que fez uso de dipirona achando ser uma dor passageira, porém como não houve melhora procurou o Pronto Socorro. Tem esofagite de refluxo, HAS de longa data e DM tipo 2. Nascido de parto normal, a termo, amamentado, vacinado, com crescimento e desenvolvimento compatíveis com a idade. Tabagista de 01 maço de cigarro dia; estilista de bebida destilada 3 a 4x na semana. Cursou ensino fundamental e trabalhou como garçom; reside em casa própria de alvenaria com água encanada e saneamento básico, tendo esposa e um filho de 30 anos solteiro e desempregado atualmente. Lúcido, orientado, Glasgow 15, isocórico, hidratado, hipocorado, taquicardico, hipertenso, afebril, eupnéico, pulso braquial palpável, ABD: globoso, flácido, timpânico, com RHA+, indolor a palpação e percussão. Eliminação intestinal ausente hoje e micção com disúria.

L.C.P., 46 anos, sexo masculino, casado, três filhos, foi internado para compensação de insuficiência cardíaca congestiva. Na entrevista de admissão informou fazer acompanhamento ambulatorial e que estava usando furosemida, digitálico, antiarritmico e inibidor de enzima de conversão de angiotensina. Não sabia para que serviam essas medicações. Referiu também Ter sido orientado para ingerir no máximo 800 ml de líquidos por dia, a fazer repouso e a usar pouco sal na alimentação. Acreditava que a água é essencial para a vida e por isso não seguia a recomendação de restrição. Fazia o repouso porque sentia muita falta de ar quando fazia qualquer atividade e seguia a recomendação de usar pouco sal. Informou urinar 2 ou 3 vezes por dia em pequenas quantidades e que no último mês ganhou 3 Kg apesar de não ter modificado sua alimentação. Ao exame físico identificou-se: FR=38 mov/min; respiração superficial e rítmica; presença de estertores em bases pulmonares; intolerância ao decúbito dorsal horizontal; FC=98 bat/min; pulso arrítmico, estase jugular à 45 graus; T (axilar)=36 graus Celsius; PA=100/60 mmHG; edema intenso de extremidades inferiores; palidez cutânea, diminuição da massa muscular do membro superior esquerdo e unhas dos pés compridas e sujas.

MFS, 57 anos, sexo feminino, divorciada, tem ensino fundamental completo, do lar. Vive com a filha e com a neta. Interna no Hospital Universitário com Diagnóstico médico de Broncopneumonia a Esquerda. Conta que há 1 semana apresenta febre, tosse produtiva e dor torácica. Diz ter dores contínuas nas pernas, quadril e msd por ter fibromialgia, e também no peito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com