TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO

Trabalho Universitário: ESTUDO DE CASO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A AIDS (Acquired Immuno Deficiency Syndrome) é uma doença que já ultrapassa décadas, e também considerada uma pandemia por já ter sido observada em todos os continentes, mas, ainda há uma grande resistência entre as pessoas em aceitá-la e comprendê-la (SEGURADO, 2001).

Segundo Brasil (2002), esta síndrome foi identificada entre os homens na década de 80. No inicio, a doença esteve relacionada aos chamados grupos de riscos, idéia que contribuiu para isolar e descriminar as vítimas da AIDS. Hoje, deixou de ser importante o que se denominou de grupo de risco, fala-se, no entanto, de um comportamento de risco, pois independentemente do grupo a qual pertence o indivíduo, sabe-se que todas as pessoas podem vir a ser afetadas por esta epidemia.

Com a desmistificação da causa desta doença, os estudos científicos constataram a ocorrência da AIDS entre pessoas hemofílicas, transfundidas, em usuários de drogas e crianças filhas de mães infectadas (FRANÇA, 2000). Segundo Brunner e Suddarth (1996), pode-se encontrar o vírus do HIV em sangue, hemoderivados e leite materno.

Desta forma, percebi que dentre os profissionais que cuidam da saúde das pessoas soropositivas, o enfermeiro é aquele profissional que sempre tem uma atuação relevante no processo de apoio aos mesmos, no sentido de propiciar a aceitação, compreensão e conhecimento sobre a doença.

METODOLOGIA

Este estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica, que segundo Lakatos e Marconi (1991) é um tipo de pesquisa que abrange grande parte da bibliografia publicada acerca de um tema de estudo, que vão desde: publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, materiais cartográficos e etc., até meios de comunicação orais: rádio, gravações em fita magnética e audiovisuais: filmes e televisão.

OBJETIVO GERAL:

 Estabelecer intervenções de enfermagem a fim de obter resultados positivos na tentativa de minorar o sofrimento, oferecendo apoio aos mesmos, no sentido de propiciar a aceitação, compreensão e conhecimentos sobre a doença.

PROCESSO DE ENFERMAGEM FRENTE AOS PACIENTES SOROPOSITIVOS

O desenvolvimento da prática assistencial de enfermagem com a utilização de um suporte teórico metodológico a lhe dar sustentação faz com que a atuação de tais profissionais tenha um caráter previsível e coerente quanto ao alcance de metas e padrões assistenciais mínimos para o desempenho profissional.

O trabalho da enfermagem encontra-se inserido em todas as fases da epidemia de HIV/AIDS, haja vista objetivar o cuidado a todos os indivíduos e grupos sociais, desde um estado supostamente sadio até a emergência de determinados agravos. No entanto, não se pode esquecer que durante a prática profissional, no concernente ao HIV/AIDS, encontra-se o risco de contaminação – em função da possibilidade de acidentes com materiais biológicos – e o convívio com as consequências da doença, o que resulta em um tipo de representação social sobre a AIDS e seus atingidos, bem como certas práticas de proteção.

As etapas do processo de enfermagem incluem: a coleta de dados, a elaboração de um julgamento a respeito do cliente a partir destes dados, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com