TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO GOOC

Trabalho Universitário: ESTUDO DE CASO GOOC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  6.438 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de Caso – Goóc

1- Que fatores foram determinantes na decisão de Nghia de criar a Yepp (posteriormente Goóc)?

Entre os principais fatores de decisão na criação e sucesso da atual empresa Goóc o fator determinante, a meu ver, foi a ideia que resultou da visita ao museu na viagem que Nghia fez em busca de novidades. A ideia de adaptar as papetes tornando-os mais confortáveis e práticos, logo, agradando os brasileiros abriu as portas do sucesso para Nghia e sua empresa.

2- Com base nas informações disponíveis nesse relato, o que se pode deduzir sobre o perfil comportamental do empreendedor?

A proposta de Nghia para a criação da empresa Yepp/Goóc apresenta seu criador, Thai Quang Nghia, como exemplo de sucesso de um empreendedor inovador, que demonstrou inteligência ao buscar na reciclagem a matéria prima para a elaboração dos seus produtos ecologicamente corretos.

3- Como se explica o sucesso da empresa?

O sucesso da Goóc resulta de uma combinação de empreendedorismo e sustentabilidade. Empreendedorismo, pela iniciativa de Nghia em idealizar, planejar e executar a implantaçãode um novo negócio que gerou desenvolvimento econômico e social a um país. Sustentabilidade, levando em conta o fato de que a matéria prima necessária para desenvolvimento do negócio provém da reutilização de materiais reciclados, de forma que não se esgotem e permitam que o negócio perdure indefinidamente.

4- O que se pode deduzir sobre a empresa Yepp como sistema? Quais são seus insumos processos e resultados?

O sistema que movimenta a empresa Goóc começa pela reciclagem, tratamento e transformação dos pneus que enquanto matéria-prima fazem a função dos insumos da empresa, o processo seria todo o caminho percorrido pelo pneu desde a sua retidas das ruas,rios até o etiquetamento das sandálias. Os resultados apresentados são de sucesso e lucros inquestionável dos produtos.

5- Quais foram as principais etapas no processo de criação da empresa? Que avaliação Nghia fez para decidir lançar o empreendimento?

O processo de criação da empresa começou a partir do momento em que Nghia começou a ver na venda de bolsas, herdadas de uma dívida, um possível negócio de sucesso, passando aconfecciona-lás, com o aumento no negócio de bolsas Nghia saiu em busca de uma nova ideia, quando em 2003, inspirado pelas papetes utilizadas pelas figuras antigas, decidindo adapta-lás. Três meses depois surgiu a primeira sandália de pneu reciclado do Brasil, se tornando sucesso total, chamando atenção de grandes redes como C&A e Renner. O sucesso dos produtos da Yepp foi tão grande que dentro de um ano a empresa confeccionou 1,2 milhão de pares de calçados e bolsas, recebendo investimento de 2 milhões em uma nova unidade de fábrica da empresa e três lojas centro.

6- O que se aprende sobre empreendedorismo com esse caso?

Tendo como exemplo a empresa Goóc aprende-se que ter inovação aliada a conhecimento como ponta pé inicial do empreendimento influencia diretamente no resultado esperado. Criatividade e planejamento também são imprescindíveis para o sucesso do empreendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com