TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: "Minha Terra Tem Palmeiras"

Casos: ESTUDO DE CASO: "Minha Terra Tem Palmeiras". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir tem como objetivo mostrar como a gestão contribui para a elaboração e sucesso de um projeto.

No texto “Minha terra tem palmeiras” pode-se observar que a motivação, planejamento, participação, liderança, capacitação, desenvolvimento econômico, ética, moral e valorização pessoal foram fundamentais para a melhoria de vida de uma população.

Tais aspectos são estudados nas disciplinas de Gestão de Pessoas, Processos Administrativos, Ética, Política e Sociedade e Introdução a Economia e neste trabalho esses pontos serão destacados.

2 DESENVOLVIMENTO

Minha terra tem palmeiras

(1999 - 2002 : MARANHAO)

O texto “Minha terra tem palmeiras” demonstra um projeto de sucesso realizado no município de Lago do Junco no Maranhão.

Esse projeto foi realizado pelo Sebrae com parcerias da Prefeitura da cidade e lideranças comunitárias.

Para um projeto ter início deve-se estudar o local de implantação e as condições e necessidades encontradas. Essa ação garante o início de um projeto de sucesso. Isso aconteceu quando o Programa Comunidade Ativa do governo federal apontou a cidade de Lago do Junco como uma das escolhidas para realizar a experiência-piloto de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (DLIS).

A pesquisa das condições locais da população e suas necessidades iniciou tal projeto.

Com todos os dados colhidos a elaboração foi concretizada. A implantação de um horto de plantas medicinais e de um laboratório para a manipulação de fitoterápicos.

Esse projeto passa a ser planejado e entende-se que é necessário a participação da população, motivação e capacitação. Para isso é realizado seminários buscando sensibilizar a comunidade para a questão do desenvolvimento sustentável, Fórum e cursos sobre liderança e “Saber Empreender”.

Foram traçadas metas e objetivos devidamente registrados em uma Agenda Local de Pacto.

Com a implantação do projeto e seu sucesso, foram ampliando os objetivos e vislumbrando um desenvolvimento também econômico para todo município.

O projeto passou por novas orientações técnicas, novos experimentos foram feitos para que se implantassem também a Farmácia Verde.

Isso fez com que a economia do município aumentasse e com isso novos recursos foram conseguidos. Mudou também a infra-estrutura da cidade com ruas asfaltadas e saneamento básico.

Porém o sucesso do projeto teve suas bases fundamentadas em instituições idôneas, respeitando as tradições e a cultura do povo.

O projeto não mudou apenas a estrutura física de Lago do Junco, mas também foi uma mudança de postura, no modo de observar novas formas de viver.

A economia dos remédios fisioterápicos foi uma grande economia para o município com efeitos multiplicadores no projeto, beneficiando a cada dia a população e curando doenças.

3 CONCLUSÃO

Podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com