TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO VALE

Artigos Científicos: ESTUDO DE CASO VALE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

Práticas de Gestão -

Resposta do texto da aula 2 (Quanto “Vale” Roger Agnelli )

1) Os exemplos são: Habilidade Humana, habilidade Conceitual e Habilidade Técnica. Cada uma dessas habilidades se tornava expressiva naquele momento e menos em outro. No início o que fez uma grande diferença foi a comunicação que ele estabelecia se tornando um referencial já que ele era uma das poucas pessoas que falava inglês e assim os relacionamentos foram conquistados - neste momento prevaleceu a Habilidade Humana do executivo. Na reestruturação da empresa, contou a experiência de Agnelli adquirida no Bradesco - nesse caso prevaleceu a Habilidade Conceitual. A formação em economia ajudou muito, o que pode ser caracterizado como a prevalência da habilidade Técnica.

2) Os principais problemas foram:

1º As divergências administradores da CVRD quanto ao rumo estratégico do negócio.

2º Convencer os acionistas acerca de um plano estratégico que focasse somente as áreas de mineração e logística;

3º Desvincular a imagem da empresa privatizada com a da época estatal;

3) Por ser considerado um líder responsável pela excelência dos resultados de uma empresa conhecida mundialmente, Agnelli conquistou influência mundial e pela dedicação surpreendente ao trabalho, o executivo tem servido de exemplo aos demais funcionários. Segundo Mintzberg, com tal postura, o executivo está desenvolvendo o papel INTERPESSOAL. A atitude de Roger de reunir sua cúpula diretora em uma única sala, forma de agilizar a comunicação e torná-la frequente, pode ser caracterizado como aquilo que Mintzberg classificaria de Papel de INFORMAÇÃO. É quando o executivo se comporta como monitor e tenta entender o que se passa a sua volta. Pode-se tomar como exemplo de líder no Papel de DECISÃO o momento em que o novo Presidente da Vale resolve vender todas as empresas que não possuem ligação com o minério. Convencer os acionistas para esta e outras estratégias era tarefa de muito risco.

4) Roger Agnelli possui alguns traços de um típico administrador brasileiro, mas não se encaixa nesse perfil. São evidentes o personalismo, no qual é demonstrado na capacidade de liderança e influência sobre os demais; postura de espectador, pois conquistou o respeito e admiração dos grupos, e assim, também a responsabilidade de conduzir a companhia; paternalismo: devido as responsabilidades adotadas por ele e o comando das relações interpessoais e tomada de decisões; flexibilidade: ao vender negócios sem ligação com a empresa e investir o lucro em negócios relacionados a área.

5) Sim. Roger Agnelli foi fundamental para a expansão na área da mineração e com todo o sucesso, possui “o mapa da mina” para continuar a sua trajetória bem sucedida com a AGN Participações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com