TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  16/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.258 Palavras (14 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 14

1. INTRODUÇÃO

O objetivo do seguinte relatório é mostrar as experiências vividas no estágio supervisionado feito na educação infantil, na Escola Municipal Pedro Rodrigues Gaia. Diante disto é de grande relevância destacamos sobre a importância do estágio pois é uma etapa indispensável no processo da formação do docente e no aprender do discente.

A aprendizagem não se limita somente conteúdos didáticos, pois a mesma inclui meio ambiente meio social e também mídia essas intervenções feitas dão o sentido do estudo sobre cultura, uma vez que só seria usado o termo para algo que manifeste valor ao meio, é da própria sugestão, porem muitas das vezes e feita intervenção humana, quase sempre prejudicando seu desenvolvimento.

SAVIANE (2007 p 43) a principal estratégia utilizada para a organização do ensino tendo em vista o objetivo de atrair os ‘gentios’ foi agir sobre as crianças [...].

Nessas condições e devidamente que ensinar também é aprender pois a aprendizagem é algo contínuo a cultura dos educandos também é uma fonte inesgotável de conhecimento, cada público de alunos tem crenças e valores diferentes, sabe-se que como diz Freire a cultura não e só a manifestação artística ou intelectual que se expressa no pensamento.

Em virtude dessa, significará um passo importante do estagiário ter a capacidade de se encontrar com a realidade social da educação e a partir dessa relação começar passar o seu amanhã como profissional da educação onde quer que se encontre. O estágio e um momento que permite que os profissionais passam exercer os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso.

PIMENTA 2005 p.42 [...] no lugar de saberes profissionais, deslocava do trabalhador para o local de trabalho a sua identidade, ficando este vulnerável a avaliação e controle de suas competências definidas pelo posto de trabalho.

Nesse contexto pode dizer que todo profissional estará sujeito a avaliações vindas do seu local de trabalho, ou estagio que é o caso, desta forma pode-se dizer que formações continuadas de professores contribuem e muito profissionais preparados crescem isso ajuda muito na sua capacitação.

Outro ponto de suma importância é a presença de projetos eles ajudam no ensino, nos últimos anos os projetos escolares vêm crescendo eles são uma motivação ajudam na participação e ‘interação dos educandos os trabalhos’ com projetos que desenvolvem interação, participação, conhecimento, e trabalha o falar em público.

Esses aspectos são todos desenvolvidos, uma vez que os alunos estudam o tema e apresentam, e na casa destes os jogos foram muito presentes na turma regida.

Durante o estágio houve muitas atividades lúdicas foi decidido fazer isto por que o lúdico ajuda no entendimento, as experiências vistas ao longo dos anos farão o professor analisar as necessidades de cada público estudado.

Frente a realidade qualquer iniciativa que ajude no papel de formadores de opinião acrescentará muito tanto curricularmente como na prática.

O presente estágio também mostra que os graduandos devem observar as formas de avaliação já que não se deve avaliar os discentes apenas com provas. Nessa perspectiva o estágio exigidos no curso de licenciatura em pedagogia será de suma importância para compreender a vida em sala de aula, as avaliações feitas por professores devem agir como um todo, professores, e alunos devem estar no mesmo mundo, falar a mesma linguagem, utilizar como ponto de partida e meio que o aluno viver e avaliá-lo de acordo com tudo isso, pois o professor deverá ser reconhecedor da realidade.

(PIMENTA 2004, p.43) No estágio de cursos de formações de professores compete possibilitar que os futuros professores compreendem a complexidade das práticas institucionais e das ações ou praticadas por seus profissionais como alternativa no preparo para sua inserção profissional.

Com esta visão pode confirmar que a intervenção oportuniza o educador realizar um trabalho baseado nas observações, mas que estejam relacionados a teoria, aproximando-se da realidade do discente.

Dessa maneira o estágio é uma prática importante, pois possibilita grandes benefícios para aprendizagem humana.

Contudo, foi possível absolver diversas experiências, estas serviram para convívios futuros em sala de aula. Outras informações relacionadas aos alunos, aspectos relacionados a instituição serão apresentados a seguir para melhorar o entendimento do relatório, informações essas obtidas através de dados do PPP da escola e outras fontes de pesquisas.

2. DIAGNÓSTICO DA MATRIZ

2.1 Identificações da Escola

A unidade de ensino Escola Municipal Pedro Rodrigues Gaia criada pelo ato de criação lei municipal nº1.34/44 com registro no INEP nº 27014878, tendo como entidade mantedora a Secretaria Municipal de Educação de Palmeira dos Índios. A instituição escolar é administrada pela diretora Ilma Ribeiro de Alcântara sua habilitação profissional é em pedagogia e especialista na administração escolar, como também pelos coordenadores pedagógicos: Zenilda Nascimento da Silva, graduada em Geografia e especialista em História do Nordeste, e pelo Eginaldo dos Santos Costa, graduado em química. O ensino da escola é avaliado pelo IDEB tendo como nota de 4.6 no ano de 2017.

2.2 Marco Situacional da Escola

A escola Municipal Pedro Rodrigues Gaia está localizada no Povoado Coruripe da Cal município de Palmeira dos Índios-AL, situada nas proximidades de uma Rodovia Federal (BR-316) á 10 km da cidade. Por ser uma escola localizada no campo ela conta com uma clientela diversificada nos aspectos socioeconômicos e religiosos. Devido à mudanças diretores não se tem a data e ano de inauguração da escola, contudo, nos informaram que está em média de 45 anos que foi fundada. O nome da escola é em homenagem ao avô do Pedro Rodrigues Gaia por ter sido uma pessoa de destaque na sociedade.

2.3- Estrutura Física

No que concerne ao espaço físico a escola possui 5 salas de aula, de modo que 2 salas são compostas por ventiladores, mesa e cadeiras, 2 salas com ar condicionado e carteiras universitárias. Em todas as salas possui armário, mesa para professor e quadro branco, e 1 sala multifuncional (AEE), climatizada e equipada por mesa, cadeiras, quadro branco, 1 estante com jogos pedagógicos, computadores, 1 notebook e com um banheiro para os especiais. A unidade de ensino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com