TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO INFANTIL PARTE I

Por:   •  16/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.889 Palavras (12 Páginas)  •  988 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE DE UBERABA

TRABALHO APRESENTADO Á DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA.

UNIUBE – MG

PÓLO DE NOVA GRANADA – SP

2015

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO:

EDUCAÇÃO INFANTIL PARTE I

Trabalho apresentado a Universidade de Uberaba como parte das exigências para conclusão do Curso de Pedagogia Etapa 4.

UNIUBE – MG

PÓLO DE NOVA GRANADA – SP

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ...............................................................................................04

2. DESENVOLVIMENTO..................................................................................05

2.1 A escola e a sua história: conhecimento da história da instituição escolar da Pré-Escola Turma da Mônica.....................................................................................05

2.2 A escola e sua cultura: a organização do tempo e do espaço escolar da Pré-Escola Turma da Mônica................................................................................................06

2.3 Os fundamentos do Projeto político da escola da Pré-escola Turma da Mônica..................................................................................................................07

2.4 A prática do Projeto Político no cotidiano da escola: conhecimento e análise da prática do projeto político pedagógico, da Pré-Escola Turma da Mônica; e do Referencial Curricular da Educação Infantil - RCNEI...................................09

3. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES......................................................10

4. REFERÊNCIAS................................................................................................11

1-INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por objetivo relatar as observações do Estágio Supervisionado I, para o curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba – Educação à distância – UNIUBE, realizado com cumprimento de 120 horas em Educação Infantil, na Pré Escola Turma da Mônica, situada na rua Higino Florêncio de Souza nº 430, no bairro de vila de furnas, em Fronteira- MG.

Durante o estágio supervisionado foi observado a história e a cultura da escola, o trabalho da diretora – coordenadora pedagógica, os fundamentos do projeto político pedagógico e sua influência no cotidiano da escola.

É o momento de ampliar alguns conceitos adquiridos no período do curso de Pedagogia e que seja um momento de aprendizado, um momento de tirar dúvidas, de integrar-se ao novo ambiente em que iremos trabalhar, e que a partir da observação da atuação de outros profissionais da área, poderemos formar um perfil de professor que queremos ser.

Contudo, o estágio proporciona um olhar cientifico da verdadeira realidade presenciada na escola, podendo assim, compreender a complexa relação que há entre a teoria e a prática no trabalho de um docente da Educação Infantil.

A observação é fundamental para a aquisição de conhecimento e experiência para atuar com os educandos da Educação Infantil.

A observação foi participativa, pois é impossível não estar junto aos educandos e não participar, conhecer cada um e não se apaixonar, por eles e pela forma dinâmica que é o educar e o cuidar da Educação Infantil.

2-DESENVOLVIMENTO

2.1-A escola e sua história

A Pré-Escola MunicipaI de Educação Infantil ‘‘Turma da Mônica’’, foi fundada em 02 de setembro de 1993, no governo vigente do prefeito Ramiro Passuelo. O espaço físico desta escola guarda relações com as políticas públicas para a educação de sua época de fundação, a mesma encontra-se localizada na Rua Higino Florêncio de Souza nº 430, no bairro de Vila de Furnas no município de Fronteira-MG, seu prédio é mantido numa área de 732,16 m², dividido em 14 blocos, cada bloco contendo 4 salas de aula, 3 banheiros, uma cozinha e um refeitório bem pequeno, e no geral a rede física encontra-se em boas condições de uso.

A rede física é pintada das seguintes cores branco e rosa, tendo seus espaços internos branco rosa.

A clientela da Pré–Escola ‘‘Turma da Mônica’’ atende 160 alunos, sendo 8 turmas, com 80 alunos por turno, 20 alunos por série, são atendidos crianças de 4 e 5 anos de idade, de todos os níveis, sem distinção de raça, cor, religiosidade e inclusive os portadores de necessidades, etc. A escola oferece aos seus alunos oficinas de artesanato em geral, atividades desportivas e de laser como, capoeira, sendo aulas ministradas por pais voluntários.

Seu bairro a maior parte é de classe média baixa, não é um bairro violento, é bem localizado e supre as necessidades dos moradores, e é um bairro muito arborizado. Há também saneamento básico, telefones, iluminação, asfalto, postos de saúde, supermercados, padarias, há também o clube de Furnas onde fica um espaço de lazer para comunidade, onde as vezes são feitos os passeios com as crianças da escola.

A Pré-Escola ‘‘Turma da Mônica’’ recebe verbas, ela é mantida pela mantenedora municipal de Fronteira, sendo destinada a merenda e material escolar, ela possui 18 funcionários, sendo 11 professores alguns com Magistério e outros com Licenciatura em Pedagogia, entre eles uma Gestora e uma Coordenadora, 4 merendeiras, com ensino médio, 2 vigias da escola e uma secretaria, também com ensino médio. E a mesma não abre o seu espaço para a realização de eventos da comunidade.

2.2-A escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (120.7 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com