TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  21/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.679 Palavras (11 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade de Uberaba

Instituto de Formação de Educadores

Pedagogia

RUTH VIEIRA PEREIRA DOS SANTOS

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL – PARTE II

ETAPA V

ANCHIETA_ES

2015

Universidade de Uberaba

Instituto de Formação de Educadores

Pedagogia

RUTH VIEIRA PEREIRA DOS SANTOS

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL – PARTE II

ETAPA V

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba como parte das exigências à conclusão do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório à Educação Infantil – Parte II, da Etapa V do Curso de Pedagogia a Distancia – EaD.

ANCHIETA_ES

2015

SUMÁRIO

Introdução.......................................................................................02

Desenvolvimento............................................................................03

O espaço da sala de aula..............................................................04

Planejando o exercício da docência ..............................................05

Pensando e avaliando o exercício da docência.............................06

Entrevista com o professor.............................................................07

Entrevista com o aluno....................................................................08

Plano de aula...................................................................................09

Avaliação ........................................................................................10

Cosideraçãoes:................................................................................11

Referencias....................................................................................12

ANEXOS..............................................................................................13 a 21

INTRODUÇÃO:

O relatório de estagio tem como objetivo relatar os acontecimentos do Curricular em Educação Infantil, onde o mesmo foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “EMEIEF em PARATI”, em ANCHIETA ES. O objetivo do mesmo é de observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, como prática pedagógica, buscando praticar o que na teoria já foi estudada, e assim firmar uma prática que seja significativa tanto para mim quanto para aqueles que me rodeiam. Foi realizado durante esta etapa 5 do curso de pedagogia a atividade: “O espaço da sala de aula”,” A vivencia da sala de aula na perspectiva dos alunos e professores”, “Planejamento o exercício da docência”, “Pensando e avaliando o exercício da docência”. Através de observações e registros encontram-se descritos neste trabalho as observações não só do processo em sala de aula, como também, do ambiente escolar como um todo.

2

DESENVOLVIMENTO:

O estágio foi realizado no período de 02/03/2013 a 03/04/2015 na E.M.E.I.E. F “PARATI”, Rua Manoel Miranda Garcia Parati Anchieta– ES. Entidade Mantedora: PMA-Decreto n° 1.890 de 02/02/2006. Hoje, sendo representada pela diretora Rosimere Espini Braz a mesma me avalia no estagio presente. Nesta instituição acontece o atendimento aos níveis de ensino de Educação Infantil (1 anos a 06 anos) e ensino fundamental (1º ao 5ºano).

No dia02 de março, às13 horas iniciamos o estágio, em uma sala de educação infantil (maternal 1), a turma conta com O8 alunos com a faixa etária entre 02 anos e 03 anos. Começamos então a realizar um estudo do espaço da sala de aula, mas antes de entrarmos na sala de aula observei que os alunos tinham uma rotina, que ao tocar o sinal cada turma fazia uma fila, cantavam musicas infantis como (o sapo não lava o pé, sexta feira dia de alegria, jacaré na lagoa.) logo depois eram acompanhados com seu professor seguiam para a sala de aula, turma por turma, uns no 2° andar e os menores no térreo que foi onde eu fiquei. Ao chegar à sala os alunos eram bem recebidos e acolhidos pela sua professora, que iniciava a sua aula sempre com uma oração e uma “musiquinha” pipoca atirou o pau no gato e festa no céu. E após cantar todas as musiquinhas era hora de realizavam algumas atividades de rotina como: chamadinha, quantos somos, a professora lia os combinados para turma uma vez que eles eram muito pequenos e não sabiam ler. E por volta das 14:00hs os alunos iriam para o refeitório fazer o lanche da tarde na verdade era um almoço pois nas escolas de Anchieta não dão lanches e sim comida, e em seguida retornavam à sala de aula.

3

Espaço na sala de aula:

O espaço sala de aula é espaçoso e bem organizado com tapetes emborrachados, as mesas não são de acordo coma idade das crianças uma vez que no turno da manhã funciona o ensino fundamental, a professora pra não machucar as crianças ela coloca as carteiras todas no canto, na hora das atividades de colagem,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com