TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Por:   •  6/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  1.885 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 4]

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

  1. Dados do aluno

DADOS DO ALUNO

Nome

 Viviane da Silva Maciel

RGM

 

Curso

 Pedagogia

Instituição

 Unifran - Universidade de Franca

Disciplina

 Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Ano/semestre de

realização do estágio

 4º Semestre / 2017

  1. Introdução

O presente relatório de estágio supervisionado infantil é composto por atividades das seguintes disciplinas: o cuidar, o brincar, o aprendizado e principalmente o desenvolvimento da criança.

O estágio de observação é um importante momento de reflexão sobre as práticas pedagógicas, metodológicas e gestão de salas de aula.

Como futura professora foi possível iniciar as observações para a reflexão sobre a teoria e a prática. As atividades que compõe esse relatório são: caracterização da escola estagiada, trabalho das atividades observadas seguidas de relatórios, plano de regência, relatório de regência, considerações finais e os anexos.

  1. Caracterização da Escola

 A EMEI Maria Luiza de Oliveira Silva, situa-se na Rua: Neusa Aguiar de Castro S/N, no bairro Jardim Aeroporto na cidade de Panorama SP, CEP 17980-000. Ela atende crianças de 0 a 4 anos, sendo distribuído em: 1 Berçário I, 1 Berçário II, 1 Maternal I- A, 1 Maternal I- B,1 Maternal II- A e 1 Maternal II-B.

A EMEI atende esse ano de 2017 um total de 92 crianças em período integral. O horário de funcionamento da EMEI é das 06:45 ás 17:20hrs, sendo que o horário sofre alterações por conta de alguns pais que necessitam de um horário especial por sair do serviço mais tarde.

O prédio possui 6 salas de aulas, 1 sala da diretoria, cozinha, berçário, banheiros em todas as salas , banheiro adaptado para alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, refeitório, dispensa, área verde, lavanderia e um banheiro para funcionários e conta e com 21 funcionários.

A EMEI funciona em prédio próprio e a manutenção da instituição ocorre através dos setores da Prefeitura Municipal. Ela também possui vários recursos materiais como: computadores administrativos, televisores aparelhos de DVD, retroprojetor, impressora, aparelhos de som, projetor multimídia, câmera fotográfica/ filmadora.

O acervo de literatura infantil conta com uma infinidade de livros de pano, de plástico, livros que saltam aos olhos quando abertos, filmes infantis e todo tipo de material que é necessário para dar suporte ao aluno como: lápis, giz de cera, caderno, massinha e papelaria em geral. Também há uma diversidade de brinquedos pedagógicos como blocos de montar, carrinhos bonecas entre outros.

  1. Perfil dos professores

Professor (a)

Ano que atua

Formação

Tempo de docência

Tempo de trabalho nesta escola

   Sueli

  Maternal I-A

   Pedagogia

   13 anos

       2 anos

Através das observações durante o estágio pude ver que as aulas propostas pela professora Sueli se destaca por sua habilidade e paciência em que ela trata as crianças, sendo muito dedicada ao seu trabalho, também posso dizer que seu perfil é ideal e se encaixa perfeitamente a uma educadora infantil. Nessas 100h de estagio que realizei no Maternal I-A, pude aprender com ela muita coisa e ainda descobrir realmente com qual idade quero trabalhar. A Professora Sueli é uma professora exemplar, desenvolve todas as atividades com muita desenvoltura, fazendo com que a criança sinta prazer e interesse em realizar as atividades. Com ela pude participar de todas as atividades propostas com as crianças, me aceitou como se já fizesse parte da sua sala de aula e assim me deixando á vontade para interagir com as crianças.

  1. A Prática Pedagógica do Professor

Foram desenvolvidas algumas práticas pedagógicas como: leitura de historias, onde a professora é bem dinâmica, pois ela usa a dramatização para interagir com as crianças usando aventais ilustrados, fantasias e fantoches, onde a criança é quem faz o personagem.

A música também é outra pratica muito usada pela professora, que na minha opinião é a melhor prática para se trabalhar com crianças com idade de até 2 anos, onde na aplicação da atividade ele se sente mais calma, presta mais atenção.

  1. Reflexões sobre o estágio de observação e participação

Minha reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida pela professora é o modo de como ela aplica as atividades da apostila Brincar e Pensar, onde os exercícios são bem elaborados e pra despertar ainda mais o interesse da criança ela elabora outras atividades ligadas ao exercício da apostila fazendo com que todas as atividades aplicadas tenham um mesmo foco. Essa apostila é aplicada para ver o desenvolvimento cognitivo e motor da criança. Outros dois focos que me chamaram a atenção foram:

FOCO 1 – MÚSICA

 A Professora trabalha muito com a música, pois é nela que as crianças se soltam e aprendem também. São trabalhadas músicas infantis, como cantigas de roda e músicas que se aplicam ao mundo infantil. A música é um instrumento importantíssimo no desenvolvimento da criança, pois faz com que ela interaja com o ritmo, movimentos e desenvolvimento físico e motor e é ai que a professora observa se a criança apresenta alguma dificuldade e assim trabalhar de um modo mais fácil para aquela criança. A música também é um tipo de linguagem que se traduz em ondas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. Ao ser aplicada a atividade onde a música faz parte a criança já ficam sorridentes e anciosos  para que comece logo e assim ficam encantadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (175.8 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com