TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Por:   •  2/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 7

UNICID

Universidade Cidade de São Paulo

Licenciatura em Pedagogia

Fernanda Pereira Dos Santos Gonçalves

Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

                                                 

São Paulo

2016

Fernanda Pereira Dos Santos Gonçalves

RGM 15467856

Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

                                                                     

                                                   Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da

        disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil,

                                                          realizado no 4º semestre/2016.

   

São Paulo

2016

Sumário

  1. INTRODUÇÃO ............................................................................04
  2. CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR.........................05
  1. Descrição da estrutura física da escola..................................05
  1. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES................................................06
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................08

INTRODUÇÃO

Este relatório tem como principal objetivo, descrever as atividades desenvolvidas e observadas em sala de aula, onde foi realizado na CEI Vereador Joaquim Gouveia Franco Junior, com carga horaria de 100horas, duração de 17 dias, no período das 8h às 14h, principais atividades, reconhecimento e observação da estrutura física da creche, acolhimento das crianças na entrada, roda de conversas sobre histórias lidas ou temas diversos, linguagem verbal, artística, matemática, corporal, natureza e sociedade, brincar e imaginar, auxilio na escovação, lavagem das mãos, supervisão no parque.

O presente estágio foi acompanhado pela professora Roseli Candido, com formação em Pedagogia, exerce à docência a mais de 20anos, em exercício na escola está 12 anos, foi observado um perfil mais tradicional, seguindo o que era proposto no currículo escolar, turma fundamental I, idade 5 anos,  

Encontra-se descrito neste relatório as observações não só do processo em sala de aula como também do ambiente escolar como um todo.

O Estágio Supervisionado na Educação Infantil teve o objetivo de mostrar que a prática docente deve ser prazerosa, dinâmica e eficiente ao usar o brincar como instrumento de aprendizagem e formação de identidade da criança, para o desenvolvimento, propiciando aos mesmos uma aprendizagem significativa despertando o interesse, a criatividade e o prazer nas realizações das atividades propostas.

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR

Nome da escola: CEI Vereador Joaquim Gouveia Franco Junior

Endereço: Rua Ardósia Nº 8, São Paulo, zona leste, Vila Chabilândia  

Dependência administrativa: Pública

Diretoria Regional de Educação de Guaianases Leste 5

Nível escolar: Educação Infantil

DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA

Unidade composta por 39 funcionários

170 crianças matriculadas

Nas observações foi detectado uma unidade com estrutura pequena, as dependências                            são bem apertadas, com exceção do refeitório que é bem amplo.

Estrutura interna: Entrada, um balcão na entrada onde fica uma mesa com computador impressora sendo a secretaria, logo adiante já entra na sala da diretora que é junto com a coordenadora, sala pequena pouca ventilação, sala das professoras, com armário, mesa somente sem ventilação e pequena, 5 salas de aulas, espaço físico pequeno, pouca ventilação, decorada com desenhos e flores, alguns desenhos feitos pelos próprios alunos, não tem berçário, a professora informou que no ano que vem vai ter, no meu ver a sala não tem estrutura para se tornar berçário, área da cozinha, onde é feito as refeições atende bem as necessidades da unidade, refeitório tem um espaço físico bem amplo, com mobílias apropriadas para as crianças, o cardápio é desenhado e escrito, para eles identificarem o que vai ter de refeição isso me chamou bastante atenção, pois no momento das refeições estão aprendendo a identificar os alimentos, banheiro adequado à educação infantil, porém é apenas um banheiro, para meninos e meninas, separado apenas por um muro, possui chuveiro, e fica uma funcionaria para auxiliar as crianças, lavanderia com equipamentos necessários, sala com armários para os funcionários, e no mesmo espaço é usado para guardar os materiais de limpeza.  

Área externa: Parque é simples, não tem muito brinquedo, balança, gangorra, escorregador e um túnel de cimento, não é coberto, nos dias de chuva não é possível brincar.

Jardim bem cuidado, não possui horta.

Equipamentos é básico para atender a unidade, lembrando que é um espaço pequeno, não tendo como comportar muitos equipamentos.

 A unidade não tem laboratórios, biblioteca, sala de jogos, sala de música, não tem nenhum espaço para os docentes desenvolver o trabalho, apenas as 5 salas de aula.  

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

  • Linguagem verbal: Brincadeira cantada, leitura do alfabeto e letras iniciais de palavras, contação de história, leitura de livros e revistas infantis, sempre fundamentando a importância da leitura, e tirando das histórias uma reflexão para as crianças, a contação é um elemento importante da aprendizagem, observei que é bem valorizada, fazendo rodas de conversas para falar sobre a história e tirar alguma lição da mesma, com isso estimula as crianças a pensar, refletir, ter concentração, prendendo a atenção delas na história, utilizamos as histórias infantis (A felicidade das borboletas, João e Maria entre outras), era contada de forma dinâmica e através de encenações.
  • Linguagem natureza e sociedade: Rodas de conversa sobre o dia da árvore, o que ela nos dá e produz, início da primavera, trabalho com material reciclado, os conceitos são trabalhados através das conversas, desenhos, histórias, conscientizando o porquê do cuidar da natureza e preservá-la, festa do dia das crianças com socialização entre os grupos, no conceito sociedade observei que é trabalhado pouco, observei apenas na festa, onde as turmas juntam, os maiores brincam com os menores, as professoras explicam o motivo deles estarem juntos, aprendendo a lidar com as diferenças, recursos utilizados são as artes com massa de modelar, revistas ( recortes do que a natureza produz).
  • Linguagem Matemática: Onde são utilizados diversos recurso como os blocos de encaixe, educativos e arquitetos, contagem e escrita numérica, a principal atividade para o desenvolvimento era os blocos.
  • Linguagem artística: Pintura de desenhos (prontos e livres),com lápis de cor, com giz molhado no papel camurça, tintas, confecções com massa de modelar, recorte e cole. A arte visual é importante para o desenvolvimento mental e motor da criança, mexe com a imaginação, os rabiscos são a forma deles se expressarem, é explorado através dos livros com gravuras, na confecção dos desenhos livres e não prontos.
  • Música: Era feito trabalho com músicas fazendo as crianças dançar e aprender através das canções infantis, o papel da música ajudo no desenvolvimento motor e verbal.
  • Jogos e Brincadeiras: Brincadeiras na sala de aula, no parque, corridas de obstáculos, brincadeira com bolo no espaço externo, não foi observado essa pratica, a professora vê a brincadeira apenas como diversão e distração, sendo o papel dos jogos e brincadeiras importante no desenvolvimento intelectual, também ensina, sem que ela perceba, os hábitos mais necessários ao seu crescimento, como persistência, perseverança, raciocínio, companheirismo.
  • Linguagem escrita: Alfabeto, vogais, primeiras letras de palavras, as atividades desenvolvidas são apenas a leitura do alfabeto e dos números, processo da escrita é gradativo, começando pelo alfabeto.
  • O cuidar: Auxilio nas refeições, escovação, lavagem das mãos, como foi acompanhado crianças de 5 anos eles já faziam sua higiene intima sozinhos, recebem orientação quanto a lavagem das mãos antes das refeições e ao sair do banheiro, os maiores desafios são as práticas na escola e os hábitos familiar.

Observando o espaço físico ele é pequeno no meu ver para um bom desenvolvimento, as professoras procuram da melhor forma trabalhar com as crianças e estimular com o pouco espaço que tem, na educação infantil não pode ser ignorado a relação do espaço, tem que ser pensado para cada faixa etária, pois cada uma tem suas necessidades, pensar na segurança, na decoração para chamar atenção e estimular a criatividade da criança.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O tempo de observação e regência, comprovou o quanto se faz necessário realizar o Estágio Supervisionado, podemos compreender melhor o que se aprende no teórico durante o curso, na prática vivenciada na escola muda completamente seu pensamento na relação aluno professor e professor aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com