TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educar para a vida ou para o trabalho

Por:   •  21/5/2015  •  Resenha  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  2.029 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

1: Resumo

2: Compreensão do texto

[pic 13]

3 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


  1. DESENVOLVIMENTO

Resumo:

Por mais que os índices de formação escolar atuais estejam constantemente apresentando melhorias, e com isso consigamos importantes avanços tecnológicos e científicos, os problemas éticos e sociais parecem não apresentar os mesmos progressos e sinalizam que há um distanciamento entre a visão de mundo atual e a construção de um mundo melhor e mais justo.

A educação é o principio por meio do qual a comunidade humana conserva e transmite a sua peculiaridade pela vontade consciente e a razão. Uma educação consciente eleva a capacidade a um nível superior e cria melhores formas de existência humana. A educação participa do crescimento da sociedade, pois a historia da educação esta condicionada pela transformação dos valores para cada sociedade.

Contudo, a educação fica impossibilitada de ocorrer quando a tradição é destruída, e é bom lembrar que a estabilidade também pode ser indício de momentos finais de uma cultura. O mundo que inicia com os gregos é, pela primeira vez de modo consciente, um ideal de cultura como princípio formativo. O que hoje denominamos cultura não passa de um produto deteriorado. É preciso voltar os olhos para as fontes de onde brota o impulso criador do nosso povo. Colocar conhecimentos como força formativa a serviço da educação e formar verdadeiros homens é uma ideia que só podia amadurecer no espirito daquele povo.

Ao distinguirmos as expressões educação e formação, percebemos que a formação se manifesta na forma integral do homem, na sua conduta e comportamento exterior e na sua  atitude interior, produtos de uma disciplina consciente, o qual a princípio limitava-se à nobreza. Em Homero aretê é usada no sentido de excelência humana e como superioridade de seres não humanos, sendo que o homem comum não tem aretê, pois ela é um atributo próprio da nobreza; senhorio e aretê não se separam e utilizam a mesma raiz. Intimamente ligada à aretê esta a honra, pois os gregos preferiam morrer a viver sem honra.

O Homérico só adquire consciência do seu valor pelo reconhecimento da sociedade a que pertence. O elogio e  a reprovação são a fonte de honra e desonra e foram considerados  pela ética o fato fundamental da vida social, o pagamento era secundário.


  1. CONCLUSÃO

Concluindo o tema abordado ‘educar para a vida ou para o trabalho”? um tema que nos permite analisar e conhecer a educação de antigamente, e a educação da idade moderna. A  educação da antiguidade era uma educação que priorizava o cidadão um ser honesto de boa conduta, de caráter inestimado, seres virtuosos, que preferiam a morte a viver sem honra, eram seres muito honestos, que nos permite nos perguntar como é possível o mundo ter perdido tamanha honra? E também nos permite responder, perdemos tantas virtudes porque o modo de visar a educação e formação, foram totalmente apagados, vivendo novos conceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (148.7 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com