TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educar para a vida ou para o trabalho

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

Educar para a vida ou para o trabalho

Apresentados algumas idéias de grandes, filósofos, pensadores e estudiosos em como a educação para vida se e o trabalho se relacionam e buscam dentre as alternativas educacionais que mencionam a preparação para o trabalho características que permitam concluir se ambos os propósitos podem coexistir no ambiente educacional.

A educação é um dos grandes pilares da sociedade. As pessoas precisam de conhecimento para enfrentar o mercado de trabalho que está muito concorrido, pois há muitos candidatos preparados e, quem não estuda, fica com os piores lugares no mercado de trabalho. Um povo culto está mais preparado para criar, planejar e executar os projetos para tornar a nossa sociedade um lugar melhor.

Educar alguém para a vida é prepará-la para saber fazer e tomar atitudes corretas diante das coisas complexas. A partir daí o ser humano vai aprendendo comportamentos que o prepararão para se adentrar no mercado de trabalho. Na escola quase todo conteúdo ensinado é direcionado para a formação do cidadão, principalmente para desenvolver capacidades intelectuais.

Educação é o principio por meio do qual a comunidade humana conserva e transmite a sua peculiaridade pela vontade consciente e a razão ela participa no crescimento da sociedade, pois a historia da educação esta condicionada pela transformação dos valores para cada sociedade juntamente com o processo de  construção de consciência.Nos dias atuais, parece que o sucesso acadêmico está sendo medido mais pelo sucesso financeiro do que pela melhoria de caráter do cidadão. A escola deve educar para o trabalho e a família deve educar para vida eu acredito que para desenvolver crescer como cidadãos de bens preparados tanto para comunidade e para o mercador de trabalho os dois elos devem trabalhar juntos.

A educação pelas leis brasileiras é um direito fundamental, que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada pessoa. É importante porque vai além do aumento do leque de conhecimentos individual e com esse leque cada vez maior mais chances de se ter um bom emprego honesto. Perguntar a importância da educação, é como perguntar a importância do ar para nós, é pela educação que aprendemos as nos preparas para a vida.

Na verdade, todo sistema educacional se estrutura a partir da questão do trabalho, pois o trabalho é a base da existência humana, e os homens se caracterizam como tais na medida em que produzem sua própria existência, a partir de suas necessidades. Trabalhar é agir sobre a natureza, agir sobre a realidade, transformando-a em função dos objetivos, das necessidades humanas. A sociedade se estrutura em função da maneira pela qual se organiza o processo de produção da existência humana, o processo de trabalho. (Saviani, 1986, p. 14)

Por meio da educação garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultural que é a base da existência humana.  Precisamos de educação em tudo, é importante para conseguirmos até mesmos coisas básicas. Educar alguém para a vida é prepará-la para saber fazer e tomar atitudes corretas diante das coisas complexas.

 

O humanismo renascentista foi um movimento bastante marcante para educação, foi desenvolvido pelos europeus (antigos gregos).

Surgiu como a visão de influenciar a educação onde gerou uma reforma educacional nos campos da literatura, música e artes onde avançaram..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com