TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educar para a vida ou para o trabalho?

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.234 Palavras (5 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O trabalho aborda temas que são importantes para nós educadores como educação e cultura,Paidéia e mito, educação e filosofia, educar para o mercado de trabalho, educação na antiguidade, mudança ocorrida com o conceito da educação no surgimento do humanismo renascentista, influência da nossa visão de mundo no conceito de educação e termos filosóficos que danes era desconhecido.

1 – FAÇA UM RESUMO DE UMA LAUDA DAS PRINCIPAIS IDÉIAS CONTIDAS NO TEXTOE DSTAQUE QUAIS IDEIAS LHE ACRESCENTAM ALGUM TIPO DE CONHECIMENTO.

A visão de mudo atual e a construção de um mundo melhor e mais justo. Vemos isso diariamente nos jornais e nas revistas, quando pessoas com ótima formação escolar saem algemadas de suas casas e vão parar no banco dos réus.

Um dos motivos disso estar acontecendo pode ser porque as virtudes originariamente presentes na transmissão do saber foram adquirindo finalidade prática ou então foram substituídas por outras com este fim, de modo que honra, coragem e prudência, por exemplo, cederam lugar, à excelência em atendimento, ao despertar necessidades e à empatia com o cliente, pois o outro é agora um cliente ou consumidor; um instrumento para se adquirir recursos, uma vez que o relacionamento passa a ser intermediado pelo elemento econômico ou pelo recurso financeiro

Nos dias atuais, parece que o sucesso acadêmico está sendo medido mais pelo sucesso financeiro do que pela melhoria de caráter do cidadão. Porém, acima do julgamento acerca do aspecto positivo ou negativo de tais mudanças, cabe o despertar da consciência acerca do modo como isto poderá nos auxiliar permitindo antever, tanto quanto possível, a educação do futuro. Só conhecendo o passado, vivendo o presente e buscando antever o futuro é que poderemos tê-lo mais próximo de nossas mãos e não sermos por ele surpreendidos.

O que hoje denominamos cultura não passa de um produto deteriorado. A Paidéia não é para os gregos um “aspecto exterior da vida” e por isto convém nos assegurarmos do seu autêntico sentido. É preciso voltar os olhos para as fontes de onde brota o impulso criador do nosso povo. Colocar conhecimentos como força formativa a serviço da educação e formar verdadeiros homens é uma idéia que só podia amadurecer no espírito daquele povo. Os gregos viram pela primeira vez que a educação tem de ser também um processo de construção consciente.

Ao ler o texto descobri sobre termos filosóficos que antes eram desconhecidos, como Paidéia que é a introdução à educação começando pela família e aretê que simboliza a virtude do corpo é do espírito. O objetivo da educação também mudou com o tempo, antes, no surgimento era para socialização e sabedoria, construir conhecimento, hoje é ais voltada para o trabalho, retirando o foco formativo.

2 – ELABORE UM TEXTO DE MEIA LAUDA DAS PRINCIPAIS IDEIAS CONTIDAS NO TEXTO E DESTAQUE QUAIS IDÉIAS LHE ACRESCENTAM ALGUM TIPO DE CONHECIMENTO.

Era compreendida como meio para formar o homem e ao mesmo tempo dignificá-lo.

Essa era a maneira que a mesma era transmitida através da cultura, o homem adquiria conhecimento para se tornar sábio e os valores eram respeitados. Atualmente, a educação tem foco financeiro, as pessoas ingressam na faculdade para aumentarem o status social não com cunho educativo.

A forma com que se consegue o dinheiro não é mais valorizada a corrupção aumenta cada vez mais, pois o trabalho que antes dignificava o homem, não faz mais, são aceitas todas as formas de trabalho, desde que haja dinheiro, não importa a origem do mesmo. Só se muda conceitos assim, formando a criança integralmente e dando exemplos a ela.

3 – DESCREVA COMO SE DEU A CONSTRUÇÃO E A TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO NA ANTIGUIDADE E COMO FI ESTABELECIDO O VÍNCULO COM A “VIDA BOA” (FELICIDADE) NA PÓLIS.

O primeiro contato com o conhecimento que temos, é através da família, e era dessa forma que era transmitido o conhecimento na antiguidade. A família transmitia os valores para as crianças, e tudo que sabiam era passado entre as de gerações.Para a sociedade o conhecimento era transmitido através do sendo comum, por intermédio de mitos para driblar a curiosidade humana. Tudo que acontecia era explicado com histórias que não existiam de verdade e as pessoas se contentavam com os mitos. Entretanto, chegou um tempo em que os mitos passaram a ser contestados, que por traz de uma ação havia uma explicação verídica, cientifica e não divina. Um raio pelo mito seria explicado como a ira de Deus em função da desobediência humana, e pela ciência o mesmo fato seria explicado como o choque de nuvens com grande quantidade de água.

Com a razão, veio o pensamento critico sobre o que acontecia na cidade. Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com