TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educar para a vida ou para o trabalho

Por:   •  26/5/2015  •  Resenha  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O presente trabalho apresenta ao enfocar o tema Educar para ou para o Trabalho, permite uma reflexão da importância da educação e do trabalho para formação do indivíduo em meio à sociedade. O tema vem possibilitar uma abordagem da importância da educação na sociedade e no mundo. Percebe-se que o processo de formação escolar vem passando por transformações principalmente devido ao surgimento cada vez maior das tecnologias, aumentando ainda mais a comunicação entre o individuo e a sociedade.

EDUCAR PARA A VIDA OU PARA O TRABALHO?

Quando falamos em “Educar para a vida ou para o Trabalho?”, logo nos remete a idéia de que a educação tanto vem contribuir para a vida quanto para a formação profissional, uma vez que a educação é a ferramenta principal para mudanças para qualquer indivíduo uma vez que a mesma vem intervir na realidade social, pois o tempo todo o sujeito irá fazer várias escolhas no decorrer da sua vida.A educação vem contribuir de maneira positiva na vida do indivíduo, na sua formação profissional, ética, econômica, cultural e social.

O trabalho já é da natureza humana, é onde o individuo se realiza profissionalmente, mesmo que para muitos é visto meramente como uma obrigação a ser cumprida na vida. Percebe-se que com o avanço dos meios tecnológicos, descobertas científicas têm atingidoo setor educacionalde forma positiva, pois vem contribuir para melhor formação do cidadão. O que chama atenção é que mesmo diante de mudanças, transformações, os problemas sociais, éticos ainda estão longe de mudar uma vez que a formação escolar atual não é mais a mesma de anos atrás onde o cidadão era formado para exercer determinado tipo de trabalho e eram dignos de respeito, atualmente muitos aproveitam da boa formação escolar para se dar bem na vida esquecendo-se dos princípios e valores recebidos, adquiridos ao longo da vida.

A formação escolar atual é vista mais como uma questão financeira, deixando de lado valores éticos, princípios, caráter, porque o cidadão visa qualidade de vida melhor, bens materiais, poder aquisitivo, etc., onde muitos se esquecem de suas origens e acaba pagando um preço alto indo além do permitido para conseguir o querem. Diariamente a mídia e outros meios de comunicação estampam esse tipo de comportamento com a

tentativa de alertar a sociedade, os futuros cidadãos que tenham consciência, de que ainda podem fazer a diferença para a construção e formação de uma educação emundo mais justo.

A educação é um processo de conhecimentos que o indivíduo vai adquirindo e com isso construindo sua própria consciência ao longo da vida, como era feitopelos povos gregos que educavam seus povos para ter consciência, moral, honra, virtudes.

Com base no texto, especificamente no 4º parágrafo me chamou atenção quando o autor ressalta que “a educação é o princípio por meio do qual a comunidade humana conserva e transmite a sua peculiaridade pela vontade consciente e a razão” entendeque a educação é o fator pelo qualo indivíduo pode mudar a sociedade, fazer com que tenham consciência de que podem transformar o mundo para melhor e passivo de viver, para reforçar essa idéia Bezerra afirma:

[...] a educação [é] um processo que consiste em ajudar o educando a atingir a sua plena formação de homem, o seu crescimento, o seu desenvolvimento, a sua maturidade, um melhor funcionamento e uma maior capacidade de enfrentar a vida, aclarando os seus horizontes nas imagens da incerteza e, permitindo que ele atinja a maturidade espiritual para se auto-dirigir, numa verdadeira e plena liberdade [...].(BEZERRA, 2007, p.166).

Um dos meios importantes da educação é fazer com que o indivíduo saiba discernir o que é melhor para sua vida, dos valores, princípios recebidos na sua infância, educar é ensinar a reconstruir o conhecimento condizentes com a percepção atual do mundo e da sociedade em que vive.

Na antiguidade a construção e transmissão do conhecimento se deram através do filósofo Aristóteles onde o mesmo acreditava e também preservava a felicidade como força de espírito, eram levados em conta os princípios e as coisas boas que o individuo fazia, partindo desse pressuposto que o individuo era feliz. Para os gregos o homem não nasce já com o completo conhecimento, eles o relacionam com a natureza, fazendo assim uma reflexão positiva dos valores do individualismo e dos direitos humanos contribuindo desse modo para o sentido da “vida boa”. Essas questões incitaram grande importância no indivíduo na autonomia da polis.

Nessa época o homem tinha o ideal de cuidar da família, porque os gregos eram um povo que não aceitavam nenhum tipo de violência, caso acontecesse era condenado. Os gregos tinham como lei o ato de levar a crer. Sendo assim surge a “Paidéia”, tinha como objetivo dar formação, educar as crianças, essa educação era baseada no ensinamento e transmissão de idéias, valores, técnicas e ofícios com objetivo de torná-

las cidadãos de honra, porque nessa época a honra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com