TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Física e Temas Transversais

Por:   •  16/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA E TEMAS TRANSVERSAIS  

Tarefa: Portfólio 10ª semana

Nome: Augusto Ferreira Rosa Filho

RA: 1117702

Turma: (DGEF1301VIT1Y)

Parecer do Tutor:

PROJETO SOBRE QUESTÕES SOCIAIS

“Trabalho e Consumo” e “Meio Ambiente”

MATÉRIAS ENVOLVIDAS: história, geografia, biologia e educação física.

SÉRIES: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio

TEMPO DE DURAÇÃO PREVISTO: Todo o 2º trimestre das aulas de educação física

PROCEDIMENTOS: Em princípio, a equipe de professores será dividida entre as séries. Em seguida, apresenta-se a abertura dos temas, em sala de aula, por meio da exibição de documentários, músicas, discussões e debates a respeito dos temas transversais tratados.

Após a apresentação dos temas, lança-se a ideia do projeto que tem como princípio a problemática sobre esses dois temas. Serão divididos grupos de no máximo 5 alunos que escolherão qual dos dois temas irão tratar. Posteriormente os alunos serão agrupados, onde produzirão cartazes e maquetes, peças teatrais e danças, a partir de todo o material que foi apresentado a eles. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos serão apresentados em sala de aula e pátio da Unidade escolar dependendo do modelo escolhido por cada grupo para a apresentação. Todas as apresentações serão nas aulas de educação física.

RECURSOS UTILIZADOS: vídeo, retroprojetor, textos de diversos gêneros, internet, aparelhos de som, isopor, cartolina, papel A4, jornais, revistas etc.

OBJETIVO: Estabelecer relações entre os conteúdos escolares e os conhecimentos previamente construídos, que atendam às expectativas, intenções e propósitos de aprendizagem do aluno.

AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua, pois permitirá ao professor verificar ao longo do tempo o envolvimento e o crescimento do aluno. Isso pode demandar uma avaliação por desempenho individual e em grupo, sendo acrescentado o valor de no máximo 10 em todas as disciplinas envolvidas.

CONCIDERAÇÕES FINAIS:

Este projeto visa o envolvimento e colaboração de toda a comunidade escolar, desenvolvendo um trabalho interdisciplinar de conscientização sobre os temas propostos. E como todo o trabalho de conscientização visa proporcionar crescimento ético e social não vejo nenhum lado negativo sobre essa proposta. Além de promover a interdisciplinaridade, o presente projeto visa sensibilizar sobre esses temas transversais que são tão debatidos na atualidade, bem como desenvolver ações práticas na Unidade Escolar, como forma de educar e mudar comportamentos referentes às práticas nocivas relacionadas ao meio ambiente e ao trabalho e consumo.

Referência Bibliográfica:

ULASOWICZ, C.; SANCHES NETO, L. Educação Física e temas transversais. Batatais: Claretiano, 2013. Unidade 2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (266.3 Kb)   docx (164.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com