TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias De Apoio Para A Dislexia E Tdha Na Escola

Por:   •  28/4/2023  •  Resenha  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 3

ESTRATÉGIAS DE APOIO PARA A DISLEXIA E TDHA NA ESCOLA

Domingos Josenilson Nunes Ramos – professor dos anos iniciais e mestre em educação

 

Está se tornando comum nos dias de hoje as denominações “dislexia e TDHA”, que são transtornos que atingem o ser humano. Transtornos esses, que até pouco tempo atrás eram vistos como indisciplina, por partes dos acometidos pelos mesmos.

É comum ouvir que o TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) e a dislexia estão sempre interligados, mas não é verdade. Os dois são transtornos de desenvolvimento e são confundidos com frequência. Na realidade o TDAH afeta habilidades de atenção do indivíduo e a dislexia está ligada especificamente às habilidades de linguagem e escrita. Quando não diagnosticados na infância, podem provocar muitas dificuldades na fase adulta.

As causas de tais transtornos podem ter diversas variantes, entre elas, situações vivenciadas durante a gestação. Seu diagnóstico é algo complexo, o qual precisa de bastante observações por parte família e escola, para assim haver o encaminhamento aos profissionais de saúde (pediatra, neuropediatra, psicólogos etc.).

A inclusão de pessoas com dislexia e TDHA necessita ser discutida em diversas áreas no cotidiano. Entre elas e por que não dizer as mais importantes devem ser na educação, saúde e família. É preciso levantar a bandeira da inclusão, pois tais transtornos podem durar para a vida toda. Pessoas com dislexia e TDHA precisam de atenção, carinho e acompanhamento com estratégias diversificadas, dos indivíduos ditos “normais”, dentro do mesmo espaço de aprendizagem. 

Um dos grandes desafios, é levar as pessoas a perceber os sintomas e compreender o que pode ocasionar tais transtornos, uma vez que se confundem muito com ações de seres indisciplinados. Atitudes erradas e ingênuas de familiares, professores e de todos inseridos no ambiente dos indivíduos com dislexia e TDHA, podem trazer graves consequências, uma vez que tais pessoas, na maioria das vezes são agitados e possuem perfil diferente dos seres ditos “normais”. 

Na educação a dislexia e o TDHA, são confundidos com dificuldades de aprendizagem, que podem ter inúmeros fator causadores de tais dificuldades, como por exemplo o desinteresse e a indisciplina. Porém, diferente de dificuldade de aprendizagem, os transtornos são condições neurológicas que afetam a aprendizagem e o processamento de informações.

A escola como um ambiente de convivência diária de crianças, precisa estar atenta aos comportamentos de seus estudantes e assim junto a família, assumir o seu papel de local de terapia para tais indivíduos. Para um bom começo, os educadores precisam perceber que estudantes com dislexia e TDHA tem seus próprios perfis, com seus talentos e dificuldades os quais necessitam de maior atenção e apoio para a superação dessas dificuldades.

Para isso é de extrema importância, a realização de mudanças na didática da sala de aula. É necessário trabalhar com atividades adaptadas a realidade dos alunos com transtornos, que os ajudem a desenvolver suas habilidades. Alunos dislexos e com TDHA, não são alunos com necessidades de inclusão em salas diferenciadas. Pelo contrário, é primordial um trabalho voltado a socialização dos mesmos, por meio de atividades onde possam mostrar seus talentos aos demais colegas da turma. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com