TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dislexia na escola: identificação e possibilidades de intervenção

Por:   •  19/10/2017  •  Resenha  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

SHEILA MACHADO TOMONARI LOESCH

Dislexia na escola: identificação e possibilidades de intervenção

Resenha Crítica

Mogi das Cruzes

2017

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

SHEILA MACHADO TOMONARI LOESCH-11151505493

Dislexia na escola: identificação e possibilidades de intervenção

Resenha Crítica

Trabalho realizado para composição de nota de M1 na disciplina de Psicologia Escolar II, sob orientação da professora Denise Virginia Grisaro Franco do curso de Psicologia da Universidade de Mogi das Cruzes.

Mogi das Cruzes

2017

O artigo escolhido faz uma pequena reconsideração sobre esse distúrbio tão falado, mas pouco conhecido de fato que é a dislexia.

As autoras começam reforçando a ideia de que há realmente uma dificuldade em lidar adequadamente com o assunto e declara que há uma urgente necessidade de os professores conhecerem mais a respeito, para poderem identificar precocemente as dificuldades dos alunos. E mais, poderem aplicar métodos de ensino que favoreçam o aprendizado dessas crianças.

Dessa forma, não apenas os alunos se beneficiam, mas o próprio profissional pode se sentir satisfeito com o trabalho desenvolvido, visto que há uma grande frustração por parte dos professores quando reconhecem que não estão preparados para tal desafio.

 Como já dito, a dislexia é um distúrbio pouco conhecido, mas bastante estudado, e caracteriza-se por dificuldade na precisão (e/ou fluência), no reconhecimento de palavras e baixa capacidade de decodificação e de soletração. Por falta de informação e atualização, alguns profissionais sem realizar a investigação adequada, acabam por rotular como dislexia algumas dificuldades do aluno. Todas as variáveis devem ser observadas, se esse aluno teve uma alfabetização adequada, problemas emocionais também dificultam o aprendizado, questões nutricionais e sócio econômicas, etc.

 O fato é que o bom profissional vai avaliar tudo o que pode estar comprometendo o desempenho desse aluno. E é evidente que o aluno com dislexia pode sofrer também de problemas emocionais e sociais, uma vez que se sente frustrado por não acompanhar os outros alunos e não corresponder à expectativa e cobrança dos pais.

Por conta de todos esses fatores, muitos abandonam a escola muito cedo, muitas vezes sem sequer receber o diagnóstico e muito menos ajuda, ou ser “empurrado” para as séries seguintes sem o menor aproveitamento.

O artigo também reitera que as causas da dislexia ainda são indeterminadas, porém já se sabe através de estudos com neuroimagem que há diferenças no desenvolvimento e funcionamento cerebral. E também há fortes evidencias do componente genético.

Não há cura para a dislexia, mas as autoras declaram que ensino infantil e as séries iniciais são primordiais para o início de qualquer intervenção, pois com acompanhamento adequado e a conhecida plasticidade cerebral, é possível ao aluno se adaptar e se reestruturar cognitivamente. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor.

As autoras elencam algumas possibilidades de intervenção por parte dos educadores, métodos de estimular o desenvolvimento dessas crianças. E as autoras foram brilhantes ao descrever as dificuldades e em seguida propor soluções para o educador, ações que possibilitem o desenvolvimento das habilidades que estão comprometidas no aluno.

O texto destaca estratégias possíveis de serem aplicadas em sala de aula para a dificuldade na habilidade de decodificação, lentidão no reconhecimento de palavras e no não reconhecimento de palavras, dificuldade na habilidade sintática, dificuldade na habilidade semântica, habilidades atencionais, conhecimentos prévios e estratégias de compreensão. Enfim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com