TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Monografias: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES HUMANAS NO AMBIENTE DE TRABALHO 4

2.1 DIVERSIDADE DAS LIDERANÇAS 5

2.1.1 DIVERSIDADE DA FORÇA DO TRABALHO 5

2.1.2 ÉTICA 6

2.1.3 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 6

2.1.4 MULHER E ECONOMIA 6

3. CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo de mostrar projetos do Ministério de Políticas Estratégicas e discute diversos temas relacionados á gestão das organizações contemporâneas como liderança, diversidade, ética e o impacto dessas questões no clima organizacional de uma empresa.

Mostra as características pessoais de alguns funcionários dentro de uma empresa, os conflitos existentes dentro de um grupo, os estilos de liderança, mostra a diversidade no trabalho, os benefícios de uma força de trabalho multicultural, a importância da diversidade dentro de uma organização, ética, assédio sexual e assedio moral.

Mostra como um clima organizacional de uma empresa pode afetar a harmonia entre os colegas e também a importância da mulher no mercado de trabalho.

2 INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES HUMANAS NO AMBIENTE DE TRABALHO PARTE I

Há algum tempo o ser humano vem desenvolvendo maneiras mais práticas de desenvolver trabalhos, com mais eficiência e rapidez. Nos últimos tempos a mulher no mercado de trabalho não vem mais sendo vista como intermediaria ou secundaria mais pesquisas mostram que mulheres ainda ganham menos que os homens mesmo ocupando cargos iguais.

Competência é “Um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades que agregam valor econômico á organização e valor social ao individuo.” (FLEURY, 2004)

O quadro abaixo mostra as características de cada personagem:

Personagens Cargo Qualificação Profissional Características pessoais

Fernando Chefe titular Muito inteligente, flexível, Responsável

Carla Chefa substituta Graduação, e o curso de Especialização em Perícia Judicial de Cálculo

Trabalhista Integra, competente, confiável, competência

técnica e capacidade de gerir eventuais problemas

Ricardo Organizador dos eventos socais internos e externos do setor Área de orçamentos Difamador, expansivo e

brincalhão.

PARTE II

O conflito se inicia quando Ricardo começa a dar investidas em Carla no ambiente de trabalho e a mesma descarta todas, Ricardo não ético ao começar a falar mal de Carla para seus colegas e apelidando a ela de “Mulata de Exportação.”

PARTE III

Resumidamente o texto fala sobre Fernando que após vários exames precisou se afastar por motivo de doença e escolheu Carla para ocupar seu lugar temporariamente, depois das investidas de Ricardo sobre Carla e ela a telá-las recusadas ele passou a difamá-la na empresa.

2.1 -DIVERSIDADE DAS LIDERANÇAS

Fernando é do tipo de liderança democrática, ou seja, resolvem tudo juntos, as diretrizes, as formas de execução e as tarefas de cada um são debatidas e decididas pelo grupo. Aceita as opiniões de seu grupo, preocupa-se com a participação do grupo orienta e ouve as opiniões, para ele o grupo influencia muito nas decisões.

Carla, porém é tem o modo de líder situacional dependendo do momento ela tem uma ação diferente, ela apresenta liderança quando o seu emocional entra no meio seu grupo acaba ficando pedido, ela deixou-se envolver pelos colegas e acabou se perdendo.

2.1.1 -DIVERSIDADE DA FORÇA DO TRABALHO

Os critérios usados por Fernando foram certos porque Carla já havia demonstrado competência técnica e capacidade de gerir eventuais problemas e além de possuir graduação também era a mais capacitada. O fato de ela se afro descendente não fez diferença, Fernando tinha muita confiança em Carla, pois em outras ocasiões ela já o havia demonstrado capacidade.

A colocação de uma mulher afro descendente no cargo, o principal ponto a ser destacado é a busca pela igualdade e respeito às diferenças.

Em relação ao o trabalho multicultural podem surgir idéias diferentes no grupo e a partir de uma pode surgir a realização de algo. Mais diante de tudo tem que haver um controle, pois o racismo ainda infelizmente existe e com isso o clima do grupo pode ser afetado, é importante gerenciar a diversidade, pois ela pode afetar a harmonia do grupo e é importante que o grupo esteja em harmonia.

2.1.2- ÉTICA

Ricardo não teve ética ao tentar investidas em Carla, pois no ambiente de trabalho o principal para a harmonia entre os colegas é o respeito alem disso no meu ponto de vista ele no momento de à beijá-la sem a sua permissão ele a assediou sexualmente mais como ela não aceitou sua investidas ele começou a assediá-la moralmente ela sofreu assedio horizontal, ou seja, pelos seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com