TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Artigo: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.739 Palavras (7 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 7

Assim, o Goodwill, seria apurado através da fórmula,

GW = (L2 – iVS) x 1/i’ (5)

Onde L2 é o lucro ao nível do Valor Substancial da empresa. Portanto, o valor da empresa será determinado da seguinte forma:

VE = ALR + GW (6)

Alguns consideram a taxa i’de capitalização da renda do GW igual a duas vezes a taxa de remuneração do Valor Substancial (VS), ou.

GW = (L2 – iVS) x 1 (7) 2i

Também, voltando à fórmula do Método dos Práticos GW = ½ (VR-VS), substituindo VR por L2 /i teremos:

GW = ½ (L2 / i – VS) = ½ i (L2– iVS) (8)

Nota-se que o método Anglo Saxão é igual a o Método dos Práticos, toda vez que a renda do GW for capitalizada a uma taxa igual ao dobro daquela que remunera o Valor Substancial (VS). Prevalece ainda a fragilidade do método direto e indireto.

3.5 - Método da capitalização da renda de Goodwill

A fragilidade do GW deve ser apreciada em função do tempo levando em conta a perenidade eventual dos elementos incorporados, nesse método prefere-se dar aos elementos incorporados um valor igual à n anos de rentabilidade. Assim,

GW = n(L2– i VS) (9)

Por tanto,

VE = ALR + GW (10)

Deve-se, ao apreciar as fórmulas acima, levar em conta que ao projetar rendas para n anos incorremos em uma impropriedade lógica: alteração nos valores de renda futura em razão do comportamento de qualquer variável econômica invalida essa formulação.

3.6 - Método de atualização da renda de Goodwill

A renda do Goodwill (GW) é um superlucro que se determina anualmente. Convencionou-se dar ao GW o valor atual dos superlucros a receber, durante certo número de anos.

Conceitualmente, superlucro de uma empresa é dado como a diferença entre o lucro da empresa e remuneração do Valor Substancial (VS) a uma dada taxa de juros i:

(L2 – iVS ) = Superlucro,

Onde, L2 é igual ao lucro da empresa que corresponde à remuneração do capital, no caso, igual ao Ativo Líquido Real (ALR), que confrontado com o Valor Substancial (VS), a uma taxa i nos dará o Superlucro. Portanto,

GW = (L2 - iVS) . An (11)

Onde, An é o fator de atualização a uma dada taxa i’ de uma série de anuidades constantes por certo número de anos. A taxa i’ é maior que a taxa i que remunera o capital.

Ressalte-se a precariedade da sua aplicação, representada pela atualização das rendas para certo número de anos e a aplicação de uma taxa i’ mais elevada do que aquela que remunera o Valor Substancial (VS). Esse método pode ser chamado de método de atualização a uma taxa diferencial da renda do GW ao primeiro grau.

Certos autores apregoam que o Valor da Empresa (VE) é igual à soma do valor substancial com o Goodwill (GW), ou seja,

VE = VS + GW (12)

Pode-se considerar a fórmula acima como correta a partir do momento em que se considera a empresa como utilidade de trabalho.

Desde que o Goodwill é conhecido como elemento de cálculo transitório, o que se quer saber é o valor total da empresa, em termos de Patrimônio, aquele valor obtido anteriormente (11) não é verdadeiro. Deve-se voltar a consagrar então, o Ativo Líquido Real (ALR), obtido pela diferença entre o Ativo Bruto Real e o Passivo exigível da Empresa. Permanecerá, portanto,

VE = ALR + GW (13)

Pode-se somar ainda à equação acima os elementos de trabalho da empresa, tais com, bens construídos em terrenos não próprios, mas que fazem parte da força de trabalho e que serão chamados de Bens de Exploração ou (BE).

Portanto tem-se:

VE = ALR + GW + BE (14)

4. FLUXO DE CAIXA DESCONTADO (FDC)

O método do Fluxo de Caixa Descontado (FCD) é amplamente reconhecido pelo mercado em função do seu maior rigor técnico e conceitual, apresentando-se assim, como o mais indicado nas avaliações. Além de permitir explicar e simular as principais variáveis e premissas macroeconômicas, estratégicas, operacionais e financeiras que compõem a metodologia de avaliação, este método incorpora em seus cálculos tanto as preferências do investidor em relação ao conflito risco-retorno, como também a taxa de remuneração apropriada aos proprietários de capital.

Assim, o modelo de avaliação que atende com maior rigor ao enunciado pela Teoria de Finanças é justamente o Fluxo de Caixa Descontado, representando uma metodologia referenciada nas principais publicações internacionais e amplamente adotada como base de cálculo do valor de mercado da empresa. Neste contexto, uma empresa é avaliada pela sua riqueza econômica expressa a valor presente, dimensionada a partir dos benefícios de caixa esperados no futuro, e descontados por uma taxa de atratividade a qual reflete o custo de oportunidade dos vários provedores de capital. Resumindo, uma empresa é avaliada pelos princípios fundamentais inseridos no método de fluxo de caixa descontado.

Este método possui o pressuposto de que um investidor somente abre mão de um consumo atual em troca de um consumo maior no futuro, levando assim em consideração o conceito do valor do dinheiro no tempo. A taxa de atratividade definida para a avaliação econômica, é aquela que proporciona um retorno esperado às diversas fontes do capital de forma a remunerar inclusive o risco assumido.

O método do fluxo de caixa descontado (FCD) é na prática a ferramenta mais utilizada pelas grandes empresas para avaliação de projetos e tomada de decisão relativa a investimentos em ativos reais, porém apresenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com