TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Casos: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de caso é um instrumento pedagógico que apresenta um problema mal estruturado.

E o que é um problema mal estruturado? É aquele que não tem uma solução pré-definida, exigindo empenho do aluno para identificar o problema, analisar evidências, desenvolver argumentos lógicos, avaliar e propor soluções.

Pode também ser definido como um problema que reproduz os questionamentos, as incertezas e as possibilidades de um contexto empresarial que dispara a necessidade de uma tomada de decisão. O processo de chegar a uma decisão, por meio da análise e discussão individual e coletiva das informações expostas no estudo de caso, promove o raciocínio crítico e argumentativo dos alunos.

Em função dessas características, o caso é considerado um valioso instrumento pedagógico, que desafia o aluno a raciocinar, argumentar, negociar e refletir – habilidades bastante demandantes do ponto de vista cognitivo e social.

Mais do que estar capacitado com conhecimentos técnicos, as empresas buscam por indivíduos que possam antecipar problemas e exercer, ao mesmo tempo, diversos papéis e atividades em seu ambiente profissional. Para tanto, capacidades de adaptação e de entendimento de novas situações em um mundo cada vez mais interdependente são cruciais. Habilidades para identificar e resolver problemas, pensar criticamente, argumentar, tomar decisões, aprender a aprender são exigências das empresas ao selecionar seus profissionais.

Diante desse quadro, um dos principais desafios das instituições de ensino superior é preparar profissionais competentes para enfrentar o dia-a-dia em um ambiente de trabalho competitivo, que muda frequentemente e que demanda decisões rápidas e trabalho em equipe.

O estudo de caso se torna um aliado pedagógico eficiente para apoiar o desenvolvimento dessas competências, ao colocar o aluno no papel de protagonista em situações realistas e complexas que simulam o cotidiano corporativo.

Ao discutir um caso, o aluno vivencia o conflito e enriquece seu aprendizado com o ponto de vista de seus colegas, concluindo que não há respostas prontas, certas ou erradas. Para participar de uma discussão e contribuir com o aprendizado coletivo, o aluno deve se preparar, lendo atentamente, analisando informações e dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com